Venha fazer parte da KTO
x
Desorganizado e sem intensidade
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Desorganizado e sem intensidade

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

2.6 mil visualizações 93 comentários Comunicar erro

Desorganizado e sem intensidade

Arena com 27 mil torcedores: um jogo tecnicamente fraco e mais um empate melancólico

Foto: WFJr.

1) O Corinthians tem abdicado de propor o jogo fora de seus domínios. Agora, também em casa, encontra dificuldade para assumir protagonismo nas partidas. Neste sábado frio, o Vitória iniciou o jogo de forma ousada, levando perigo à meta guarnecida por Walter, especialmente com Neilton.

2) Mais uma vez, o técnico Loss apostou na formação do 4-2-3-1. Maycon atuava como um volante adiantado, de forma que esse desenho se alterava para um 4-1-4-1 nas ações ofensivas da esquadra mosqueteira.

3) A análise tática pode levar o leitor a acreditar em alguma sólida organização. Na verdade, não foi o que se viu na arena itaquerense. Há evidente descompactação entre as linhas, especialmente quando a equipe alvinegra perde a posse da bola.

4) Rodriguinho e Pedrinho, quando desarmados, põem em apuros o setor defensivo, especialmente no flanco direito, defendido por Mantuan, atuando em área estranha a sua vocação.

5) Tampouco há organização nas ações ofensivas. Em áreas congestionadas pelos adversários, a opção costuma ser a pontada individual de Pedrinho. Avançando pelo setor esquerdo em diagonal para o centro da cancha, ele procura servir Roger pelo alto ou opta pelo arremate. A jovem revelação corinthiana, no entanto, ainda enfrenta problemas com esse fundamento. Normalmente, cava demais o chute e dispara sobre a cidadela adversária.

6) Sem dúvida, o Corinthians tem sofrido com os desfalques. Não se justifica, no entanto, postura tão confusa e tão pouco inspirada, em casa, diante do modesto time do Vitória. Faltou a intensidade que se espera de um mandante.

7) Carece tratar de outro elemento raro no time de Loss: a inspiração. Se existe algum arrojo, falta a criatividade. O time se mostra demasiadamente previsível, ainda mais aos olhares de técnicos tarimbados como Vagner Mancini. Chega a irritar a troca de passes em semicírculo à frente da área adversária, em uma conduta de jogo que muito lembra o handebol. Neste sábado, a opção de escape foi o voluntarioso lateral Sidcley, pela esquerda.

8) Na formação atual, com o centroavante de ofício, no entanto, muitas dessas bolas são desperdiçadas pela inoperância de Roger. O atleta que substituiria o artilheiro Jô parece pouco à vontade com a bola, que trata sem zelo e carinho. No alto, raramente ganha uma disputa de bola. Na área, apresenta-se sempre atrasado para as conclusões.

9) Não se sabe exatamente o que tenta o técnico Loss com substituições tão tardias. Matheus Matias finalmente entrou em campo, mas aos 43 minutos do segundo tempo. Um evidente desperdício.

10) São agora seis jogos com o novo técnico. O time estabelece média pífia de 0,5 gol por jogo. O aproveitamento de pontos é de apenas 27%. Sem dúvida, os desfalques pesam, mas este não é o único problema do Timão. Que venha logo o recesso.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Glauco

    Ranking: 422º

    Glauco 3624 comentários

    @glauco.bittencourt em

    Perderam as triangulações. Do lado esquerdo o Maycon não encosta no Sidcley e no Mateus Vital e do lado direito o Rodriguinho não encosta no Pedrinho e Mantuan. Pedrinho puxa para o meio e ninguém se infiltra, e ele chuta todas. Tá na cara que falta treinamento e nessa pegada de três jogos por semana fica impossível treinar. Infelizmente Mateus Vital e Pedrinho não ajudam tanto na defesa para manter as linhas compactas e não estão sendo efetivos no ataque, então só nos resta aguardar a parada e ver se haverá melhorias. Caso não melhore, aí acho que o Loss deve sair.

  • Foto do perfil de Mauro

    Mauro 102 comentários

    @mauro.toledo em

    Olá... Falceta!
    Que venha o recesso! Mas com quais jogadores?
    Não sabemos!
    O que quer a diretoria além de fazer dinheiro
    e cobrir 'rombos' que nós torcedores desconhecemos!
    Temos um planejamento definido para segundo semestre? Não!
    Teremos um patrocinador mais expressivo na camisa? Não sabemos!
    Temos em verdade um 'boi de piranha' chamado Osmar Loss,
    que todos nós sabemos ter feito mais ao Corinthians,
    que muitos dirigentes falastrões, ou seja, revelou quase um plantel inteiro para o clube!
    Um plantel que a diretoria pretende se desfazer e cobrir rombos,
    que como disse, não sabemos quais são!
    Loss na minha opinião, está fazendo o possível.
    E a diretoria do clube insiste no obscuro e inconcebível!
    Abraços!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de David

    David 50 comentários

    63º. @david.freire2 em

    Valeu Maycon a fiel agradece por tudo que foi feito pelo Timão! Já deixou saudades...

  • Foto do perfil de David

    David 50 comentários

    62º. @david.freire2 em

    Olá fiel bom dia!

    É lamentavelmente triste, uma agremiação de futebol com a torcida imensa que tem o Corinthians, não dispor de um plantel a altura da competição que exige o campeonato brasileiro. É caótico sim!

  • Foto do perfil de Mateus

    Ranking: 826º

    Mateus 2145 comentários

    61º. @mateus.samagaia em

    Que venha logo o recesso com várias mudanças não sei acho que o time não dá pra esquecer tudo que fez com o treinador Carille, antes esperava o adversário e não tinha medo de? Esperar? Era decisivo quando chegava eu sou da seguinte opinião volta para o esquema 4 2 4 sem um atacante de referência estava dando certo e dará.

  • Foto do perfil de Elvis

    Ranking: 534º

    Elvis 3096 comentários

    60º. @elvis.gois em

    Nuvens cinzentas no Timão.
    Em breve o sol voltará e prevalecerá!
    Assim espero.

  • Foto do perfil de Ronaldo

    Ranking: 3371º

    Ronaldo 637 comentários

    59º. @ronaldo.dos.santos.r em

    Se continuar com Mantuan na lateral, sem compactação e sem criação no meio de campo vai acabar abraçando a série B.