Venha fazer parte da KTO
x

Preparador físico explica desgaste do plantel do Corinthians e pontua: 'Na Europa é outro esporte'

4.6 mil visualizações 62 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Walmir Cruz se desdobra para manter elenco do Corinthians no mais alto nível possível

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Uma das palavras mais ditas por jogadores e comissão técnica do Corinthians nos últimos dias foi "desgaste". Vivo em duas competições mata-mata e já envolvido no Brasileirão pouco depois de conquistar o Paulistão, o time alvinegro ainda tem oito jogos antes da parada para a Copa América, no meio de junho.

Questionado sobre o tema, Walmir Cruz, preparador físico do Corinthians, explicou alguns dos motivos que fogem da intensidade e da proximidade das partidas. Para ilustrar o problema, um panorama do futebol europeu é esclarecedor.

"Vamos terminar com 40 jogos antes da Copa América. São cinco meses. Um jogo a cada 3,6 dias. Na Europa eles fazem 60 jogos na temporada. A diferença é muito grande. Se chegarmos em todas as finais, faremos 82 partidas no ano. Então, é muito diferente. Além da logística, como sempre comentamos. Enquanto estamos viajando, as equipes grandes da Europa estão treinando. Porque eles voltam logo após a partida, se alimentam bem no avião e voltam a treinar", analisou, em entrevista ao canal PodcasTIMÃO.

Leia também:
Corinthians pode enfrentar time eliminado da Libertadores na Sul-Americana; veja possíveis rivais
Corinthians é escolhido para amistoso de inauguração de 'novo estádio' do Botafogo-SP

E a dura rotina de viagens, pouco treino e muitos jogos tem suas consequências. Para o preparador, o futebol praticado no Brasil não pode ser comparado com o da Europa justamente por esses fatores, que prejudicam a qualidade técnica, tática e física das partidas.

"Aqui você vê um jogo ruim, feio, enquanto na Europa é bonito, com intensidade lá em cima. Se você observar, é outro esporte. O futebol praticado lá é bem diferente. Em cima de logística, programação, todas essas questões, a diferença é muito grande. Isso não é desculpa, é uma realidade que temos há muito tempo e faz a diferença", pontuou, antes de alertar para a importância de, vez ou outra, poupar alguns nomes da equipe titular.

"Em cinco meses, temos duas lesões musculares. Então, trabalhamos muito essa questão de prevenção. O físico também se esgota. Se você está com o carro na reserva, você vai pisar mais ou maneirar a velocidade para chegar e abastecer o tanque? É isso que fazemos. A gente tem controles diários e dos jogos para apurar o que seria melhor para o aleta e para equipe, colocando o jogador em condição de desempenhar bem. O desempenho vai caindo por causa disso", concluiu.

Com o elenco bastante desgastado, a comissão técnica do Corinthians conta os dias para a Copa América. Com quase um mês sem compromissos, o Timão dará folga de sete dias aos jogadores, que retornam para dois amistosos e muito treino antes da reestreia no Brasileirão.

Veja mais em: CT Joaquim Grava e Elenco do Corinthians.

Veja Mais:

  • António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades de olho no Fluminense

    António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades para encarar o Fluminense; confira

    ver detalhes
  • Membros das torcidas organizadas do Corinthians se reuniram com elenco e diretoria do Corinthians no CT Joaquim Grava

    Veja temas discutidos na reunião no CT entre torcidas organizadas, elenco e técnico do Corinthians

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Corinthians supera o São José em jogo truncado e chega a segunda vitória na Liga Nacional de Futsal

    Corinthians supera o São José em jogo truncado e chega à segunda vitória na Liga Nacional de Futsal

    ver detalhes
  • Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

    Diretor do Corinthians sugere reativação do Sub-23 e explica condições para retomada

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 2169º

    Carlos 981 comentários

    @carlos.antunes.mart1 em

    Oportunistas continuam comparando com 2015 e 17. O de 2015 tinha um time titular irreparável, mas foi eliminado pelo magnífico Guarani do Paraguai nas oitavas, ficando com segundo semestre livre pra jogar brasileiro. 2017 eliminado pelo Racing na Sula, ficando livre no segundo semestre pra jogar brasileiro, fazendo boas e na maioria das vezes, péssimas partidas. Vamos parar de corneta e se informar um pouco mais antes de falar.

  • Foto do perfil de joão

    João 93 comentários

    @marck1910 em

    Se dependesse dessa galera aqui desta página, o CORINTHIANS já teria trocado umas 5 vezes de comissão técnica, e já teriam contrato outros vinte jogadores que encontram num compilado de 5 minutos dos melhores momentos da carreira dos caras no youtube... Se eles assistirem um jogo do time do Corinthians de 2007, eles param com esse mimimi do carvalho num estalar de dedo...

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22956 comentários

    62º. @ramon.felipe1 em

    Até quando essa desculpa?

  • Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 17º

    Paulo 30779 comentários

    61º. @pc.olimpia em

    Interessante nossos preparadores sempre colocarem como desculpas o excesso de jogos e distância dos mesmos, no entanto, é bom lembrar que o stress que o jogador sente num jogo da Champions é bem diferente do que o cara jogar para 10 mil pessoas.

  • Foto do perfil de Silvio

    Ranking: 235º

    Silvio 5138 comentários

    60º. @saboten em

    Ué, o planejamento de ter elenco grande é pra isso mesmo, aguentar a maratona de jogos..aí vemos o Jadsono no banco, por estar péssimo em tudo, aí o técnico faz o quê? Coloca o mesmo!Ou seja, tem muitos jogadores, mas o rodízio não chega a vinte jogadores!Vemos o Pedrinho, novo, com a famosa desculpa " ele não aguenta 90minutos ", entrando no decorrer das partidas e morto do mesmo jeito.Alguns que raramente jogam, quando de dão entrevistas, fala em cansaço kkkkkkkkkk muito mimimi pra mim, técnico é limitado mesmo, não consegue fazer algo diferente, jogadores também!Essa cultura de salário gordo para jogadores medianos tem que acabar.Antigamente, os caras davam sangue para conseguirem ir pra Europa, ganhar mais..hoje qualquer pereba tem mercado em qualquer lugar, ganhando rios de dinheiro

  • Foto do perfil de PATRICK

    Ranking: 1417º

    Patrick 1428 comentários

    59º. @tricks em

    Nem tudo é mil maravinhas por la amigo, o que dizer do barcelona uma seleção de jogadores três gols de vantagem e nem viram a cor da bola, teve todo tempo do mundo e tomou um vareio, aqui se acontece isso a torcida invade e quer quebrar tudo, vira chacota nos programas de esporte, e manda o técnico embora no vestiário, vamos fazer mais e falar menos só assim vamos calar os críticos vamos pensar fora da caixinha e parar esta conversa.

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    58º. @lipao88 em

    Esse calendário é uma loucura... Mas vamos lá!