x

Jogos do Corinthians no Pacaembu

visualizações 0 comentários 22 compartilharmentos 0

Estatísticas dos jogos do Corinthians no Pacaembu

1700 partidas no estádio

Portuguesa Palmeiras São Paulo Santos Juventus Flamengo Ponte Preta Vasco da Gama Guarani Botafogo Fluminense Ypiranga Cruzeiro Botafogo-SP Internacional Grêmio Atlético-MG América Futebol Clube XV de Piracicaba Ferroviária Portuguesa Santista São Bento Noroeste América-RJ Athletico-PR
74.46%

968 Vitórias do
Corinthians

332 Derrotas

400 empates

5.260 gols no Pacaembu

63.14%

3.321 Gols do Corinthians

1.939 Gols dos adversários

Média de 3.09 gols por partida

Corinthians jogando no Pacaembu por campeonatos

Campeonato Jogos Retrospecto Gols
Paulista 814 484 vitorias
193 empates
137 derrotas
Marcados 1628 x 869 Sofridos
Brasileirão 444 252 vitorias
109 empates
83 derrotas
Marcados 720 x 413 Sofridos
Torneio Rio-São Paulo 122 53 vitorias
34 empates
35 derrotas
Marcados 226 x 190 Sofridos
Copa do Brasil 37 26 vitorias
8 empates
3 derrotas
Marcados 79 x 26 Sofridos
Libertadores 37 30 vitorias
4 empates
3 derrotas
Marcados 98 x 30 Sofridos
Amistosos 9 6 vitorias
1 empate
2 derrotas
Marcados 31 x 18 Sofridos
Sul-Americana 4 1 vitória
1 empate
2 derrotas
Marcados 4 x 6 Sofridos
Recopa 1 1 vitória
0 empates
0 derrotas
Marcados 2 x 0 Sofridos

A primeira partida do Corinthians no Pacaembu aconteceu em 28 de abril de 1940, há 85 anos

A maior goleada do Corinthians jogando no Pacaembu foi um 9 a 1 contra o SPR, em 12 de setembro de 1942

Municipal Paulo Machado de Carvalho

Elenco do Corinthians na conquista da Libertadores da América no Pacaembu em 2012

Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Estádio do Pacaembu, é um estádio desportivo localizado na praça Charles Miller, no final da avenida Pacaembu, no bairro do Pacaembu, na região central da cidade de São Paulo, no Brasil.
Pertence à prefeitura da capital paulista e pode ser utilizado nas partidas de futebol pela maioria das equipes do município, por meio de pagamento de aluguel. O Sport Club Corinthians Paulista é o time que joga com maior frequência no local.

O local foi inaugurado em 27 de abril de 1940, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, que foi recebido por enorme vaia dos paulistas por não ser benquisto depois do episódio histórico da Revolução Constitucionalista de 1932. A inauguração também contou com as presenças do interventor Ademar de Barros e do prefeito Prestes Maia. Foi considerado, na época, o maior e mais moderno estádio de futebol da América do Sul, com capacidade para acolher 70 mil pessoas.

No evento de inauguração, além das vaias a Getúlio Vargas, outra manifestação política foi feita pelo público presente. Durante o período da ditadura Vargas, eram proibidas as ostentações das bandeiras estaduais, mas, durante os defiles das delegações que representavam clubes da capital paulista, a do São Paulo entrou ostentando o nome e as cores do time que são as mesmas do Estado de São Paulo. O estádio inteiro e os locutores de todas as rádios, revoltados com a censura, driblaram-na aplaudindo de pé a equipe, o que gerou o apelido de 'O Mais Querido' ao clube.

A primeira partida foi disputada um dia depois da inauguração, em 28 de abril de 1940, entre o Palestra Itália, antigo nome da Sociedade Esportiva Palmeiras, e o Coritiba, com vitória da equipe paulistana por 6 a 2. Como o dia foi marcado por uma rodada dupla, logo na sequência, houve uma segunda partida, entre o Corinthians e o Clube Atlético Mineiro, a convite da prefeitura da capital. O alvinegro paulistano venceu o mineiro por 4 a 2.

O Estádio Municipal do Pacaembu leva hoje o nome do 'Marechal da Vitória', Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira nas vitoriosas campanhas das Copas de 1958, na Suécia, e de 1962, no Chile. E que também foi o fundador da TV Record, dentre outros veículos de mídia, assim como presidente do São Paulo Futebol Clube, por duas oportunidades.

Durante a gestão de Paulo Maluf, a concha acústica foi demolida e no seu lugar construído o 'Tobogã', uma arquibancada com capacidade para dez mil pessoas. Atualmente, a capacidade do Estádio do Pacaembu é de 40.199 pessoas.

Em maio de 1942, o Estádio do Pacaembu recebeu o maior público de sua história. Na ocasião, São Paulo e Corinthians empataram por 3 a 3 para um público de 71.281 torcedores, recorde nunca quebrado. O jogo marcou a estréia do jogador Leônidas da Silva, o 'Diamante Negro', na equipe do São Paulo.

O Corinthians é o time que mais atuou no Estádio do Pacaembu. A torcida o considera como sua casa, uma vez que o campo desse clube, o Estádio Alfredo Schürig (mais conhecido como Fazendinha ou ainda Estádio do Parque São Jorge), não tem capacidade para receber jogos oficiais.

Em fevereiro de 1955, Corinthians e Palmeiras fizeram a partida decisiva do Campeonato Paulista de 1954. O jogo fez parte das festividades do quarto centenário da cidade de São Paulo, comemorado em 1954. O empate bastava para o Corinthians conquistar o título. Para o Palmeiras, era preciso derrotar o rival e torcer por um novo revés alvinegro na última rodada, contra o São Paulo. As equipes empataram a partida em 1 a 1 e o título foi conquistado pelo Corinthians. Depois deste título, a equipe viria a sagrar-se campeão paulista de novo somente 22 anos depois, em 1977.

O estádio foi tombado pelo CONDEPHAAT, em 1998, em virtude de seu estilo Art Déco, característico da época em que foi construído.[18]
Conjunto poliesportivo

Desde o ano de 2008, existe no interior do estádio o Museu do Futebol, uma homenagem à cidade onde foi introduzido o esporte bretão no Brasil por meio do paulista Charles Miller - descendente de ingleses e escoceses - e que é homenageado com o nome da praça em frente ao estádio.

Nome

Municipal Paulo Machado de Carvalho

Capacidade

37.952 espectadores

Endereço

Praça Charles Miller, 0, São Paulo, SP, BR

Qual foi o melhor jogo do Corinthians no Pacaembu?