Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O Corinthians não perdeu a sua essência!

Foto do perfil de Kelvin

Ranking: 1.552º

Kelvin 2.118 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/04/2023 às 23:50
Por Kelvin Cristi Apoiador (@walker.grimes)

Mas boa parte da torcida, sim.

Na última semana, tivemos a demissão do técnico Lázaro, substituído por Cuca.

De primeira, pensei somente no futebol, senti um alívio: Cuca é um profissional de impacto, dos melhores técnicos do Brasil nos últimos anos. Porém, rapidamente, lembrei do motivo de sua saída do Atlético Mineiro: a divulgação e viralização de um caso de estupro de vulnerável ocorrido na Suíça em 1987. Essa pressão levou Cuca a se retirar temporariamente do esporte.

* O que se sabe como FATO, o que não depende da interpretação subjetiva de ninguém, é que uma menina de quase 14 anos foi ao quarto de hotel dos jogadores a fim de obter uma camisa oficial do Grêmio *. Ela estava acompanhada de 2 amigos de idade semelhante, mas eles foram expulsos do quarto e somente a menina permaneceu lá por cerca de 30 minutos. Aterrorizada, ela foi à polícia e disse ter sido abusada sexualmente. Seus amigos testemunharam os fatos anteriores à saída do quarto. Após reconhecimento da garota, que contou com a condução obrigatória de toda a delegação do Grêmio, Cuca e outros 3 atletas foram reconhecidos e ficaram 28 dias detidos, durante investigações preliminares.

É importante que se entenda os fatos, houve uma investigação e consequentemente a coleta de provas que apurou e confirmou os crimes, mesmo com os acusados já tenham retornado ao Brasil. Os detalhes são sigilosos, contidos nos autos do processo que estão até hoje sob segredo de justiça e só podem ser abertos pela vítima ou caso um juiz acate com um mandado a solicitação de um terceiro. Ainda assim, a imprensa conseguiu colher diversas informações pertinentes ao caso, comprovando que a afirmação recente de que a vítima não teria reconhecida os agressores é FALSA! Houve exames medicos e clínicos e dificilmente um juiz daria a condenação caso nenhum material biológico dos homens tivesse sido encontrado na vítima. * Leiam abaixo o Jornal Zero Hora de 1987 .*

A legislação suíça da época dizia que quando se tinha relações sexuais com menores de 16 anos era abuso de vulnerável, isto é, a garota não tinha discernimento para decidir se queria ou não fazer sexo. Mesmo que fosse consentido, o que não foi o caso pela sentença, eles teriam cometido o abuso.

Os envolvidos foram condenados pela Justiça Suíca a 13 meses de prisão mais as custas do processo . Porém, Cuca já se encontrava no Brasil e como relatou em sua entrevista de apresentação, não ficou sabendo da condenação tão cedo e não buscou se defender à época. Até hoje, Alexi Stival (Cuca) alega inocência. Ninguém sabe se ele realmente participou do ato de estupro. O que é comprovado, confirmado por ele mesmo, é que ele estava no quarto e em momento algum testemunhou contra seus companheiros. Esse fato o faz, no mínimo, conivente, mesmo que supostamente seja inocente. Se ele estava no 'quarto' em formato de L', fazendo outra coisa, em outro cômodo, então a menina não o teria reconhecido, mas ela reconheceu!

Logo após a confirmação da contratação do técnico Cuca pelo Corinthians, grande parte da torcida em diversas redes sociais se manifestou contra, além de manifestações presenciais na porta do clube e após os jogos que aconteceram nos últimos dias.

* Pra verem que não tem nada de 'lacração', há cerca de 3 anos, um torcedor corinthiano identificado como Gustavo Silva publicou no Reddit uma pesquisa sobre o caso que a partir de jornais publicados naquela época. Em seu comentário há uma lista de links com jornais arquivados para que os entendidos treinem seu francês *

https://www.reddit.com/r/futebol/comments/j9p4u5/mat%C3%A9ria_de_1985_sobre_a_condena%C3%A7%C3%A3o_pelo_estupro/ Matéria de 1985 sobre a condenação pelo estupro coletivo de uma garota de 13 anos para o hoje... Matéria de 1985 sobre a condenação pelo estupro coletivo de uma garota de 13 anos para o hoje... 236 votes, 89 comments. 45.7k members in the futebol community. A paixão nacional. reddit.com

Isso é para aqueles que acham que existe alguma intenção de prejudicar o Corinthians. Ninguém é obrigado a se manifestar contra a contratação do Cuca, mas deslegitimar a manifestação de torcedores que repudiam esse absurdo, incluindo a equipe de futebol feminino do Corinthians vai contra nossa essência.

Imagino que nos anos 80 também havia torcedores que diziam que o Corinthians não se misturava à política, que Sócrates e companhia não deveriam se manifestar contra a ditadura Militar no Brasil. A própria Gaviões da Fiel surgiu como protesto contra a ditadura Militar e hoje, pelo visto, muita coisa mudou...

Estou convicto de que perdemos parte da essência como torcida, basta observar como tanto corinthiano sequer compreende ou valoriza a * Democracia Corinthiana *. Vivemos num país em que há muitas pessoas que negam esse período, que acham que foi um momento de 'intervenção militar contra o iminente crescimento do comunismo', quando na verdade, há provas concretas de extermínio em massa a quem se opusesse. Mesmo com a luta de Sócrates e tantos outros brasileiros para encerrar esse tempo sombrio, os responsáveis pela ditadura e crimes como tortura, assassinato e sequestro foram anistiados (perdoados). Enquanto isso, a Argentina que viveu um período ditatorial muito semelhante é exemplo de punição aos ditadores, tendo condenado e prendido os principais responsáveis. Recomendo assistirem ao filme Argentina 1985 que retrata muito bem esse acontecimento. Clubes de futebol com o Racing, Estudiantes, River Plate, Independiente, Boca Juniors e até mesmo o Argentinos Juniors constantemente se manifestam #NuncaMas à ditadura. Sabemos que eles têm um enorme problema de racismo, o que é muito triste, mas ao menos esse outro problema nunca ignoraram.

Muita gente está simplesmente ignorando as origens do Alexi Stival, defendendo-o de olhos fechados, mas o grande problema que é que temos um sujeito condenado por estupro, que sequer cumpriu sua pena, que sequer tentou se resolver com a Justiça Suíca, comandando nosso time. Ele não pagou pelo crime que cometeu e se é inocente, por que não foi resolver isso enquanto esteve fora do futebol?

Imagino como seria se o Corinthians decidisse contratar o ex-goleiro do Flamengo Bruno, a figura mudaria muito, não? Se fosse um condenado por pedofilia, se fosse um cara abertamente racista. Há uma seletividade enorme para crimes graves e se o problema do Cuca não te afeta, pelo menos não tente calar a torcida que não aceita essa situação.

Dito tudo isso, vou continuar apoiando o Corinthians, não concordo com boicotes no sentido de parar de assistir ao futebol masculino, mesmo sendo contra a contratação do Cuca. Uma coisa que me incomoda muito nessa história, além do crime já investigado e que culpabilizou Cuca, é o fato de que isso não era moralmente abordado quando ele venceu a Libertadores pelo Atlético Mineiro em 2013, quando venceu o Brasileirão pelo Palmeiras em 2016, quando ganhou o Carioca pelo Flamengo em 2009 ou o Mineiro pelo Cruzeiro em 2011.

O crime aconteceu em 87 e a mídia divulgou (mesmo que abafando) à época, dirigentes dos clubes sabiam, até a CBF interveio junto à FIFA para a libertação dos atletas acusados pelo estupro, mas Cuca seguiu sua carreira. Por que deixaram ele crescer tanto no futebol profissional, mesmo com uma mancha tão grande no currículo? Cresci vendo Cuca na TV, como outros futebolistas, assisti matérias exaltando seus trabalhos e tudo mais. Tem mais gente responsável por esse problema. A cultura do futebol não se importou com o fato de 87, dormiu durante todos esses anos. Os tempos mudam, mas 2005,2010,2020 foram logo ali e não fizeram nada.

Ainda assim, é direito de qualquer torcedor prostestar, só não aceitem serem achincalhados por rivais, eles não têm moral quanto a isso. É simples, quero ver meu Corinthians bem, seja com que for no comando, mas isso eu não aceito e meu ídolo jamais será.

#VaiCorinthians

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Big Poppa

Ranking: 711º

Big 4.228 posts

@big.poppa em 25/04/2023 às 00:05

Que tópico completo mano, perfeito!

Transformaram em política uma questão simples, eu não deixaria esse senhor sozinho na mesma sala onde as mulheres da minha família estão, por conta do que ele foi condenado por fazer.

Quem foi condenado por um crime tão cruel como o que ele foi condenado não deveria estar a frente de um clube tão grande quanto o Corinthians.

Desde que esse crime voltou a tona a alguns anos eu critiquei ele, sempre me posicionei contra a abordagem do nome dele por aqui por conta do que ele fez, pois esse tipo de coisa fere a minha moral.

O Duílio resolveu passar por cima da história do clube, história vanguardista pra contratar esse senhor, como se fosse a única opção possível, não era, nem no Brasil, muito menos fora.

Estamos presenciando um dos capítulos mais tristes da história do Corinthians.

Foto do perfil de Cavalinho Du Corinthians

Ranking: 344º

Cavalinho 6.940 posts

@miguel.eduardo2 em 24/04/2023 às 23:58

Vou desacreditar a Marília Ruiz e acreditar em você, o famoso quem.

Foto do perfil de Lucas Mioto Ferrari

Lucas 18 posts

@lucas-muito-ferrari em 24/04/2023 às 23:53

Como sempre a culpa é da torcida se esquece que quem contratou não fomos nós o Corinthians está como está por conta de falsos torcedores como você.