Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Vejam esse racista no jogo de ontem! (título chamativo)

Foto do perfil de Kelvin

Ranking: 1.552º

Kelvin 2.118 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 15/05/2023 às 22:11
Por Kelvin Cristi Apoiador (@walker.grimes)

*Aposto que o título sensacionalista do tópico gerou interesse imediato em quem veio conferir.*

Isso acontece porque atualmente o peso do racismo é compreendido pelo senso comum brasileiro. A grande maioria da população está habituada, conscientizada e aceita pessoas negras como seres humanos.

Para vocês terem ideia do quanto a sociedade mudou, eu trouxe o trecho do jornal Diario do Brazil (RJ) de setembro de 1884, quatro anos antes de a Escravidão ser criminalizada (13 de maio de 1888). Chocante né?

Pretos eram vistos como mercadoria, propriedade privada. Também existia os 'anti-abolicionistas' com o papo de que 'a economia vai quebrar! Escravidão já'. Mesmo depois de terem sido a favor da continuidade da desumanização dos negros, hoje dão nome a diversas praças, ruas e viadutos como verdadeiros heróis nacionais.

http://memoria.bn.br/DocReader/225029/3552 Diario do Brazil (RJ) - 1881 a 1885 - DocReader Web memoria.bn.br

Quem chegou até aqui imagina onde quero chegar e o porquê disso estar na categoria de Bate-papo da torcida:

Durante a partida contra o São Paulo, a maior parte da torcida do Corinthians em coro entoou: 'Vamos, vamos Corinthians, dessas bichas teremos que ganhar!'. Isso foi relatado na súmula pelo árbitro, ainda mais depois de terem flagrantemente aumentado os gritos durante a paralisão, uma das cenas mais vergonhosas de nossa história. Perceberam como vergonha tem sido um sentimento recorrente relacionado à nossa amada instituição?

Fato é que essa conduta está sendo investigada pelo Ministério Público de São Paulo, assim como pelo STJD. Xingar, insultar, desumanizar gays, lésbicas, trans e pessoas lgbt+ é crime. Virou jurisprudência em decisões judiciais e está estabelecido que *discriminar pessoas lgbt é crime equivalente ao de racismo*.

O novo regulamento da CBF prevê que atitudes homofóbicas podem levar à perda de pontos e multa. Ou seja, até o pontinho suado, conquistado no desespero, num pênalti chorado, com a energia da Fiel, pode ser perdido.

Você não é obrigado(a) a gostar de pessoas lgbt, mas é obrigado(a) a tolerar, respeitar e entender que isso pode prejudicar o Corinthians. A liberdade de expressão é ilimitada, as consequências para quem acha que pode fazer tudo o que quer também. Na toada que estamos, cada ponto é uma conquista e lá na frente poder fazer a diferença.

Sabemos que cântico original não tem letra homofóbica e dependendo do adversário o verso muda. Eu mesmo, quando estou na arquibancada, canto o Vamos Corinthians, mas prefiro falar 'essa noite', 'esse jogo' como é o padrão. Só não no jogo contra o Palmeiras, 'esses porcos' não chega a ser crime de preconceito e tem toda uma história fundamentada por trás.

Dias antes do majestoso, o coletivo Fiel lgbt avisou sobre o que poderia acontece, em resposta às publicações recentes do Corinthians sobre a partida.

Todo mundo tem um(a) amigo(a), um(a) parente, um(a) vizinho(a) gay que merece ser respeitado, que tem a direito a ir no estádio e aproveitar o seu time sem ser esculhambado e humilhado.

Não perdemos nada abolindo a parte homofóbica do cântico, absolutamente nada! A poesia e sonoridade continuam intactas. Nem toda tradição é boa, é importante saber que a cultura muda e vai continuar mudando. Mesmo assim, não somos a única torcida com problemas desse tipo e isso tem que ser cobrado de todos os clubes.

*Vivemos uma crise, não só técnica, de campo, não só administrativa, de direção, mas também de identidade da torcida que é conhecida por ter feito do Corinthians o time do povo.*

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Maloqueiro Sofredor

Ranking: 52º

Maloqueiro 20.014 posts

@bruno.medeiros2 em 16/05/2023 às 08:47

Cara, também acho que todo ser humano merece respeito e igualdade, mas tem umas coisinhas que são chatas e parecem que querem empurrar golea abaixo. Queria eu perguntar para um Gay que estivesse na arena se eles se sentiram ofendidos, essa é minha vontade, porque até entre eles eles se chamam de bicha.

Foto do perfil de Giovane Santasofia Ferreira

Ranking: 7.804º

Giovane 268 posts

@giovane.ferreira1 em 15/05/2023 às 22:34

Complicado ver as pessoas comentando aqui e discordando de fatos, infelizmente a cabeça do povo ainda é muito fechada. É o mesmo povo que preza a família tradicional, respeito aos mais velhos e mais um pouco de besteira. Infelizmente nossa torcida está virando chacota por atitude própria e só eles não estão vendo. A torcida que faz questão de criticar o futebol feminino por conta do atual momento é ridículo, é o mesmo povo que aprovou que um? Suposto estuprador? (pra ninguém ficar chorando), treinasse o clube. Clube que preza a igualdade, inclusão e está pisando nas próprias causas. Causas sociais somente para vender camisas e fazer marketing, porque nos últimos anos estamos pisando na bola. Eu não ligo de negativarem, eu não vou discutir, eu só fico put0 no quão burra hipocrita nossa torcida está virando.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Mikael Tomimitsu

Ranking: 2.063º

Mikael 1.615 posts

@mikael.tomimitsu em 16/05/2023 às 14:24

Eu não tenho nenhum problema das pessoas criticarem e levantarem essa pauta, mas as mesmas que apontam o dedo, tão ameaçando até de morte quando as coisas não saem do jeito que queriam, outra coisa como você fez correlação com o racismo, o problema não é do clube e instituição e sim do momento cultural, levamos quase 100 anos pra conseguir esse alcance em relação aos negros e ainda temos ainda problemas, e você quer que isso mude com essas coisas que eram quase naturais nos anos 90.

Foto do perfil de Ruan Carlos De Oliveira

Ranking: 1.526º

Ruan 2.149 posts

@super.corinthiano em 16/05/2023 às 14:23

Perfeito. Tópico fixado.

Foto do perfil de Rogerio Savio

Ranking: 127º

Rogerio 12.934 posts

@rsavio em 16/05/2023 às 14:06

Muito mimimi, hoje não pode nem olhar mais pra ninguém porque se a pessoa te acusar de alguma coisa já pode ser preso, tem que zerar a humanidade e recomeçar porque não deu certo.

Foto do perfil de João Neto

Ranking: 198º

João 9.864 posts

@joao.sanches1 em 16/05/2023 às 14:02

Concordo!

Estava no jogo e não entoei os cantos homofóbicos. Ou as pessoas aprendem que as coisas mudaram e mudam, ou vão morar na Antártida na Lua ou naquele lugar!

Ain, tá ficando chato...

Chato é ver esse futebol ridículo apresentado.

Do resto, nada muda.

Publicidade

Foto do perfil de Wer Ber

Wer 26 posts

@wer.ber em 16/05/2023 às 13:59

Hoje não se pode falar nada. Tem um monte de heterossexuais que não gosto, como também um monte de homossexuais que também detesto. É a pessoa, não o estereotipo. Não gostar 'destes' não significa não gostar 'desses', a ignorância esta escancarada. Não são a TODOS pelo amor de Deus.

Foto do perfil de Pedro G

Ranking: 6.091º

Pedro 403 posts

@opege em 16/05/2023 às 13:50

Belo tópico.

Eu já cantei muito isso na arquibancada. Por muito tempo levei como brincadeira e algo apenas direcionado ao time da vila sonia. Mas não é!

Hoje tenho consciência. Graças a Deus somos seres racionais, sapientes, não? ! Ou deveríamos ser! Porque já tá na hora de pararmos de normalizar PRECONCEITOS e AGRESSÕES que ferem a dignidade humana.

Foto do perfil de Gilmar Fubá

Ranking: 1.111º

Gilmar 2.850 posts

@gilmar.fuba Apoiador em 16/05/2023 às 13:43

Respeito ao próximo SEMPRE.

Se você não tem evidência concreta, provas, de que qualquer pessoa infringe às leis do país e sua Constituição à qual TODOS devemos seguir, você tem OBRIGAÇÃO de respeitá-lo.

@o-tuga em 16/05/2023 às 13:37

Belíssimo tópico.