x
Fórum do Corinthians

Posicionamento do Flamengo com relação às datas da Copa do Brasil

Foto do perfil de Don

Ranking: 5.574º

Don 554 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 01/10/2024 às 14:13
Por Don Ramón (@don.ramon)

Vai vendo... Parece que houve um engano, não foi o Flamengo que pediu alteração, foi 'definida' pela CBF...

O Clube de Regatas do Flamengo (“Flamengo”) vem, diante da informação de que o Vasco da Gama SAF (“Vasco”) e o Sport Club Corinthians Paulista (“Corinthians”) decidiram acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (“STJD”), contra a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (“CBF”) de inverter a data base das partidas de volta da fase semifinal da Copa do Brasil com as partidas da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, manifestar-se, publicamente, nos seguintes termos:

1. Inicialmente, é de se lamentar que Vasco e Corinthians tentem se valer da Justiça Desportiva para desvirtuar a sua função e buscar benefício próprio, em total desapreço ao princípio da isonomia e da igualdade de condições desportivas que, pelo regulamento, deve reger as competições;

2. Como é de amplo conhecimento, considerando a Data FIFA (07 a 15 de outubro), diversos jogadores dos semifinalistas disputarão as Eliminatórias da Copa do Mundo e somente retornarão aos seus clubes entre os dias 16 e 17 de outubro, em cima da data das semifinais da Copa do Brasil, de modo que a inversão da data base das partidas da Copa do Brasil com as do Campeonato Brasileiro não apenas privilegia o equilíbrio das competições como a isonomia entre os participantes, além de garantir um espetáculo à altura da reta final de uma competição de caráter eliminatório, que certamente reunirá mais audiência, aumento da receitas de bilheteria e maior atratividade para os patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão.

3. Infelizmente, o que se verifica, é que os referidos clubes se sentiram lesados por não poder jogar uma fase decisiva da Copa do Brasil contra adversários completamente desfalcados de seus principais atletas, em razão de convocações que são de atendimento obrigatório pelos Clubes. Note-se que Vasco e Corinthians não apontam um único prejuízo às suas equipes, mas apenas o fato de que seus adversários não serão mais prejudicados pelos desfalques sofridos, valorizando a própria competição.

4. Com todo o respeito ao Vasco e ao Corinthians, os pedidos direcionados ao STJD, no entanto, se mostram improcedentes na sua origem, já que não resistem a uma simples consulta ao Regulamento Geral de Competições 2024 (art. 5º, inciso I) e ao Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 (art. 39, §1º), ambos editados pela CBF e que contaram com a adesão dos clubes.

5. Esses dois dispositivos inseridos nos regulamentos acima citados não deixam qualquer dúvida de que a CBF tem a discricionariedade de elaborar e alterar as tabelas das competições que organiza. E mais, o §1º do artigo 39 do Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 é claro em afirmar que a tabela pode sofrer alterações em decorrência de eventuais modificações promovidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (“CONMEBOL”), como aconteceu.

6. A CBF, em ofício direcionado a Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e Vasco, motivou a inversão da tabela por força de alteração promovida pela CONMEBOL em seu calendário de jogos (Libertadores e Sul-Americana), que possui prioridade em face das competições nacionais.

7. Se não bastasse isso, a CBF, de forma imparcial, isonômica e democrática, questionou os quatro clubes que disputarão as partidas semifinais da Copa do Brasil 2024 acerca da inversão da tabela, tendo Flamengo e Atlético Mineiro sinalizado positivamente, Corinthians negativamente e Vasco dado uma solução diversa da que foi posta em votação, o que gerou a concordância da maioria dos envolvidos (2 contra 1).

Assim, tendo em vista os esclarecimentos acima prestados, o Flamengo enaltece a decisão tomada pela CBF e reforça o seu compromisso com a ética, a isonomia e o equilíbrio das competições.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhor resposta

Foto do perfil de Rc Timão

Ranking: 45º

Rc 25.023 posts

@rcamargo em 01/10/2024 às 14:18

Estes caras são mal caraters

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Carlos Gk12

Ranking: 608º

Carlos 5.303 posts

@carlosgrava em 01/10/2024 às 14:39

Nojentos

Foto do perfil de Timon Mosqueteiro

Ranking: 500º

Timon 6.141 posts

@timon-mosqueteiro2 em 01/10/2024 às 14:30

Não aguentei ler tanto choro desses mulambos! Kkkk

Foto do perfil de Jrota Rota

Jrota 96 posts

@jrota-rota em 01/10/2024 às 14:24

São sem vergonha na origem

Foto do perfil de Leonardo Ribeiro De Novaes

Ranking: 52º

Leonardo 22.629 posts

@leonardo.ribeiro.de. em 01/10/2024 às 14:23

No texto não diz nada sobre o Flamengo ter pedido ou não. Só ratificando que estão de acordo e dando mil desculpas para isso, olhando apenas para seu próprio umbigo sem pensar nos outros. COMO SEMPRE

Publicidade

Foto do perfil de Antonio Claudio Müller

Ranking: 1.790º

Antonio 2.107 posts

@acmiiller13 em 01/10/2024 às 14:19

Está em todas as redes sociais, inclusive do GE

Foto do perfil de Eduardo

Ranking: 351º

Eduardo 7.853 posts

@eduardo.du11 em 01/10/2024 às 14:17

Em resumo, chorei pra minha mamãe globo e para o meu papai CBF e fui atendido. Não aceito regulamento que me prejudique e como estou com medo de jogar desfalcado digo que o medo é dos meus adversários.

Foto do perfil de Anderson Coelho

Ranking: 1.210º

Anderson 3.042 posts

@andicoel em 01/10/2024 às 14:16

Tudo isso até poderia estar derto desde que não fosse por um pequeno detalhe: O CORINTHIANS É O MANDANTE POHA.