x
Fórum do Corinthians

Opinião impopular sobre o caso de aliciamento de jogador

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de lucas

Lucas 9 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 13/01/2025 às 17:34
Por lucas bergamin (@lucasbergamin)

Vendo algumas noticias sobre o caso do jogador supostamente 'aliciado' pelo Corinthians me deparei com algo grotesco.

Segundo consta, antes dos 14 anos nenhum clube pode fazer contrato com qualquer jogador. Até ai tudo bem, pela idade e tudo mais eu acho extremamente plausível. Dentro desse escopo surgiu o Movimento de Clubes Formadores, com a suposta finalidade de 'regular' a operação entre times de jogadores com idades abaixo dos 14 anos.

Acontece que, ao que me parece, esse movimento limita totalmente a liberdade de escolha do atleta. Esse movimento simplesmente serve para caso algum atleta tenha jogado no time 'x' e por 'n' razões decida sair, não tenha aonde jogar. Ele obriga o jogador a seguir no clube até fazer um contrato de formação no time que ele não quer ficar. No caso do Corinthians, em um grupo de WhatsApp, o diretor do Palmeiras simplesmente alertou que o jogador não quis ficar no clube e que ninguém poderia mais ficar com ele, obrigando, invariavelmente, a criança e a família a aceitar as condições do Palmeiras, sobre o pretexto de que nenhum outro clube iria contrata-lo.

Olhando pelo lado do time 'ok', mas e o lado da criança? Pensando como pai eu quero que o meu filho tenha a liberdade de escolher onde quer ficar, onde acha melhor, onde se sente melhor. Estamos falando de uma criança que pode ter vários sentimentos que não seja simplesmente relacionado ao futebol.

A verdade é que esse movimento grotesco é só para boicotar uma criança com o pretexto de regulamentação das transações.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Gustavo Marichal

Ranking: 3.862º

Gustavo 831 posts

@gustavo.marichal1 em 13/01/2025 às 18:15

Excelente análise, não tinha visto por esse ângulo.

É como se fosse um cartel entre os clubes e contra os jogadores.

E, no caso do menino Flora, lembro que o argumento era de que ele não tinha 10 anos ainda, logo, não estaria sujeito a esse 'código de ética'.

Foto do perfil de Juninho Azevedo

Ranking: 1.731º

Juninho 2.040 posts

@juninho.azevedo1 em 13/01/2025 às 18:17

Perfeito.

Só o fato de existir uma regra fora da lei já se mostra antiético.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Tayxs

Ranking: 43º

Tayxs 1.833 posts

@tays-teixeira em 14/01/2025 às 22:09

Fora que a criança não tem nenhum argumento de negociação com o clube e são reféns do que o clube está disposto a oferecer.

Criam essas regras mirabolantes sob a justificativa de proporcionar oportunidade de desenvolvimento para a criança, mas tira o direito dela ter autonomia e poder de decisão sobre o seu futuro.

Foto do perfil de Guilherme Marin Martins

Guilherme 55 posts

@guilherme.marin.mart em 14/01/2025 às 18:48

Em linha do que você falou:

https://ge.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2025/01/14/agente-acusa-diretor-do-palmeiras-em-caso-de-denuncia-contra-o-corinthians-nao-teve-etica.ghtml Agente acusa diretor do Palmeiras em caso de denúncia contra o Corinthians: Agente acusa diretor do Palmeiras em caso de denúncia contra o Corinthians: 'Não teve ética' |... Manoel Barboza detalha caso envolvendo menino de 14 anos e diz que João Paulo Sampaio ignorou até a família do jogador no processo de assinatura do contrato... ge.globo.com

Foto do perfil de Peixoto

Ranking: 5.525º

Peixoto 512 posts

@janderex em 14/01/2025 às 15:50

O que acontece com o time que é excluído desse movimento? Vai ter seus jogadores sujeito a aliciamento, mas vai poder contratar quem quiser, independente de onde veio? Vai deixar de disputar uma copa sub15? Sinceramente, um clube que oferece boas condições de desenvolver bem seus atletas não tem que temer aliciamento e caso algum clube 'roube' uns dos nossos, é só devolver na mesma moeda.

Foto do perfil de Fernando Yamamoto

Ranking: 4.533º

Fernando 675 posts

@fernando.yamamoto em 14/01/2025 às 15:08

Não é nada impopular, é um ponto de vista muito sensato. Os mais velhos vão lembrar que (no profissional) antigamente existia a Lei do Passe, ou seja, os jogadores eram 'propriedade' do clube, que vendia o passe pra outra time. Acabaram com ela, quando surgiu a Lei Pelé, que teoricamente era uma alforria dos jogadores, que teriam mais liberdade. Na prática, nada mudou. Os clubes são perversos nessa relação com jogadores, e de lá pra cá ganhou muita força a terrível figura do empresário. Ou seja, não só a Lei Pelé não resolveu nada, como ampliou pra base também. Os clubes e os empresários mandam na boleirada, desde criança... Uma tristeza.

Publicidade

Foto do perfil de Andre Arlindo

Andre 56 posts

@andre11910 em 14/01/2025 às 13:46

Pior, que não é nem questão do mlk escolher, tem os prints no GE que o agente do mlk tentou por meses alinhas a documentação para fechar o contrato com o Palmeiras, e o tempo todo foi deixado de lado.

Depois disso que o mlk junto com a família decidiram deixar o Palmeiras.

Outra coisa que é uma falta de ética, um cara desse presidir esse conglomerado de times de base.

O diretor do Palmeiras é o presidente desse grupo de times.

Deveria ser alguém isento, que presidisse ali, e não um diretor rival, o que aposto que foi um dos motivos da exclusão.

Foto do perfil de Jose Carlos Campos

Jose 2 posts

@jose-carlos-campos em 14/01/2025 às 13:41

Excelente...outra coisa que me chamou atenção, não pode acontecer entre os filiados? !? !? ! Quer dizer que não tem nada de ética! Pode aliciar desde que não esteja no grupinho? Essa é a alegação no caso Estevão, o Cruzeiro não participava fazia 2 anos? ! Então não é sobre aliciamento e sim sobre cartel

Foto do perfil de Rodrigo Beserra De Moura

Rodrigo 21 posts

@rodrigo-beserra-de-m em 14/01/2025 às 13:29

Galera na verdade essa Ideia a de aliciar jogador, é balela tido ae dentro desse jogo é seguinte não querem essa diretoria vão fazer possível e o impossível para derrubar e estragar pois adversários do Corinthians já fizeram isso com flora, que tem 10 anos e quem fez algo nada vão punir o Corinthians só pq essa diretoria já fez muitas coisas contra movimento sistema, contra antiga diretoria, TV, empresários só não vê quem não quer todos querem estar sugando Corinthians

Foto do perfil de Renan Borba

Ranking: 969º

Renan 3.434 posts

@renan.borba1 em 14/01/2025 às 13:11

Aliciar o flora pode