Deixe seu comentário
Melhor resposta
@thegabrianjo em 10/01/2026 às 01:30
A banca do IBGE é a FGV. Faça bastantes questões da banca. Tem sites como o Gran Cursos ou Qconcursos te permite fazer questões.
Abandone as redes sociais, se possível até desative as recomendações do Youtube. O foco tem que ser alto porque os concursos hoje são bem mais disputados.
Publicidade
Últimas respostas
@tiago-silva14 em 10/01/2026 às 10:46
Se você já tem uma boa base ajuda. Mas vamos lá, se já tem o concurso em mente, olhe o edital e estude as matérias.
Tem vários cursos pela Internet z pode tentar um ou tentar aprender por conta. Eu tenho certa facilidade em aprender, então vi vários vídeos e li várias apostilas, leis, etc.
Faça provas anteriores do órgão e da banca.
E não ligue se não ir tão bem nos primeiros concursos, isso é normal e é bom para você ir pegando as manhas das provas e das bancas, aprender a controlar melhor o tempo, esse tipo de coisa.
Há assuntos que se repetem em quase todos os concursos, então, mesmo que não esteja estudando para nem um concurso específico, estude essas matérias pq elas sempre serão úteis, como português, matemática, informática, adm pública.
E muita dedicação, vai ter que ter muito foco e abdicar de muitas coisas pelo estudo, mas quando você passa, é algo muito bom rsrs.
Boa sorte
@animes.em.geral em 10/01/2026 às 10:32
1 - Comece estudando para passar em concursos mais fáceis, como de prefeituras, câmaras, escolas, etc, pra você sair da CLT. Esses concursos tende a cair 4,5 matérias no máximo cobrando o básico de cada matéria e normalmente pagam de 2k até 4k.
2 - Passando em algum concurso de prefeitura, câmara, etc, aí sim daria para estudar para concursos mais difíceis, porém com salários melhores. Te indico: Escrevente do TJSP, Técnico do tse, tre, trf, tse, etc
3 - Se você tiver mais ambição e vontade de estudar, pode tentar depois prestar concurso para Auditor Fiscal, Analista Judiciário, PRF, etc, profissões que pagam acima de 15 k por mês.
Dicas de estudo:
1- Comece estudando Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática pois são materiais que caem em quase todos os concursos.
2 - Faça muitas questões, te indico a plataforma QConcursos.
3 - Estudar para concurso é projeto de longo prazo (Papo de 5 pra mais), não caia em papo de Guru querendo te vender Curso que vai fazer você passar em 3 meses
@paulo.ramalho em 10/01/2026 às 10:20
Primeiro tem que separar, se é de ensino médio ou de ensino superior.
Ensino médio é muito mais concorrido, se for por esse caminho foque em prefeituras ou vagas de pouca visibilidade.
Se for de nível superior é mais fácil de entrar e tem mais opções. Focaria no instituto federal, tem vários concursos todo ano, e é muito bom trabalhar por lá.
Poder executivo de modo geral você vai sofrer, tem zero suporte. E se for lidar com o público aí é mais pesado ainda.
Passei com 3 meses de estudo no meu primeiro concurso, então não tenho como falar um método pra estudar.
O que funcionou pra mim foi um livro do Renato Alves ensinando a estudar, de memorização, e o fato de eu estudar por hobby assuntos da minha área de administração.
No mais, é isso, imersão. Aprender a gostar de estudar as coisas da sua área, ser curioso e querer aprender o que não sabe. Neurologicamente você absorve muito mais rápido se abordar o estudo dessa forma.
Agora se você encarar o estudo como uma obrigação, nunca gostou de estudar, não quero jogar areia no seu sonho, mas é muuuito mais difícil ter algum existo
@antonio.camarao1 em 10/01/2026 às 10:15
O primeiro passo é comprar uma boa apostila com as matérias do concurso escolhido e estudar muito as matérias, inclusive pesquisar na internet que tem muito material!
Publicidade
@boca-do-inferno em 10/01/2026 às 10:11
Estudar.
@iago.felipe6 em 10/01/2026 às 09:25
Fala, irmão! Eu estou nessa caminhada para ser aprovado em concurso público também!
Digamos que eu entrei no modo caverna, desativei minhas redes sociais (Instagram e Facebook) e estou tentando focar apenas nisso. Claro que é um desafio muito grande: estou abdicando de muitas coisas para poder seguir com essa meta e quebrando a cabeça com as matérias básicas (Português, Matemática e Raciocínio Lógico). Não é fácil, mas o importante é saber o que você vai estudar e por onde começar, ter os materiais corretos e praticar fazendo questões. A galera já deu o papo: o QConcursos é a melhor plataforma que eu conheço para questões de concursos, e tanto o Gran Concursos quanto o Estratégia são excelentes plataformas de estudo. Vai ter tudo o que você precisa lá.
Estou há 6 meses nessa vida, e este ano vou buscar a minha aprovação. Vai pra cima, irmão!
@rrafiel em 10/01/2026 às 09:17
Não tem muito atalho não. Estudar bastante. A melhor dica que posso dar é focar muito em questões. Eu no começo estudava bastante mas quase não fazia questões, acho que poderia ter sido aprovado bem antes se fizesse questões.
@rafael.santanaa em 10/01/2026 às 08:43
Irmão, o segredo para passar em concurso público está neste tripé:
Estudar muito.
Revisar
Resolver muiiitas questões, principalmente, da banca que vai fazer sua prova.
Sobre estudar, a principal matéria que você tem que focar, é português. Essa é a matéria chave, pois, geralmente, toda prova tem, no mínimo 10 questões de português. Faça dessa matéria seu ponto forte. Fora ela, foque na matéria específica do seu concurso. Ela que dá mais pontos, geralmente. No seu concurso, a matéria específica deve ser geografia. No concurso do INSS, por exemplo, a matéria específica é direito previdenciário. Foque sempre nas matérias que dão mais pontos, se você estiver sem tempo de estudar até o dia da prova. Caso tenha tempo ainda até a prova, tente completar o edital.
Sobre revisão, você tem que aprender a fazer bons resumos, como por exemplo, mapas mentais. Revisar é o segredo para passar em concursos. Pois você vai estudar por um bom tempo. Então o importante não é você só estudar, mas manter o conteúdo estudado em sua cabeça, revisando SEMPRE. É manter o conteúdo estudado na cabeça que vai trazer sua aprovação.
E sobre responder questões, você tem que responder muitas questões, principalmente, para saber como a banca cobra os assuntos. Responder questões também ajuda na memorização do conteúdo estudado.
Enfim, é isso. Foque nesse tripé que citei. Estudo, revisão e questões.