Fórum do Corinthians

Formação tática do atual Corinthians; evidências, e o que ainda é possível mudar

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de ELIAS

Ranking: 7.293º

Elias 192 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/08/2018 às 09:54
Por ELIAS FERREIRA SILVA DE FRANCA (@tecnicocorinthiano)

4-4-2 ou 4-2-3-1, essa foi a formação inicial na última partida, onde podemos destacar:

# Sistema defensivo INSEGURO

EVIDÊNCIAS - Baixa atuação do quarteto defensivo, Fagner e Avelar errando passes simples, como não costumam errar. E, as infelizes, mas já conhecidas, falhas do P.Henrique, que não é um mal jogador, mas tem demonstrado que ainda deve ser lapidado. Notem que quando o Balbuena atuava por ali, o Henrique (ex Fluminense) demonstrava boas atuações, já atualmente, exposto, não é mais o mesmo.

POSSIBILIDADE DE MUDANÇA (PM) - O melhor seria a contratação de um zagueiro de maior bagagem, a fim de buscar agregar maior confiança a zona. A curto prazo, poderia optar pela entrada do Léo Santos, que não é nenhum Balbuena, mas pode vir adicionar maior solidez ao setor.

# Meio campo pouco eficiente.

EVIDÊNCIAS - Ralf, pode e deve ajudar muito a equipe, mas nesse momento não está na melhor condição física, e, por conta da idade, terá que passar por um período de transição, a fim de melhorar tanto na parte física, quanto na questão de ritmo de jogo.

Pedrinho, definitivamente, está atuando fora de posição. O garoto tem talento, habilidade etc.., mas não pode ficar marcando lateral. Ele tem que brigar pela posição do Jadson, aquele que estiver melhor mantem a titularidade.

Douglas, tem ajudado, mas, evidentemente, tem muita dificuldade ofensiva. Então, pode ser melhor aproveitado como primeiro volante (depois da saída do Ralf ele passou a atuar na posição de 1º volante), pois atuando de segundo volante, precisaria ser bem mais agudo, buscando maior efetividade na construção de jogadas. Enfim, é uma habilidade a ser trabalhada.

Clayson, ainda não está na melhor condição, pode e deve melhorar, pode ser mantido. Principalmente, tendo em vista, a falta de opções no setor. Quem sabe com a chegada do Diaz, haverá maior concorrência no setor.

POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS - Araos deveria ser efetivado como segundo volante, uma vez que melhora e muito, a saída de bola, possibilitando maior repertório ao sistema de transição meio-campo e ataque.

# Setor de ataque inofensivo.

EVIDÊNCIAS - Jadson, está com muita dificuldade para comandar as ações no espaço, e até que, em certo ponto, tem se esforçado, mas não tem sido bem sucedido. Sua característica, de não gostar tanto de entrar na área, como fazia o Rodriguinho, o deixa com maior potencialidade para fornecer passes e conduzir as bolas paradas (faltas escanteios). Deve brigar por vaga com o Pedrinho, o qual, no momento, parece, ofertar melhor repertório ao setor.

Romero, vinha desfrutado de boa fase, marcando certos gols. Mas seu maior destaque, é mesmo auxiliando a marcação pelas laterais. Então, melhor seria aproveitá-lo em sua posição de origem. Ontem, demonstrou certa imprudência, ainda que com o devido exagero da arbitragem no lance, deixou expor um temperamento pouco equilibrado para atuar diante de certas marcações.

POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS - Romero, deveria retornar a posição de origem. E, Jadson passaria a brigar por vaga com Pedrinho na posição de meia centralizado.

Abaixo a formação dos 20 minutos finais;

Nesse quadro, foi possível notar que Araos e M. Vital juntamente com Douglas, como 1º volante, adicionaram maior repertório ao setor. Principalmente, na construção de jogadas. De tal forma que, é possível pensar em aproveitá-los nessas posições futuramente; E, não somente pelo jogo de ontem, mas sim, justificado pela melhoria proporcionada ao rendimento da equipe com a entrada de M.Vital e Araos em partidas antecedentes.

Considerando as sugestões, evidências e possibilidades de mudanças citadas, segue uma alternativa para futuras formação táticas, na forma de;

4-2-3-1 ou

4-4-2

#vaiconrinthians

#foradiretoria

#a culpa também dos conselheiros que votaram na tiriça.

3.720 visualizações e 84 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

@alex.souza13 em 24/08/2018 às 19:34

Temos time para jogar no 4-1-4-1/ 4-2-3-1/ 4-4-2

Para mim a formação ideal seria.

Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar, Gabriel, M. Vital, Araos, Jadson e Romero e Jonathan.

Pedrinho devido ao baixo físico fica para o segundo tempo junto ao Clayson que é quando rendem mais.

Foto do perfil de Rafael Martins

Ranking: 1.021º

Rafael 2204 posts

@tickolas em 24/08/2018 às 20:18

Eu iria de:

Cássio

Fagner, Léo Santos, Henrique e Avelar

Douglas e Araos

Romero, Pedrinho, M. Vital

Jonathas

Últimas respostas

Foto do perfil de Felipe Lacerda

Ranking: 578º

Felipe 3616 posts

@lipao88 em 27/08/2018 às 11:23

Também teria que mudar a vontade de jogar! Dá mais o sangue...

Publicidade

Foto do perfil de Alexandre A. Justino S.c.c.p.

Ranking: 1.365º

Alexandre 1724 posts

@alexandre.sccp1 em 25/08/2018 às 17:39

Quem sabe o LOSS vê isso né

Foto do perfil de Gustavo Henrique

Ranking: 703º

Gustavo 3031 posts

@gustavo.henrique204 em 25/08/2018 às 15:37

Vocês tem tempo de sobra pra ficar fazendo essas coisas em? Kkkkkk

Foto do perfil de Matheus Parmejane

Matheus 2 posts

@matheus.parmejane1 em 25/08/2018 às 14:48

Olha não acho que a culpa toda seja só do Loss. Tem jogadores não jogando merda nenhuma. Mas ele escala o Pedrinho e o Vital muito errado, a gente só perde os moleques com eles presos nas pontas.

Então eu testaria algo assim:

Cássio; Fagner, P.Henrique, Henrique e D. Avelar; Ralf e Mateus Vital; Romaro (PD), Pedrinho (centralizado) e Clayson (pé); Jônatas ou Danilo.

Acho que pode funcionar.

Nossos moleques jogam muito.

Só precisa encontrar a posição melhor para cada um.

Todo mundo sabe marcar o Pedrinho na ponta se por no meio vai ser quase impossível marcar o garoto

Foto do perfil de Fabio Ferraresi

Ranking: 5.432º

Fabio 316 posts

@fabio.ferraresi em 25/08/2018 às 14:20

Pra mim a escalação é 4-1-4-1:

Cássio; Fagner, LS, Henrique e Avelar; Ralf; Romero,

Araos, Vital/Jadson, Clayson/Vital; Jonathas.

Mais importante que a escalação: Pontas tem que voltar a fazer de bandeirinha a bandeirinha, Araos e o outro meia tem que fazer box-to-box; Centroavante tem que marcar a saída é com a bola tem que dar profundidade para dar tempo/espaço dos pontas e meias chegarem. Última linha defensiva tem que subir e empurrar os volantes e meias para pressionar no meio/campo adversário e fazer linha de impedimento - paramos de fazer linha de impedimento e subir nossa última linha com a saída do Carille.

Ralf de cabeça de área, mais fixo e na cobertura, como era com o Tite, vai dar outra consistência para o time.

Foto do perfil de Vanderlei De Sousa Batista Batista

Ranking: 3.524º

Vanderlei 597 posts

@vanderlei.de.sousa.b em 25/08/2018 às 13:37

Cássio

Fagner, Henrique, Léo Santos, e Avelar

Ralf, Araos, Jadson e Vital

Pedrinho e Romero

Se precisar mudar ainda teremos boas opções, tais como: Pedro Henrique (zaga), Gabriel, Douglas e Mantuan (volante), Clayson (meia atacante),. E quem sabe...talvez Matheus Mathias (avante)

Foto do perfil de Marcos Marques

Ranking: 211º

Marcos 7365 posts

@valdemir em 25/08/2018 às 13:03

Ralf, Gabriel, Clayson, Jadson e Pedrinho não estão bem fisicamente. Este é um dos motivos para a baixa produção defensiva e ofensiva do time.

Foto do perfil de Shawn Mendes

Shawn 44 posts

@shawnmendes em 25/08/2018 às 13:02

Eu vendo vocês colocarem o Jonathas

@jean.lyncon.silva.an em 25/08/2018 às 12:48

Concordo sobre o Pedrinho jogar na posição do Jadson e mais próximo ao centroavante. Assim, escalaria o time da seguinte maneira: Cássio, Fagner, Leo Santos, Henrique, Carlos Augusto, Douglas, Araos, Pedrinho (meia) Romero, Vital e Jonathas. Carlos Augusto no lugar do Avelar, pois este está muito mal errando tudo que tenta, inclusive passes bobos. Por mais que tenhamos sido dominados pelo Grêmio, perdemos jogo com erro de passe dele no ataque.

Foto do perfil de Waldi Bento De Souza Neto

Ranking: 3.567º

Waldi 590 posts

@waldineto em 25/08/2018 às 12:43

Como podem 80% das escalações do fórum serem melhores que os 11 iniciais do Loss?