Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

[Análise] O polêmico Mauro Cezar e os técnicos brasileiros

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Lucas

Ranking: 7.347º

Lucas 290 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 02/12/2019 às 01:41
Por Lucas Marchioli (@lucas.marchioli)

Torcedor assumido do Flamengo, causou diversas polêmicas durante o ano contra os técnicos 'medalhões' brasileiros. Apesar de muitas vezes não ser imparcial em suas análises, eu tenho que tirar o chapéu para ele. Brigou sozinho contra a máfia dos técnicos durante todo esse ano e na minha opinião ele estava e está coberto de razão.

Abel, Cuca, Mano, Carille, Luxemburgo, Felipão estão extremamente ultrapassados, Jorge Jesus e Sampaoli só evidenciaram isso este ano.

Por que os times brasileiros sempre dão vexame em competições internacionais?

Dois motivos. Primeiro: a raça em que os times sul-americanos jogam; e segundo: os técnicos estrangeiros, principalmente os argentinos, estão um ou dois degraus acima dos brasileiros.

Não tem outra explicação. Como times grandes do Brasil e de alto investimento perdem para times sul-americanos de pequena expressão? É só raça? A verdade é que a Argentina está fazendo uma ótima escola de técnicos.

Enquanto aqui no Brasil, a escola é feita sempre seguindo as ideias ultrapassadas e conservadoras dos técnicos citados acima, vide Carille, Valentim, Ze Ricardo, Jair Ventura, Odair e outros.

Talvez, graças a Jorge Jesus, Sampaoli e os brasileiros Tiago Nunes e Renato Gaúcho, os clubes brasileiros tendem a mudar de pensamento para o futebol, e começam a apostar em ideias melhores. Pois uma coisa é certa, técnicos como os citados acima não irão mudar! Serão sempre com as mesmas ideias, pode ser que um ano ou outro ganhe, mas a tendência é não ter mais espaço a esse tipo de jogo.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Marcos Mahfuz

Ranking: 1.950º

Marcos 1.682 posts

@marcos.mahfuz em 02/12/2019 às 10:39

Ainda tenho muitas dúvidas quanto à importância do técnico no time. Lembrem -se que o Flamengo vinha sendo dominado o jogo inteiro pelo River e acabou ganhando o jogo no finalzinho do jogo. Acho que o Flamengo foi acima da média pelo elenco que tem, pois se mostrou muito superior aos outros adversários e além de tudo jogou muito mais em 'casa' com venda de mando de jogo por outros times. Portanto precisamos analisar com mais calma o que ocorre no futebol brasileiro, afinal acho ainda que 80% do desempenho depende de quem está jogando e o resto quem determina é o técnico.

Foto do perfil de Tiago Frozza

Ranking: 4.423º

Tiago 629 posts

@tiago.frozza em 02/12/2019 às 10:38

Sei lá.

Ele é o padrão brasileiro. Tudo que é de fora e melhor.

O trabalho bom de um não acaba com o trabalho bom de outro.

Se os cara são tão sensacionais porque a seleção Argentina não ganha nada?

Carille e Mano tiveram bons Anos aqui, mas decariram nesse isso e fato.

Mas não dá pra jogar tudo lixo que nada presta, que não tem ninguém bom.

Jorge Jesus é primeiro técnico estrangeiro que eu vi que realmente foi bem, aqui no Brasil.

Então acho que é mais os indivíduos que a sua nascionalidade em si.

Foto do perfil de Corneta .

Ranking: 6º

Corneta 59.280 posts

@cesinha77 em 02/12/2019 às 10:30

Mano..ele é mala? É.

Mas vamos focar nesse caso dos técnicos:

Em 2014 ANTES do jogo contra a Colômbia ele cravou que a seleção jogava NADA e ia rodar.

Nesse ano ele arrebentou o Abel que não fez o Flamengo jogar e está derrubando o Cruzeiro.

Também falou mal do Mano que foi mal no mesmo Cruzeiro e no porco.

Aí fica difícil o cara segurar a onde...ele bateu e estava certíssimo.

Foto do perfil de Douglas Fernando Silva

Ranking: 87º

Douglas 15.552 posts

@dougnando em 02/12/2019 às 10:22

Que nojo ler sobre Mauro Toddynho aqui...

Publicidade

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 162.209 posts

@sandra.lima4 em 02/12/2019 às 10:21

Pelo jeito teremos que Importar técnicos.

Foto do perfil de Roger Timão

Ranking: 45º

Roger 21.717 posts

@rogerlozada em 02/12/2019 às 10:18

Com o Carille no comando foi o primeiro ano que eu desliguei a TV no meio do jogo de horroroso que era ver o Corinthians jogar. Ainda bem que está acontecendo esse movimento.
Obs: Acho esse Mauro Cesar um mau caráter.

Foto do perfil de Páme Korinthianoús!

Ranking: 575º

Páme 4.874 posts

@oi.korinthioi em 02/12/2019 às 10:17

'Por que os times brasileiros sempre dão vexame em competições internacionais? '

É um exagero. Acho que estamos em um momento ruim por uma série de motivos. Um deles é a desvalorização de nossa moeda. Outro é o fato de que nosso calendário é extremamente puxado e não está alinhado aos demais calendários de jogos. Concordo que um dos maiores deles, porém, é o isolamento: temos poucos jogadores e treinadores de outros países.

Isso não é ser 'paga pau'. Mas também não é imaginar que os demais estão intrinsecamente 'acima'. Simplesmente é bom ter jogadores e treinadores familiarizados com formas diferente de jogar.

Independentemente do recurso a treinadores estrangeiros, acredito que o que estamos testemunhando é uma (bem vinda) crise do Muricybol e da escola gaúcha, que foram as duas últimas a conquistarem grande destaque por aqui - recuando mais um pouco, acho que essa escola foi a resposta ao 'trauma' da copa de 1982. Mas isso não é uma crise eterna.

Mas tem um outro fator que pega bastante. Basta ver o exemplo do Pedrinho. O futebol está cada dia mais tático, jogado por imposição e velocidade. Isso não necessariamente é contrário à técnica. Mas exige que a técnica venha acompanhada de alta performance e velocidade de decisão e alta compreensão tática da situação. O jogador decisivo agora precisa ser mais fisicamente apto E inteligente que anteriormente.

Na prática isso implica que os jogadores precisam de um mínimo de condições favoráveis ao desenvolvimento - acesso a alimentação, educação, atenção à saúde e exercícios desde a primeira infância. Para mim esse é o ponto em que saímos muito atrás dos europeus e argentinos.

Foto do perfil de Luiz Douglas De Freitas Coutinho

Ranking: 2.299º

Luiz 1.394 posts

@douglasluiz230 em 02/12/2019 às 10:16

Acho que o futebol brasileiro passa por uma transição de filosofia, mas dizer que os técnicos brasileiros estão ruins comparados com os argentinos sendo que na última década 5 técnicos brasileiros foram campeões da Libertadores da América é pra mim usar do oportunismo do momento para uma inverdade tremenda.

'então você gosta da escola gaucha? ' em 2015 era a escola gaucha fazendo nosso time jogar nosso melhor futebol da década. Prefiro o jogo mais pra frente igual a maioria, mas a escola gaucha com um bom planejamento também da muitos frutos.

Vamos celebrar o que da certo e corrigir o que está errado.

Pra mim o maior problema não é a escola, mas sim a gestão do futebol.