Fim da era "Brucutu"!

Fórum do Corinthians
Tópico popular Entenda as regras

Galinho #745 @galinho.paulista em 24/06/2014 às 10:28


dunga d d

Hoje de manhã ouvi na rádio CBN um bate papo com o técnico Valdir Espinosa, campeão mundial de clubes pelo Grêmio. Ele fez um comentário sobre o porque de tantos gols nos jogos dessa Copa e achei interessante colocar aqui para quem quisesse opinar.

Valdir disse que os times estão mudando não só a sua forma de jogar mas escolhendo jogadores que não possuem a característica do estilo BRUCUTU para o meio de campo. Isto é, o velho estilo Pitbull que só defende, está dando lugar ao jogador que defende bem, é mais leve e participa das jogadas ofensivas. Isto ficou claro na jogada do Luiz Gustavo (1º volante) no passe que fez no primeiro gol do Neymar, ou mesmo na entrada do Fernandinho (2º volante) que fez o que infelizmente Paulinho não tem feito nos últimos jogos.

Times mais leves, com a mesma carga defensiva mas participativos no ataque. Seria essa a fórmula para fazermos mais gols não só no Corinthians mais em todo o campeonato brasileiro?

Nosso time era outro com o Paulinho e acredito que com a volta do Elias, com certeza vai mudar no sentido ofensivo. Porém, apesar do Ralf ser um dos meus ídolos, hoje começo a entender o que o Mano tanto insistia querer dele na seleção.

Se o estilo Brucutu estiver com seus dias contados (calma é só uma colocação), seria pra pensar uma possível mudança de 1º volante no nosso time?

Deixar de pensar um pouco com o coração e ver se um 1º volante mais leve e solto não mudaria a cara do Timão?

Os jogos da Copa estão provando isso e não se deve desprezar fatos.

Abraços à todos e vai Corinthians!

2.005 visualizações e 56 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Helton Oliveira #811 @candeia em 24/06/2014 às 12:30

Vale lembrar quando tínhamos Vampeta e Rincon, como era foda a nossa saída de bola.

Lembra de quando o jogo estava foda na marcação e o Paulinho vinha de trás como elemento surpresa?

Nosso time desde o ano passado não tem uma boa saída de bola com GIL, Cleber e o Ralf... Vejo muitas ligações diretas...

Luis Carlos Vitorino Pacífico #776 @luis.carlos.vitorino em 24/06/2014 às 12:29

Na verdade eu até montei na minha cabeça a formação ideal do Corinthians já sem o Ralf, não é querendo desmerecer o cara não, pelo contrário, Ralf têm muito crédito na casa, mas a verdade é que o que o Espinosa falou é correto...hj eu montaria o meio com Elias, petros, Jadson e Lodeiro (R.A)...

Cássio, Fagner, Fábio Santos (Uendel), Gil, Anderson Martins, Petros, Elias, Jadson, Lodeiro, Marcelo (se vier msm) e Guerrero (Romero)

Últimas respostas

Claudio Rissi #21 @migo.pr em 24/06/2014 às 22:26

Tem de melhorar o ataque, contratando uns dois jogadores decisivos.

Com nosso ataque que marca pouquíssimos gols não tem porque arriscar deixar a defesa desprotegida e piorar o que está funcionando bem.

Agora quando tivermos uns 'Edilson' e 'Luisão' no ataque dá para jogar sem um volante de contenção, porque o que for criado resultará em gols e compensará o fato de a defesa ficar menos sólida.

Publicidade

Eduardo Cano #186 @educano em 24/06/2014 às 22:14

É uma tendência... Jogadores com bom passe... Apesar de eliminadas por serem fracas... Itália e Inglaterra tinham como volantes...Pirlo e Gerrard...

Renato Lima #16 @renatoj em 24/06/2014 às 20:50

No futebol de hoje até os zagueros tem que sair jogando e o goleiro também em alguns casos, quanto mais um volante, tem que ter qualidade pra sair para o jogo e ter boa marcação

Jose Laercio Chelski #843 @herlock.sholmes em 24/06/2014 às 20:37

Estou surpreso com a quantidade de manifestações que vão no mesmo sentido, agrupadas no mesmo tópico, quer explícitas, quer através de apoio à ideia exposta.

Conforta lembra muitas vezes fui voz dissonante quando, noutras passagens, comportava a discussão do mesmo assunto. Não me sinto mais isolado quando, no dia 11 de junho, em resposta ao post “calaram nossas boca eim” eu defendia: 'Dos que vieram recentemente, Bruno Henrique e Petros foram gratas surpresas e aí talvez tenha se encontrado alternativa para o futebol do Cristian. Não é demais lembrar o que disse o Mano sobre o Ralf (eu deixaria as barbas de molho) quando estava na seleção, ou seja, do volante se exige muito mais que desarmes.

Mais recentemente, no post “Nosso meio de campo com esses reforços tem tudo para ser um dos...” continuei defendendo que “O Ralf sempre teve deficiências no apoio - o próprio Mano Menezes, quando técnico da seleção brasileira, deixou claro que o Ralf precisava evoluir. Não será surpresa se perder a posição para Bruno Henrique”.

E entre outras manifestações no mesmo sentido, como no post “Que essa Copa sirva de inspiração, principalmente para os nossos”, me expus às críticas quando mencionei que 'Os maiores 'ídolos' ou, se não tanto, ao menos intocáveis no Corinthians são Ralf e Guerrero. Ora, se jogadores de tal quilate técnico representam aquilo que a torcida mais quer, com certeza a gente estará muito, mas muito longe de ver um espetáculo de futebol bem jogado'.

Concluindo, tem muita gente que gosta, além de um time vitorioso, ver um futebol bonito, envolvente, criativo.

Ernane Cordeiro #900 @cordeiro0 em 24/06/2014 às 19:16

Pode mudar sim.. Mas tem perdas com essas mudanças, pois com isso os laterais não poderão apoiar tanto o ataque.. Ou sofrera muitos gols!

Alexandre Tadeu Batista Da Silva #2.456 @ale09 em 24/06/2014 às 19:10

Ralf poderia ser um ótimo zagueiro, ninguém passa! Traz o Cristian que defende bem e chega no ataque.

Eduardo Martins #44 @edu.81 em 24/06/2014 às 18:55

Campeão mundial com o grêmio nada...campeao da copa eurosulamericana conhecida como copa intercontinental ou copa toyota

Baltazar Oswaldo Silva #7 @baltazar.1954 em 24/06/2014 às 18:52

Acho que vai acabar o volante brucutu, o meia que dorme em campo, tipo Douglas e Ganso, e o centroavante limitado que só fica na banheira, tipo Túlio e Jardel.

Luis Carlos Vitorino Pacífico #776 @luis.carlos.vitorino em 24/06/2014 às 16:15

Enfim, é questão de testar pra ver, sinceramente eu acho que dá sim. Com relação a baixar muito a estatura do time...basicamente tá trocando 1 jogador apenas, Ralf por Elias (sendo que Ralf não é nenhum gigante) e Anderson Martins que é maior que Cléber e Lodeiro por Romarinho que também é maior...2 jogadores maiores estão entrando no time, apenas 1 é menor, Ralf- Elias

Robson #14 @robson.oliveira4 em 24/06/2014 às 16:07

" "

O que eu estou dizendo é que ele está fazendo algo que em tese não é obrigação dele, apesar de que hoje em dia todo meia tem que marcar. E o Ralf não está errando amigo, se o Petros rouba todas as bolas o que o Ralf vai fazer? Roubar as bolas do Petros?

Cleidson De Almeida E Sousa #39 @cleidson em 24/06/2014 às 16:11

Talvez esteja mesmo...