Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A defesa, a saída de bola e a pressão do adversário

Foto do perfil de William

Ranking: 1.643º

William 1.994 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 06/06/2022 às 10:21
Por William Pereira (@william.pereira1)

Olha, eu não sou analista igual o Jow ou outros jornalistas do fórum, sou só um cara que assiste e joga futebol desde criança, essa é MINHA percepção de jogo, ok?

Do início: Nos últimos jogos temos vistos o Corinthians levar sufoco de qualquer adversário e não conseguindo sair da pressão alta, muitos culpam os meias e os volantes que obviamente tem sua parcela nisso (Alô, Renato Augusto pode começar a temporada 2022).

Mas eu tenho a percepção que essa engrenagem começa lá atrás desde o goleiro na verdade. Assisti o jogo Palmeiras x Atlético MG, assisto outros times também mas esse em específico me pegou, não foi um jogo TECNICAMENTE BOM principalmente dos principais jogadores da equipe, ou seja, meia e ataque, mas nenhum dos dois times sofreu tanto na marcação pressão quanto a gente sofreu contra o Atlético GO.

Isso por quê?

Os dois times com goleiros que sabem distribuir o jogo atrás (Lomba obviamente menos que o Everson), ao pegar a bola não era chutão mesmo tendo o Hulk pra brigar de um lado, a bola era no chão, sempre procurando o lado mais limpo da defesa, quando a bola chegava no Alonso por exemplo ele segurava e tocava para o Mariano onde a saída de bola era melhor do que com o Rubens que é um ponta improvisado na lateral (Já devem perceber onde eu quero chegar).

Tanto os dois zagueiros do Atlético MG quanto Mariano quebram linhas no primeiro passe, seja em uma enfiada ao Hulk ou achando um dos meias entrelinhas na defesa adversária.

No Palmeiras? A mesma coisa, Marcos Rocha e piquerez saiam jogando para frente em velocidade procurando os pontas e os meias, Luan e Murilo sempre muito calmos com a bola no pé, procuram o Zé Rafael (Estavam sem o Danilo) e os pontas tentando quebrar a marcação pressão e quase sempre com sucesso.

Agora vamos ao Corinthians, mais ou menos 1 mês atrás o Corinthians estava dominando grande parte de seus jogos no começo da sequência de vitórias, a zaga formada por Fagner, João, Raul e piton, ao começar o revezamento mais agressivo e lesões a zaga tem sido Gil + quem estiver disponível, mantuan e Fábio Santos, a diferença é nítida quando Raul e João Vitor estão em campo por mais afobados que sejam as vezes a gente sai muito melhor da pressão, são jovens que tentam o passe a frente, Raul quase sempre lança o ponta direita, João sempre procura o lateral direito, no caso Fagner que tem uma saída de bola EXCEPCIONAL, sempre procura o ponta e PASSSA para receber por dentro dando continuidade na jogada. Piton do outro lado por mais que tenha seus pecados defensivos quando tem a cobertura do Raul sai com muito mais tranquilidade para o jogo procurando Renato Augusto e Willian. O futebol é uma engrenagem.

Quando seu zagueiro procura um ponta, o lateral passa, abre espaço no meio, o meia recebe tem o ponta e o lateral para devolver na frente e o jogo de desenvolve.

Quando o zagueiro dá chutão ou só se sente seguro tocando no meia/volante a saída é prejudicada ainda mais quando você tem um lateral improvisado e outro que não sobe (No caso mantuan e Fábio Santos) o meia precisa achar o ponta, driblar, o ponta precisa resolver sozinho porque o lateral não avançou e o CENTROAVANTE fica dormindo no jogo esperando pra brigar pelo chutão.

Peguem os vídeos dos jogos pré lesão só Fagner principalmente e os de agora, a saída de bola caiu muito, o mantuan tem muito fôlego e aparece na área mas o passe em progressão não é sua área, o Fabio Santos tem sido firme mas não avança e deixa Willian isolado na ponta se virando, quando piton está junto temos um bom lado esquerdo mas dois jogadores para fazer a função de um não rola.

Enfim, eu penso assim, imagino que a construção de um bom time depende de zagueiros e volantes que saibam jogar para não sobrecarregar ninguém, ninguém tem que marcar e nem jogar por 2. Gil, bambu e Fábio já são sobrecarregados pelo Cássio não ter uma boa saída de bola por baixo (não digo os lançamentos), e eles sobrecarregam quem está no meio e o que vemos é cada vez mais o Du Queiroz e o Maycon tendo que driblar um, dois, três no meio campo para abrir espaço que deveria ser aberto com a movimentação.

É isso fiel, falei demais já.

Abraços e até a próxima

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Michael De Oliveira Negreiros

Ranking: 367º

Michael 6.542 posts

@michael.de.oliveira. em 06/06/2022 às 10:22

VP é especialista em um tipo de jogo e ele já afirmou que não tem jogadores suficiente pra fazer esse estilo, então ou a diretoria da reforços pra ele ou ele muda seu estilo como está fazendo últimamente.

Foto do perfil de Milton Leite

Ranking: 1.196º

Milton 2.668 posts

@miltaoleite em 06/06/2022 às 10:22

Perfeito!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Nelson Costa

Ranking: 1.236º

Nelson 2.586 posts

@nelson.costa em 06/06/2022 às 14:09

Resumindo: 'nos falta jogador de qualidade!'...

Foto do perfil de Leonardo Ribeiro De Novaes

Ranking: 57º

Leonardo 18.839 posts

@leonardo.ribeiro.de. em 06/06/2022 às 11:50

Perfeito cara. Todos os adversários sabem que gil e Cássio não sabem jogar com a bola nos pés, então eles marcam mais próximo os outros e 'deixam' esses dois mais livres pra sair jogando, nisso só serve o chutão mesmo!

E ai perdemos uma saída de bola, ou um meia tem que ir entre as linhas tentar fazer a saída, ai o time sobe as linhas e dificulta essa saída, pois perdemos uma opção de passe...

Foto do perfil de Vitor Silva

Ranking: 311º

Vitor 7.451 posts

@escrib em 06/06/2022 às 11:16

Perfeito, o problema maior é a saída de trás