Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Texto de Gustavo Hofman (ESPN) sobre o Corinthians desse ano

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Lucas

Ranking: 1.262º

Lucas 2.527 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/11/2014 às 11:17
Por Lucas Siqueira (@jlsiqueira)

Existe um motivo para o Corinthians ser criticado, e este não pode ser esquecido tão facilmente

Acredito ser necessário retomar um debate que se tornou muito forte após a Copa do Mundo. Logo depois do belíssimo Mundial que aconteceu no Brasil, com grandes jogos e um ótimo futebol, o torcedor brasileiro 'percebeu' a qualidade ruim do que é jogado por aqui. Assim, coloco o Corinthians no cerne desta discussão.

São 63 pontos conquistados em 35 jogos, com a segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro (25 gols sofridos) e 44 gols marcados, média de 1,25 gols por partida. Faltando três rodadas para o término da competição, a equipe ocupa o terceiro lugar, a apenas três pontos do São Paulo e muito distante do líder Cruzeiro, com 73, virtual bicampeão brasileiro.

Portanto, analisando friamente os números, a campanha do alvinegro no Brasileirão é excelente. A questão que envolve o Timão, no entanto, vai além dos resultados obtidos.

Mano Menezes utiliza atualmente a ironia para rebater os questionamentos que sofreu nos últimos meses. É um direito pleno dele rebater as críticas da maneira que quiser, assim como enxergar o futebol de maneira mais ortodoxa.

Com o elenco que tem e o poder de investimento do clube à disposição, o Corinthians deveria e poderia jogar um futebol mais vistoso, sem deixar a eficiência de lado. Não é pedir demais ou ser fantasioso; É olhar para o futebol jogado na Copa do Mundo e desejar que os brasileiros voltem a jogar algo parecido com aquilo.

Intensidade, movimentação, ofensividade. Tudo isso aliando o empenho tático.

Logicamente, e isso foi muito ressaltado depois do Mundial, não há nada maior nesse esporte do que a principal competição entre seleções do planeta, e naturalmente não se deve esperar de um campeonato nacional o mesmo nível de jogo. Porém, devemos tomar como padrão o futebol jogado em mais alto nível e tentar alcançá-lo ao máximo.

A partir do momento em que a Alemanha encerra a Copa com Toni Kroos e Bastian Schweinsteiger como meio-campistas com maiores responsabilidades de marcação, uma mensagem clara é passada para todo planeta bola: o futebol mudou.

Não há mais espaço no jogo moderno para 'volantes' e 'meias-atacantes', e sim para os meio-campistas: jogadores dinâmicos, inteligentes taticamente e que atacam e defendem com a mesma qualidade. Sempre buscando o gol, tentando alcançar o objeto máximo do jogo.

Não podemos exigir tais qualidade, imediatamente, de times menores e carentes de talento. Devemos, por outro lado, esperar de Renato Augusto, Jadson, Elias, Petros, Lodeiro, Guerrero e cia mais qualidade, e do treinador destes atletas a disposição em fazer seu time jogar futebol de maneira eficiente e vencedora, buscando justamente a qualidade ao invés apenas de força defensiva.

É muito óbvio para mim que Mano Menezes seja um ótimo treinador. Ninguém ocupa os cargos que ele ocupou e conquista o que ele conquistou sendo ruim. Por tudo isso a cobrança sobre ele e o Corinthians para praticar um futebol mais vistoso precisa existir, diferentemente do que fazemos sobre a Chapecoense, por exemplo.

Para esperar algo a mais de times menores, uma revolução na base é necessária, e essa mudança (se acontecer algum dia no Brasil) não será da noite para o dia. Levará anos, quiçá décadas.

Mano não é o único culpado, apesar de possuir enorme parcela de culpa. A sequência de trabalho para qualquer profissional é fundamental na evolução das ideias, mas estas precisam estar de acordo com o novo - e este não pode ser conflitante com a mentalidade dos dirigentes. A instituição de uma filosofia de jogo, clara e aberta a todos, ajudaria o desenvolvimento de qualquer clube.

O calendário brasileiro é um empecilho lógico na busca pela qualidade, mas o Cruzeiro de Marcelo Oliveira está aí para provar que é possível buscá-la, aliada à eficiência e ofensividade. Não é utopia.

Esse raciocínio, de certa maneira complexo diante do conversadorismo futebolístico brasileiro, serve também para a Seleção Brasileira - como defendi durante a Copa e depois dela. A equipe não deveria apenas mirar os resultados imediatos, o ouro olímpico e a conquista da próxima Copa do Mundo. Percorreria o caminho correto se buscasse a revolução de sua estrutura e mentalidade, algo que vai muito além de mais uma taça.

Eu serei coerente com minhas ideias até o final. Isso não significa tapar os olhos para bons trabalhos, mas acredito ser o meu dever como amante do futebol exigir mais qualidade. Da mesma maneira que, felizmente, muitos exigiram depois da Copa e agora, infelizmente, se esquecem e olham apenas para os números.

É possível jogar um futebol melhor.

Não podemos ter memória tão curta.

Fonte: http://espn.uol.com.br/post/461291_existe-um-motivo-para-o-corinthians-ser-criticado-e-este-nao-pode-ser-esquecido-tao-facilmente

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Dheyne Raquel Santos Medeiros

Ranking: 87º

Dheyne 699 posts

@fanatica.por.ti em 22/11/2014 às 14:45

Falou tudo.

Foto do perfil de Gustavo Lopes

Gustavo 8 posts

@gustavo.lopes17 em 22/11/2014 às 14:34

Eu vejo dessa maneira, também. Mais do que ficar pedindo a cabeça do Mano, devíamos demonstrar nossa insatisfação nas arquibancadas, atrás de um Corinthians mais evoluído.

O primeiro clube brasileiro que realmente jogar um futebol bonito de assistir, trabalhar melhor a base (com fundamentos, e não ensinando a molecada a correr feito um Robinho), vai chamar a atenção. Vai conseguir virar referência.

Hoje o mais perto disso que temos é o Cruzeiro, não sei se vai durar, mas devia ser o nosso Corinthians ocupando o lugar de melhor futebol. Quero ganhar taças tanto quanto toda a Nação, mas antes de tudo, precisamos melhorar o futebol brasileiro, que está afundando, e o Timão indo junto com ele.

Foto do perfil de Luiz Otávio

Ranking: 341º

Luiz 6.878 posts

@negan em 22/11/2014 às 14:17

Só Jadson - Renato Augusto - b. Henrique - Renato Augusto - Danilo - Elias se encaixam nesse quesito do meio campo teoricamente mais na prática...
Foto do perfil de Jane Pereira

Jane 91 posts

@janizinha em 22/11/2014 às 13:38

Texto coerente com a nossa realidade. Mas parece que só o Corinthians tem obrigação de mostrar um bom futebol nesse país. Demais clubes não importam, não têm condições (financeiras ou elenco) ou não dão audiência? O fato é que o Corinthians teria elenco no papel para disputar esse título com o Cruzeiro, por isso a crítica de grande parte da mídia.

Publicidade

Foto do perfil de Ricardo Gama Leitão

Ranking: 3.660º

Ricardo 811 posts

@srgamah em 22/11/2014 às 13:28

O petros e o Bruno Henrique fazem muito bem essa função de meio campistas e não volantes ou meia atacantes

Os dois atacam e defendem bem

Foto do perfil de Benivaldo Silva Feitosa

Ranking: 1.513º

Benivaldo 2.128 posts

@ninhofei em 22/11/2014 às 13:27

O que tem que mudar dentre outras coisas é a mentalidade dos técnicos de futebol, coisa que vai demorar pra se mudar.No caso citado, sobre o Petros que defende bem mas não tem poder de atacar, discordo. Nos treinos e nos jogos o treinador tem que exigir dos jogadores que precisam defender e saber jogar, e tem que treina-los pra isso, atacar e defender é a substancia do futebol bem jogado. Mas se você é treinado apenas para marcar, correr atrás do adversário ai fica difícil de qualquer atleta evoluir. Medo de perder o emprego, que existe nesse pais também é uma das causas desse grave problema brasileiro. Vai Corinthians!

Foto do perfil de Victor Rodrigues

Ranking: 670º

Victor 4.363 posts

@victor.rodrigues1 em 22/11/2014 às 13:23

O texto é belíssimo, mas usar o nome do Corinthians é só pra ganhar views!

Não temos um treinador brasileiro que saiba como o futebol mundial está jogando, aqui é tudo atrasado.

Foto do perfil de Caio Pires Da Silva

Ranking: 1.591º

Caio 2.052 posts

@porninho em 22/11/2014 às 12:04

Isso tudo é balela... Quando o Brasil tinha uma safra com Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos, Cafu, Edmilson, Denilson, Alex, etc todo o mundo pensava e repensava em como deveria ser o futebol etc, acontece que essa safra acabou, e surgiu uma nova lá na Europa, e na história do futebol é assim, o que tem que mudar no Brasil são os politicos a politica, que #$!@% com tudo e tá fodendo com o futebol.