Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A terceirização do sócio-torcedor

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Uriel

Ranking: 2.429º

Uriel 1.316 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 04/05/2015 às 23:21
Por Uriel Brandão (@coutinho88)

A associação ao clube na modalidade do futebol é o que há de mais importante na relação clube-torcedor. O sócio-torcedor é, em regra, aquele que contribui para o seu clube sem esperar maiores contraprestações. Contribui por amor. Muitos nem mesmo residem na cidade de São Paulo e pouco utilizam os descontos e prioridades nas aquisições dos ingressos. E os que aqui residem dispensam a parte social do clube, desejam ser sócios exclusivamente do futebol do Timão.

Terceirizar, de que forma for, significa contaminar essa relação. Primeiro, porque não se mistura dinheiro com paixão. Não há como se negar que a OMNI terceirizando o projeto visará sempre o lucro. E quando uma empresa pretende o lucro, e sempre pretenderá, porque esta é a finalidade da sociedade empresarial, fará de tudo para obtê-lo. Sócios e o próprio Timão ficarão em segundo plano. Em segundo lugar, terceirizar significa entregar a pessoas que nem mesmo torcem para o Timão a gestão de um produto que é a essência do Clube. É entregar seu bem mais valioso para ser administrado por terceiros, quando nada há que impeça a sua autogestão.

Programas de sócio-torcedor rendem muito mais quando são operados pelo próprio clube, tanto percentualmente como em números absolutos. Com algumas possíveis exceções esta é a regra geral para os programas dos clubes brasileiros.

Dos clubes que terceirizam o serviço, como Santos (CSU), Palmeiras (Outplan), Flamengo (Golden Goal), Vasco e Corinthians (OMNI), a maioria não revela a parte que destina ao parceiro. Só o Palmeiras foi exceção: fica com 80% e cede 20%.

Daqueles que fazem com recursos próprios, como Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Fluminense e São Paulo, o custo nunca passa de 7%.

Marconi Barbosa, diretor de Marketing do Cruzeiro, diz que chegou a ser procurado por empresas interessadas em explorar o serviço. Elas pediram de 15% a 20% da receita.

– Nós estudamos e concluímos que ninguém conhece melhor o nosso público do que o próprio clube. E ainda é mais barato – explica.

Jorge Avancini, diretor de marketing do Internacional, que tem o programa mais bem sucedido do Brasil, aponta outro grande problema da terceirização.

– Contratar uma empresa significa entregar um dos nossos maiores patrimônios, que é o nosso cadastro de sócios. Isso tem um valor imenso – afirma ele.

Ou o Corinthians gere de forma transparente os custos operacionais dessa parceria com a OMNI e quanto cada um ganha, o sucesso do programa depende da confiança que muitos torcedores ainda não tem.

O torcedor paga a sua mensalidade com orgulho de contribuir para a autossuficiência de seu clube do coração. Este é o propósito: que os valores sejam revertidos em prol do Corinthians. Se pairar qualquer dúvida sobre essa finalidade o projeto malogrará. O torcedor entrega o seu dinheiro ao Corinthians, porque é o Corinthians; não é fácil entregar um dinheiro mensalmente a ninguém em seu nome, principalmente a pessoas sem que haja a certeza do compromisso da relação do clube com a OMNI.

Eu não estou falando por mim e nem por quem já é sócio, mas por aqueles que ainda tem dúvidas, aqueles milhões ai que não entram por insegurança e dúvidas. Há que se respeita-los Corinthians.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Herivaldo Camargo

Ranking: 1.995º

Herivaldo 1.650 posts

@herivaldo em 04/05/2015 às 23:54

Perfeito meu caro, penso nisso todos os dias, quanto o Corinthians paga pra essa OMNI, quem são esses caras?

Seguindo a mesma linha de pensamento, será vantajoso terceirizarmos a Loja? Será que o percentual arrecadado não está baixo?

Eu sou sócio mas tenho estas dúvidas, de que alguém está aproveitando-se da paixão do torcedor e sem nenhum problema gerindo de forma irresponsável a receita do clube.

Foto do perfil de Robson Oliveira

Ranking: 18º

Robson 34.192 posts

@robson.oliveira4 em 04/05/2015 às 23:53

É realmente muito estranho essa disparidade dos outros clubes com menos sócios e com valores similares recebendo o triplo com esse programa

Foto do perfil de Marcelo Franco

Ranking: 134º

Marcelo 11.855 posts

@marcelo.franco em 04/05/2015 às 23:35

' Terceirizar, de que forma for, significa contaminar essa relação. '

Perfect.

Foto do perfil de Tiago Pedroso

Ranking: 1.593º

Tiago 2.058 posts

@tiago.pedroso em 04/05/2015 às 23:33

Mas não é o clube da transparência que o Sanchez tanto fala kkkk