Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Futebol Brasileiro: Todos querem o futebol da Alemanha, mas não querem ter a paciência deles

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de André

Ranking: 453º

André 5.833 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 09/06/2015 às 14:42
Por André Luis Santos Duarte (@andre.luis.santos.du)

Acho muito engraçado aqueles que pedem um futebol bonito e vistoso como o dos alemães, mas ao mesmo tempo não tem a paciência deles.

Infelizmente aqui no futebol brasileiro, não se há a mínima paciência com os treinadores, não deu resultado, cai fora, é assim que a maioria pensa. Agora imaginem se os alemães tivessem pensado assim? Será que não seriam eles os massacrados, ao invés de nós?

Pra Alemanha chegar no patamar atual, teve que esperar cerca de 10 anos, no momento em que eles viram que o futebol praticado lá estava defasado. Não foi apenas na seleção, porém, vou pegar o exemplo específico do selecionado deles.

Pensem se o Joaquim Low tivesse sido demitido no primeiro revés. Será que a Alemanha seria campeã mundial hoje? Foram 4 fracassos pra chegar na glória. Duas vezes 3º lugar na Copa (uma em casa, inclusive), vice-campeã e eliminação na semi-final da Eurocopa. Tudo isso poderia muito bem culminar em várias e várias demissões aqui no nosso fraco futebol brasileiro, mas não da Germânia. Permaneceram com o Low, mesmo depois dessas derrotas e depois de 24 anos chegaram em uma final novamente fazendo 7 em nossa canarinha seleção em pleno território nacional.

Tiveram paciência pra esperar e chegaram na glória. Simples, não? Então porque isso não é seguido por nós? Será que é por que ainda achamos que o 'futebol moderno' é uma merda? Quando será que nós, torcedores, dirigentes e até jornalistas vamos entender que para se ter um time vencedor é preciso ter planejamento e não sair demitindo treinador a rodo?

'Ain, mas com esse treinador nós nunca vamos chegar a lugar nenhum' ou 'Ain, mas com esse técnico o time nunca vai jogar bem'. Como podem dizer isso? Não deram tempo pra ele.

O Palmeiras demitiu o Oswaldo de Oliveira depois de 6 meses. Contrataram 20 jogadores, e jogaram toda a 'responsa' nas costas dele, 'se vira'. Realmente acharam que um bando de cara iam jogar um p*ta futebol vistoso estando juntos há apenas pouco tempo, tá 'serto'.

Quando será que nós iremos entender que futebol não se faz em um curto período de tempo? Amigão, futebol é longo prazo, existem vários e vários exemplos do que eu estou dizendo tem razão, muito mais do que apenas um 'consolo' de demitir o treinador no meio da temporada.

Não quero impor nada, não digo que treinador não tem culpa de resultados bons ou ruins, porém, para chegar no topo, não há outra alternativa a não ser ter paciência.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Lucas Elias

Ranking: 289º

Lucas 7.761 posts

@lucas07 em 10/06/2015 às 00:34

E o que dizer do Sir Alex Ferguson? Passou por muita dificuldade no começo, mas depois o Manchester virou o que virou, né? Então, paciência anda lado a lado com o sucesso.

Foto do perfil de Luiz Timão

Ranking: 672º

Luiz 4.329 posts

@luizeduul em 10/06/2015 às 00:24

Mas eles não demoraram 24 anos p chegar numa final novamente, 2002 perderam p gente, 2014 nos massacraram e foram p final e foram campeões. Mas me desculpa pode ser que eu tenha entendido errado também.

Mas concordo em partes com você

Foto do perfil de Gustavo Rebouças

Ranking: 153º

Gustavo 11.007 posts

@gustavo.reboucas em 10/06/2015 às 00:18

Quem dirigiu a Alemanha em 2006 foi o Klinsmann. O Low era auxiliar dele e assumiu a seleção depois da copa.

Foto do perfil de Mauro Guedes Leite

Ranking: 5.031º

Mauro 528 posts

@maurogleite em 09/06/2015 às 23:56

Caro André!

Apesar de considerar meio dúbio esse texto, jamais vou negativar como fazes normalmente sem nenhum comentário para que se possa debater as ideias.

Te explico o porque do dúbio, tu tomas como exemplo de longevidade de permanência o cargo de técnico da seleção alemã, mas não entras em detalhes; por exemplo, eles tiveram no máximo uns 8 técnicos durante toda a sua história; sejam momentos vitoriosos ou derrotas estrondosas, eles cumprem contratos e planejamento.

E é aí nessa palavra que citaste no meio do texto que vejo o problema; PLANEJAMENTO que se faz antes do início dos treinamentos de pré temporada, correto?

Qual foi o nosso planejamento?

Disputar o estadual com a equipe titular ao mesmo tempo que corria solta a Libertadores?

Lembro que a diretoria autorizou o técnico a utilizar uma equipe reserva na semi final do estadual para preservar os titulares para os 2 últimos jogos da fase de grupos, onde deveríamos buscar a melhor colocação possível, mas como era contra o maior rival, o técnico ficou com medo e preferiu jogar com o time praticamente titular deixando apenas Elias e R.Augusto na reserva e eles entraram no decorrer do jogo, ou seja, desgastou o time física e mentalmente simplesmente por medo e jogou o planejado no lixo. MEDO.

A única chance do R.Sam foi fora da posição dele, jogando numa fria na lateral esquerda quando não tinha qualquer opção e ao tirá-lo do jogo e não mais colocá-lo na real posição, pode queimar o garoto. MA FÉ.

Contra a vontade de praticamente toda a torcida e mesmo da diretoria, prefere suas ovelhinhas a dar chances aos garotos da base (de preferência um por vez, rodeado de jogadores mais calejados). FORMAÇÃO DE PANELA.

Se acompanhas meus comentários, podes reparar que em nenhum momento pedi a saída pura e simples dele, mas se não sabe planejar e o que é pior, planeja e não cumpre e não usa a base num momento de grave crise financeira, o que achas que se deve fazer com ele?

Publicidade

Foto do perfil de Corintiano Sp

Ranking: 21º

Corintiano 32.248 posts

@corintianosp em 09/06/2015 às 23:27

Sendo bem realista, enquanto não mudar a administração do fubebol brasileiro, vai demorar para ser pais do futebol...está mais para pais do circo...

Foto do perfil de Thiago G

Ranking: 15º

Thiago 37.128 posts

@thiago000 em 09/06/2015 às 22:22

Amigo desculpa, eu até entendo o que quer dizer e você pode até ter razão mais a alemanha é do tamanho do estado do paraná se muito, olha o número de jogadores que temos no Brasil todo jogando em times que agente nem sabe que existe lá no norte e nordeste do Brasil por exemplo que não disputal serie A, B etc.

Eles conseguem cuidar muito melhor de um territorio do tamanho de um estado do nosso pais, porque é minusculo é mais fácil monitorar jogadores jovens clubes campeonatos e etc sem contar a moeda a economia e etc.

Eu acho sinceramente que a melhor comparação deveria ser feita com os EUA eles sim tão sabendo explorar coisas que nos aqui com 200 mil anos de protagonismo no futebol não aprendemos ainda que é gestão.

Jogador o Brasil sempre vai revelar, técnico ficar ou não mais tempo ou menos tempo também não tem a menor importância enquanto não souberem valorizar o que tem nas mãos um pais gigantesco cheio de craques escondido por todos os cantos, milan já vem caçar aqui com o milan camp, barcelona também com seu camp inclusive ontem o filho do Rafael sobis disse que treina numa escolinha do barcelona camp aqui no Brasil pra espanto de todos no programa bem amigos da sportv.

Então enquanto o Brasil se preocupar mais com dinheiro do que com fazer futebol vão devastar o futebol brasileiro igualzinho fazem a amazonia vão tiram não replantam não investem em pesquisa nem nda, ai é fácil se comparar a europeu vai ver se la tem o tanto de larapio que tem aqui

Foto do perfil de Lucas Ss

Ranking: 2.091º

Lucas 1.557 posts

@lucas.sales.da.silva em 09/06/2015 às 22:15

Quem te disse que a Alemanha tem um futebol 'bonito e vistoso'? A seleção da Alemanha tem um futebol objetivo, é muito diferente. Caso contrário, jogadores como Hummels, Mertersacker e Boateng nunca seriam escalados.

Brasileiro tem mesmo essa mania de querer o resultado na hora. Só tem um porém, a Europa avalia o futebol além do resultado não só nas derrotas. Se o time, mesmo que esteja ganhando, aparecem erros esdrúxulos como recuar o time totalmente depois de fazer 1x0 (dessa vez eu não falo só do Tite) ou querer apitar mais do que o árbitro, a comissão técnica é desfeita ou jogadores são contratados. Foi o que aconteceu com o Luxemburgo no Real Madrid.

Eu acho que se o Tite ou o Oswaldo fosse pra um time Europeu, iria embora em menos tempo do que o Luxemburgo no Real Madrid

Foto do perfil de Aparecido Faro

Ranking: 898º

Aparecido 3.405 posts

@aparecido.faro.s em 09/06/2015 às 22:06

Parabéns pelo tópico e pelas palavras.

Uma pena que tem gente no site, que não entende isso.