Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Para quem criticava o Mano... Leiam!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Amon

Ranking: 2.860º

Amon 1.099 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 07/08/2015 às 13:39
Por Amon Kanawate (@amon182)

Legado de Mano ao Corinthians tem 6 titulares de Tite e R$ 13 mi em vendas!

Mano Menezes deixou o Corinthians há oito meses com uma convicção sobre o time que havia terminado bem o Campeonato Brasileiro.

Uma nova base tinha sido montada, com ruptura a nomes importantes. Essa base, segundo acreditavam Mano e seus superiores, permitiria a ascensão no ano seguinte. A realidade confirmou a convicção.

De volta, Tite soube aproveitar a base, impôs ideias e, mesmo com problemas financeiros, mantém o Corinthians entre os primeiros. O legado do antecessor, além de seis titulares atuais, é de duas vendas no total de R$ 13 milhões: Petros, ao Betis-ESP, e Lodeiro, ao Boca Juniors-ARG. Já dos contratados de 2015, o único titular é Vagner Love, mas não convence.

Esse roteiro é semelhante ao da conquista do Mundial de Clubes em 2012. Naquele ano, seis titulares que Tite herdou de Mano Menezes bateram o Chelsea-ING no Japão - Alessandro, Chicão, Paulo André, Ralf, Paulinho e Jorge Henrique. Dessa vez, a participação de Mano foi além:

POR Elias, MANO TRAVOU QUEDA DE BRAÇO INTERNA

Principal contratação de 2014, Elias era um pedido expresso de Mano Menezes ao presidente Mário Gobbi. Mas, internamente, não era um nome unânime.

O gerente de futebol Edu Gaspar, por exemplo, defendia que Guilherme Torres (hoje na Udinese-ITA) era o nome ideal para a função. O ex-presidente Andrés Sanchez também se posicionou de forma contrária. Mano, porém, insistiu pela aquisição de seu homem de confiança sob o argumento de que seria um jogador decisivo, capaz de mudar o nível do time.

Em 2015: 26 jogos e 6 gols

TREINADOR QUIS Malcom EM VEZ DE WELLINGTON NEM

Malcom já treinava nos profissionais havia alguns meses quando Romarinho foi vendido para o Catar e se evidenciou a necessidade de um atacante. Andrés Sanchez fez força para que Oscar Romero fosse contratado. Outras correntes pediam Wellington Nem, oferecido pelo Shakhtar. O então treinador tomou posição enfática: 'se contratarmos o Wellington, o Malcom não vai jogar nunca'. Logo depois, o jovem de 17 anos foi promovido aos titulares e só saiu quando Emerson Sheik voltou do Botafogo, já neste ano.

Em 2015: 23 jogos e 4 gols

Jadson CHEGOU EM EMERGÊNCIA PARA MUDAR TIME E AMBIENTE

Mano Menezes já pensava em Jadson desde o início do ano passado, mas decidiu definitivamente ir atrás dele na mesma noite em que o Santos goleou o Corinthians por 5 a 1. O treinador dormiu no CT Joaquim Grava e, na manhã seguinte, acionou o observador Mauro da Silva para fazer contatos e despachar Alexandre Pato ao São Paulo. A relação entre ambos começou excelente, com Jadson em um início impressionante, mas terminou fria na medida em que o meia caiu de rendimento e virou a última opção. A transformação do camisa 10 neste ano é atribuída por ele próprio a Tite.

Em 2015: 37 jogos e 9 gols

Bruno Henrique FOI OBSERVADO POR AUXILIARES

O nome de Bruno era estudado havia bastante tempo pelo Corinthians. Não só por Fabio Carille, auxiliar fixo, mas também por Mano e seu braço direito, Sidnei Lobo. A história é contada por Sérgio Malucelli, proprietário do Londrina-PR, clube em que Bruno Henrique se projetou. 'O Sidnei já tinha o Bruno na lista de reforços e eu falei para eles que o jogador era muito bom', explica Malucelli.

Em 2015: 29 jogos e 1 gol

Fagner E Uendel CRESCERAM POUCO A POUCO

O Corinthians buscava um lateral direito para substituir Alessandro. Por meio de Carlos Leite, empresário em comum, Fagner foi oferecido e agradou o treinador, sobretudo porque viria sem custos. A impressão de Mano era de que ele e Uendel poderiam evoluir no clube, especialmente no posicionamento defensivo. As afirmações de ambos como jogadores confiáveis e relevantes para equipe é mérito do antecessor e também de Tite.

Fagner em 2015: 33 jogos e 2 gols
Uendel em 2015: 24 jogos e 1 gol

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Talison Da Silva Santos

Ranking: 878º

Talison 3.462 posts

@talison.da.silva.san em 07/08/2015 às 13:47

Os jogadores são, Fagner, Uendel, Bruno Henrique, Elias, Jadson e Malcom.O estranho é que 50% desses jogadores não eram titulares com o Mano Menezes, que deixou a equipe totalmente dependente de um tal peruano.Ele que teve um ano para ajustar Jadson e renato Augusto juntos e não conseguiu.Pra mim o técnico que realmente sabe reformular um time de forma exemplar é o Cuca.Ex: Atlético mineiro e Fluminense.É verdade que tem alguns jogadores do legado do Mano, mas também tem do Tite.Em si a junção dos dois da uma boa dupla, porem a grande cartada desse ano foi a incrível recuperação do Jadson e do Felipe!

Foto do perfil de Bruno Saito

Ranking: 418º

Bruno 6.146 posts

@brunosaito em 07/08/2015 às 17:26

A história do Wellington Nem diz tudo.

Enquanto isso, o Tite queria Renê Júnior ao invés de dar chances para o Marciel.

Não entendo esse desprezo do Tite com a base.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Giovani Antunes Cari

Giovani 162 posts

@giovani.antunes em 07/08/2015 às 22:05

O Mano até que monta o time lógico, ele e o Sidney Lobo tem os direitos federativos do atleta ai é fácil não é; o Tite não sabe indicar bons jogadores ele vai muito pela amizade e não pelo negócio, na verdade o que falta ne um o outro tem e vice versa a tal da treinabilidade tantas vezes falada dentro do Timão.

Falta alguém que mude a filosofia de contratação no Corinthians o cara tem de escolher o jogador pela capacidade de atingir o ápice jogando bem e ser o motor do time toda vez que se fizer necessário.

Foto do perfil de Gabriel Martins

Ranking: 131º

Gabriel 12.159 posts

@gabriel.martins6 em 07/08/2015 às 22:02

Mano é ótimo técnico se pegar um bom time nessa parada que esta fazendo estudando colherá frutos com certeza

Foto do perfil de Dan Silva

Ranking: 4.559º

Dan 605 posts

@juliostp em 07/08/2015 às 21:53

A maioria ai era reserva ou não conseguia jogar no esquema do mano.

Parem com esse papinho de que Mano monta elenco para o Tite e etc.

Até porque os diretores de futebol n contratam só por indicação.

Enfim, está na história do Corinthians por ter trazido o time de volta a primeira divisão e ganhado um paulista invicto e o tri da Copa do Brasil. Somos gratos por isso.

Mas o Tite é inegavelmente melhor técnico que ele. A única coisa em que o Mano é melhor é no fato de utilizar melhor a base.

Foto do perfil de Willian Medeiros Francelino

Ranking: 5.633º

Willian 450 posts

@willianfrancelino em 07/08/2015 às 21:32

Mano monta bons times mas ele é meio marrento... Tite assumiu e conseguiu ajeitar algumas coisas... Como o meio campo que é nosso ponto forte e ano passado não funcionava

Publicidade

Foto do perfil de Renato Magalhaes

Ranking: 17º

Renato 34.924 posts

@rmagalhaes em 07/08/2015 às 21:29

Mano tem uma visão fora de série para montar times e é um bom treinador..

O brasileiro cria muito estigma e rotula demais...

Foto do perfil de Francisco Jr. Silva

Ranking: 154º

Francisco 11.005 posts

@francisco.jr.silva em 07/08/2015 às 20:26

Gosto dos dois, não sou daqueles que só critica não, acho que todos eles têm suas manias, erram e acertam iguais, cada um a seu estilo, os dois são treinadores de ações longa, trabalhos com resultados, só que à longo prazo.

Foto do perfil de Valdecir Dos Santos Silva

Ranking: 365º

Valdecir 6.548 posts

@valdecir.dos.santos. em 07/08/2015 às 19:31

Alguma coisa de boa ele tinha que ter deixado nehh.

Foto do perfil de Jonathan Da Silva Ribeiro

Ranking: 5.187º

Jonathan 506 posts

@j.silva em 07/08/2015 às 19:29

Foi ele que contratou um tal de Romero também né?

O Irmão do Romero quase veio também e do projeto desse ano ele também participou então o 'Craque' DUDU também foi ideia dele.