Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O último degrau para um clube

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Carlos

Ranking: 2.656º

Carlos 1.197 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 17/11/2015 às 08:21
Por Carlos Cesar (@carlos.1977)

A evolução do Corinthians tem surpreendido muitos e chamado a atenção de todos. Centro de treinamento de primeiro mundo, estádio espetacular, time tecnicamente forte, horizonte financeiro equilibrado ou mesmo muito animador. Mas penso que um clube, qualquer clube do mundo, só chegará mesmo ao último degrau quando atingirmos o que os ingleses conseguem com seus clubes. Não, não estou falando de dinheiro não. Estou falando de relação da torcida com o clube. Qualquer um que acompanha a Premier League fica admirado de ver a ausência de uma única cadeira vazia na maioria esmagadora dos jogos - até de jogos de qualidade sofrível, entre equipes pequenas. Não sei como, mas os ingleses conseguem estar sempre acima dos resultados dentro de campo. O Arsenal toma de 5 do Bayern, próximo jogo, lotado. O Tottenham toma de 6 do Manchester, próximo jogo, lotado. O West Ham não ganha há não sei quantas décadas do Chelsea? Estádio lotado. Parece que nada os abate, nada é motivo para não comparecer ao estádio. Sim, temos a torcida mais Fiel do Brasil, mas é uma questão de cultura. O dia que um clube, qualquer clube, conseguir estar acima de quaisquer oscilações técnicas, aí sim, poderemos dizer que este clube atingiu o último degrau em sua evolução.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Ayrton Faria

Ranking: 474º

Ayrton 5.653 posts

@ayrton.faria Apoiador em 17/11/2015 às 10:16

Essa é a diferença entre gostar de futebol e gostar de ver o seu time vencer.

Foto do perfil de Felipe Checkmat

Ranking: 715º

Felipe 4.166 posts

@felipe.fiel em 17/11/2015 às 09:58

São vários fatores isso... O pessoal já colocou alguns aí embaixo. Eu colocaria nesta ordem de importância:

1. Preço - Proporcionalmente o Brasil têm os ingressos mais caros do mundo, enquanto o salário mínimo inglês compra 800 ingressos por ano, o salário mínimo brasileiro compra 490.

2. Horário - Domingo as 4 da tarde é bom, sábado as 11 da manhã é muito bom, mas quarta-feira as 10 da noite é um crime. Aquelas 25 ou 30 mil pessoas que vão a um jogo este horario e acordam no outro dia as 6 da manhã para trabalhar são verdadeiros heróis.

3. Apelo dos jogos - São muitos jogos no Brasil, alguns sem a menor importância, junta isso ao preço e ao horário péssimo e temos uma média de público ruim. Podemos colocar aqui também a falta de qualidade dos times, faltam chamarizes de verdade, imaginem de tivéssemos um Carlitos, um Ronaldo, um Ibrahimovic... Com certeza as médias de público subiriam muito.

3. Segurança, Acesso, Transporte - Isso melhorou com a Arena, mas ainda estamos muito atrás dos países de primeiro mundo. Existem muito mais estações de metro, são várias linhas, várias maneiras de chegar, e você se sente muito mais seguro para ir e voltar.

Então assim, estamos um pouco distantes ainda, apensar de estarmos gradualmente reduzindo as diferenças, a Arena já deu um boom neste quesito, precisamos agora trabalhar outros pontos, fazer de cada jogo um espetáculo marcante e dar segurança, acesso e conforto para os torcedores.

Foto do perfil de Leonardo Ribeiro De Novaes

Ranking: 57º

Leonardo 18.953 posts

@leonardo.ribeiro.de. em 17/11/2015 às 09:48

Cara la o que acontece, é que são vendidos ingressos para a temporada toda, antes mesmo do campeonato. O cara compra um carne do torneio todo, que acontece que todas ou a maioria das cadeiras estará vendida o ano todo.

Também tem uma relação da economia do pais, dos 'consumidores' e da verdadeira paixão do torcedor pelo time.

Assiste ao filme 'Hooligans'(muito bom por sinal) para você ver a paixão e 'doentia' dos caras. É irreal o que eles gostam, e no filme mal cita os grandes times da Inglaterra...

Foto do perfil de Lipe C

Ranking: 1.420º

Lipe 2.248 posts

@fepaz em 17/11/2015 às 09:45

Muito interessante sua abordagem.

Penso que estamos longe, porém num bom caminho.

Diversos fatores influenciam, negativamente, para que isso demore mais do que deveria, mas eu acredito que seremos o primeiro clube da América, a despertar esse questionamento na cabeça dos gigantes da Europa

Publicidade

Foto do perfil de Gabriel Francisco Cerutti Bonatto

Gabriel 95 posts

@gabrielfrancisco em 17/11/2015 às 09:24

Eu acredito que nossa torcida alcançará essa condição em breve

Foto do perfil de Freddy Krueger "mito"

Ranking: 3º

Freddy 65.799 posts

@kruege em 17/11/2015 às 09:20

Primeiro mundo. Lá o futebol é organizado e tratado com profissionalismo!

Na América do Sul, o futebol é uma bagunça, amadorismo puro. Fora a violência constante das organizadas, isso afasta ainda mais os torcedores de bem...

Foto do perfil de Adriano Silva Sccp

Ranking: 2.154º

Adriano 1.515 posts

@adrianao em 17/11/2015 às 09:18

Fidelização dos torcedores... Creio que o Timão logo conseguirá a sua...

Foto do perfil de Valdir F

Ranking: 278º

Valdir 8.012 posts

@bilzao em 17/11/2015 às 09:17

Carlos, eu tenho uma teoria um pouco polemica sobre isso... Vou resumir.

No Brasil nunca teremos essa relação e a culpa disso é sabe de quem? A CULPA É DOS ESTADUAIS.

Resumindo: No Brasil, por causa dos estaduais, a torcida dos times 'grandes' de qq estado esta acostumada a ser campeã ou fazer uma 'boa campanha' de alguma coisa, por isso a nossa cultura é diferente.

Um torcedor do ABC por exemplo nunca estará satisfeito em ficar na segunda divisão por exemplo, porque ele quer ser campeão pelo menos estadual.

Soma-se a isso a falacia de que temos 12 clubes grandes no Brasil... Ou seja torcedores do Botafogo, Atlético MG, e outros se acham gigantes sendo que na realidade não são mais, essa é a verdade (sem zoeira ou clubismo)

E ai criamos um monstrinho porque... Os campeonatos estaduais são semi profissionais, e tem jogos medonhos que não dispertam interesse dos torcedores.

Os nacionais perdem o apelo porque só se da valor a primeira divisão (o torcedor do ABC no nacional torce para o Flamengo ou outro clube de um grande centro e não para o ABC).

Os torcedores dos clubes ditos 'grandes' perdem o interesse pelo nacional, porque só 1 pode ser campeão, e a mídia martela que existem 12 grandes e esses 12 TEM QUE SER CAMPEÃO.

Resumindo: No Brasil temos a cultura do 'ser campeão' enquanto na inglaterra o torcedor do West Ham sabe que nunca vai ser campeão, a graça dele é ficar na primeira divisão, bater no Manchester, bater no Arsenal ou seja la o cara tem o prazer de ver o time jogar, aqui o torcedor só quer ver o time ganhar e ser campeão senão não serve.