Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Lições do Mestre Tite

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de tiago

Ranking: 820º

Tiago 3.670 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 01/11/2016 às 23:56
Por tiago pexe (@tiagopexe)

Vou tentar condensar no tópico as melhores lições do Mestre Tite, a respeito do Timão e do seu jeito de jogar, quando estava a frente da comissão técnica.

ELENCO

- A importância de ter 2 jogadores brigando por posição, aumenta o nível de competição entre os jogadores e sobe o nível do grupo.

FORMA DE ATUAR/ESCALAÇÃO

- Apesar da sopa de números que virou o futebol moderno, com o famigerado 4-2-3-1, e o novo xodó dos treinadores, o 4-1-4-1, Tite sempre ressaltou a forma de atuar dos seus times, com uma linha de 4 defensores, 4 meio campistas e 2 atacantes.

DESEMPENHO x RESULTADO

- Mesmo quando o time perdia, mas conseguia produzir em campo, ele sempre ressaltava o bom desempenho dos jogadores e do coletivo no jogo.

COLETIVO

- Futebol é um esporte coletivo, e as individualidades somente são potencializadas quando o jogo coletivo está bem.

FAIR PLAY

- Era muito difícil ver o time cometendo faltas infantis, e comum ver o Tite gritando com os jogadores "sem fal..." na beira do gramado. Esses últimos pênaltis cometidos pelos zagueiros corintianos, certamente, seriam muito cobrados pelo mestre Tite.

LEITURA DO ELENCO 2016

É comum ver determinados jogadores jogando bem, com algum treinador e mal com o outro, isso talvez tenha a ver com a empatia, mas com certeza se relaciona a forma de ser escalado.

Bruno Henrique era cobrado pela torcida por suas atuações como primeiro volante, evoluiu, e antes de sair, era o jogador com mais desarmes no time.

Outro exemplo é o Giovanni Augusto. Era um jogador de lado de campo, e a torcida empolgada pedia para que Tite escalasse ele como jogador mais central.

Giovanni Augusto, jogando mais taticamente, pelos lados, ajudava na marcação e aparecia bem no ataque. O time ganhava uma boa proteção pelos lados. Hoje, jogando mais centralizado, é nítido a queda de desempenho e a quantidade de passes errados no jogo.

Marquinhos Gabriel também é outro exemplo. N quero justificar a ausência de Marlone, mas é evidente que com Tite, Marquinhos Gabriel, Romero, Lucca e Marlone brigavam por posição como atacantes pelos lados. E por razões técnicas, Marquinhos Gabriel era um dos escolhidos.

Tite chegou a mudar a forma de atuar no Brasileirão, utilizando o 4-2-3-1 e talvez tenha encontrado a fórmula ideal para esse time atual. Com Guilherme sendo protegido por 2 volantes, no meio campo, ele jogaria mais a frente, como sempre fez na carreira. E pelos lados, Tite contava com seu projeto de Jorge Henrique, com o nome de Giovanni Augusto, e no outro lado escalava Marquinho Gabriel, que tinha mais liberdade para atacar e aparecer na grande área.

CB, Carille e Oswaldo preferiam Romero como o atacante pelo lado. Já Tite, optar Marquinhos Gabriel, quem será o melhor, tecnicamente?

O time hoje perdeu muita força no meio campo e toma gols. Quando o técnico escala Romero, Marquinhos Gabriel, Lucca, Rildo ou Marlone pelos lados, é evidente que a parte defensiva pode ficar mais fraca porque n são jogadores que gostam de marcar ou que saibam marcar. Já Tite, sempre sustentava um jogador bom pelos lados, Giovanni Augusto, com boa capacidade de marcação e que também atuava bem quando chegava ao ataque.

E por essas e outras, que Tite, é um monstro. Ele sabia potencializar os jogadores. é phoda falar isso aqui, n quero entregar o time, mas é que o óbvio, às vezes, preciso ser falado.

E vai, Corinthians.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Ciro Hey

Ranking: 118º

Ciro 13.250 posts

@ciro.hey em 02/11/2016 às 11:55

Ficamos mal acostumados com Tite, temos que entender que não tem outro igual ele no mercado brasileiro.
O segundo melhor está muito abaixo dele

Foto do perfil de Sergio Brasil

Ranking: 1.254º

Sergio 2.541 posts

@sergio.brasil em 02/11/2016 às 11:49

E uma coisa importante graças a ele não vamos ter que escolher outra seleção para torcer em 2018 na Russia, pois se depende-se do Dunga estriamos amargando um sexto, sétimo ou oitavo lugar nessas eliminatórias,...pois o respeito por nós tinha acabado faz tempo com o Dunga na seleção!

--- ALTERAÇÃO NA SELEÇÃO, SAI DUNGA ENTRA O MESTRE, AINDA BEM PARA A SELEÇÃO QUE NÃO TENTARAM O ZANGADO, ACTHIM, SONECA, DENGOSO E FELIZ!

--- A SELEÇÃO GANHOU muito COM ELE E NÓS FICAMOS NA MÃO MAIS UM VÊS, EM 18 ANOS É A QUARTA VÊS QUE PERDEMOS TODA COMISSÃO TÉCNICA PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA!

Foto do perfil de Sergio Brasil

Ranking: 1.254º

Sergio 2.541 posts

@sergio.brasil em 02/11/2016 às 11:36

foi o que sempre disse aqui e postei até um bate-papo com nossa torcida '' que o estilo Corinthians de jogar seja o estilo Tite de jogar, pois com ele fomos multi-campeão'', mais infelizmente muitos torcedores e essa diretoria parecem não entender de filosofia e estratégia de jogo, são imediatistas e uma filosofia de jogo '''digo, jogar compacto, marcação dobrada, retomada rápida da bola e rápido contra-ataque o jogar de forma solidária sempre foi a filosofia dele, que tinha que ser mantida,...carile tentou e acho que até estão mentando um pouco dessa filosofia, o problema maior é a falta de bons jogadores no elenco para desempenhar esse estilo de jogo!

Publicidade

Foto do perfil de Diego Moreira

Ranking: 3.356º

Diego 904 posts

@diego.moreira7 em 02/11/2016 às 10:49

No time do ano passado, o Tite descartou o segundo atacante. Malcom seria esse segundo, mas atacante que é atacante não volta pra marcar lateral, ou seja ele não era nem atacante nem meia kkkkkkkkk

Temo que o Corinthians perca o planejamento de fazer com que todas as categorias de base e o time principal jogue da mesma maneira com a tática semelhante, mas com esse diretor metido a dono da cocada preta e essa troca de treinador, com convicções diferentes, jogue tudo isso por água abaixo.

Guilherme é jogador antigo, um segundo atacante que não tem espaço no futebol moderno. Desde de quando ele veio, penso que ele deveria ser jogador de segundo tempo contra time recuado.

Essa troca de posições de jogadores, G.A. E Marquinhos, está prejudicando o desempenho deles. Ambos foram contratados para jogar pelos lados. Marquinhos na direita e Geovani na esquerda.

Foto do perfil de Marco Antônio Pedroso Simas

Marco 140 posts

@marco.antonio.pedro1 em 02/11/2016 às 10:39

Todo dia essa papo de Tite slc já é passado

Foto do perfil de Thiago Souto

Ranking: 176º

Thiago 10.293 posts

@thiagosouto em 02/11/2016 às 10:10

Tite é Tite, não haverá nada igual nos próximos 100 anos