Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Corinthiano ou corintiano?

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Fabio

Ranking: 5.318º

Fabio 488 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 04/01/2013 às 07:37
Por Fabio Shibuya Watanabe Chiappim (@fabiochiappim)

Essa foi uma dúvida que me perseguiu durante muito tempo, até que, há alguns anos atrás, por acaso encontrei a resposta do professor Pasquale na internet.

Em termos gramaticais, o correto é CORINTIANO, sem H.

O professor Pasquale Cipro Neto explica:

'Em 1943, houve uma reforma ortográfica que, entre outras alterações, eliminou a letra 'h' de uma série de palavras. Por se tratar de nome próprio e para preservar a tradição, foi mantido o 'h' no nome da maravilhosa 'Bahia'. O adjetivo, que não é nome próprio, não goza do mesmo benefício e segue o que é padrão para as demais palavras da língua. Quem nasce na Bahia, portanto, é 'baiano', sem 'h'. Situação semelhante ocorre com o adjetivo relativo ao Corinthians, popular equipe de futebol. O adjetivo é 'corintiano', sem 'h'.'

Explicando melhor, o dígrafo 'th' não existe na língua portuguesa. 'Corinthians', por se tratar de um nome próprio, teve o 'h' mantido, porém, qualquer palavra derivada dele - corintiano, corintianismo etc - não deverá ter o 'h'.

Outra explicação, mais completa, vem da professora Isabel Sobreira:

'A professora de língua portuguesa, Isabel Sobreira, afirma que o nome próprio pode ser escrito da forma que quiser, já os adjetivos, não. Eles devem seguir as Normas Ortográficas, segundo o Acordo de 1943.

“Não temos dígrafo th. Temos: nh, lh, ch. Agora, tradicionalmente o nome vinha assim…”, explica Isabel.

“Na língua portuguesa temos dezessete dígrafos (duas letras representando um único som). Os dígrafos ch (chave), lh (malha) e nh (manhã), além de an, en, in, on, un (ando, vendo, vindo, onda e mundo), rr, ss, sc (carro, passo, nascer), qu, gu (querido, guitarra) etc.

Não temos, portanto, th. Em Corinthians, respeita-se a grafia dos nomes próprios, assim como Luís, Luiz, Wanderley, Vanderlei, Matheus, Mateus, Bahia, Jahu etc.

Agora, escrever dentro da norma culta, obedecendo às Normas Ortográficas, as palavras derivadas desses substantivos seguem às Normas: corintiano, baiano, jauense…”, finaliza Isabel Sobreira.'

Fonte: http://www.donasdabola.com.br/2012/09/19/responda-rapido-corintiano-ou-corinthiano/

Mas... Isso não significa que seja um crime escrever 'corinthiano', o que é feito em decorrência da tradição.

Particularmente, escrevo 'corintiano' em respeito à regra gramatical, muito embora ache muito mais adequado, em termos futebolístico, 'corinthiano'.

Abraços!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Myro Fiel

Ranking: 174º

Myro 10.386 posts

@psiquiatra em 15/11/2017 às 07:36

E hoje é dia de Corinthians!

Foto do perfil de Jorge Luiz Inácio

Ranking: 8.566º

Jorge 223 posts

@jorge.luiz.inacio em 07/09/2017 às 12:58

Sempre escrevi 'corintiano', já tinha lido em algum lugar há muitos anos que era a forma correta, e, o nome, claro, é Corinthians, com 'H', como muito bem explicado na matéria.

Mas... Cada um escreve como quiser, tá valendo, o importante é: Vai Corinthians!

Foto do perfil de Érica Renata Godinho

érica 2 posts

@ericagodinho em 27/08/2017 às 09:33

Olá!

Muito pertinente este conteúdo. Sempre tive dúvidas a respeito do tema abordado, e finalmente encontrei uma resposta clara para meu questionamento.

Agora, em situações formais, como redações e etc, utilizarei o termo sem o th, já em outras ocasiões, manterei a utilização do th; afinal, sou Corinthiana e devo preservar a tradição.

Parabéns e obrigada pela matéria.

Foto do perfil de Rodrigo Luni

Rodrigo 127 posts

@rodrigo.luni em 17/06/2017 às 00:02

Na República Federativa do Brasil pode ser sem a letra h mas na República Popular do Corinthians é com letra h e pronto kkkkkkkk

Publicidade

Foto do perfil de Fernando Romano Menezes

Fernando 135 posts

@1364 em 30/10/2016 às 21:00

'Corinthiano é uma coisa, corintiano é outra.

Corinthiano é o torcedor fiel, o que enfrenta lua, sol, chuva, granizo, raios e terremotos para ver drapejar a bandeira alvinegra nos estádios e sentir pulsar no peito a cartilagem da alma nas vitórias, nos empates e nas derrotas. Corinthiano somos nós, os devotos de um sonho que se fez um pedaço de nós mesmos.

Já corintiano, assim, mais simplezinho, é quem nasce na cidade do Corinto, no coração de Minas Gerais. Se não acreditarem, procurem no mapa. Corinto fica ali, depois de Curvelo, depois de Morro da Graça, para os lados de Morro de Senhora da Glória. Corintiano é todo bom mineiro de bom gosto que nasce em Corinto. E há também os coríntios, aos quais se dirige o apóstolo Paulo em várias de suas cartas. Portanto, os coríntios estão no Novo Testamento; os corintianos estão em Minas Gerais. E os corinthianos, em toda parte.

Lourenço Diaféria.

'Paixão se escreve com TH' - Jornal Popular - 13.07.94.'

Foto do perfil de Edilson De Oliveira Bernardino

Edilson 33 posts

@edilson1910 em 12/11/2015 às 14:11

O correto mesmo é torcer para o Corinthians, o resto são os outros torcedores.

Foto do perfil de Abner De Oliveira Magalhães

Abner 1 post

@abner.de.oliveira.ma em 16/04/2015 às 11:28

Isso é regra gramatical, não é uma expressão ou muito menos uma gíria. Há muito tempo vejo corintianos escrevendo errado e sempre que possível eu corrijo. O que parece é que os 'manos' gostam de, além de falar, escrever erradamente.

Incrível é ver que até o próprio Marketing do Corinthians utiliza o termo, como na sua campanha 'Sangue Corinthiano', em matérias publicadas no site oficial, etc.

Não acho isso legal. Escrever errado é uma 'puta' burrice. Persistir no erro e argumentar que é uma 'gíria comum' ou 'gíria corintiana' mais ainda.

Foto do perfil de Augusto Magalhaes

Augusto 1 post

@augusto.magalhaes em 04/01/2013 às 19:21

Nem um dos dois esta errado, desde que sou Corinthians.