Corinthiano ou corintiano?

Fórum do Corinthians
Tópico popular Entenda as regras

Fabio #3.093 @fabiochiappim em 04/01/2013 às 07:37

Essa foi uma dúvida que me perseguiu durante muito tempo, até que, há alguns anos atrás, por acaso encontrei a resposta do professor Pasquale na internet.

Em termos gramaticais, o correto é CORINTIANO, sem H.

O professor Pasquale Cipro Neto explica:

'Em 1943, houve uma reforma ortográfica que, entre outras alterações, eliminou a letra 'h' de uma série de palavras. Por se tratar de nome próprio e para preservar a tradição, foi mantido o 'h' no nome da maravilhosa 'Bahia'. O adjetivo, que não é nome próprio, não goza do mesmo benefício e segue o que é padrão para as demais palavras da língua. Quem nasce na Bahia, portanto, é 'baiano', sem 'h'. Situação semelhante ocorre com o adjetivo relativo ao Corinthians, popular equipe de futebol. O adjetivo é 'corintiano', sem 'h'.'

Explicando melhor, o dígrafo 'th' não existe na língua portuguesa. 'Corinthians', por se tratar de um nome próprio, teve o 'h' mantido, porém, qualquer palavra derivada dele - corintiano, corintianismo etc - não deverá ter o 'h'.

Outra explicação, mais completa, vem da professora Isabel Sobreira:

'A professora de língua portuguesa, Isabel Sobreira, afirma que o nome próprio pode ser escrito da forma que quiser, já os adjetivos, não. Eles devem seguir as Normas Ortográficas, segundo o Acordo de 1943.

“Não temos dígrafo th. Temos: nh, lh, ch. Agora, tradicionalmente o nome vinha assim…”, explica Isabel.

“Na língua portuguesa temos dezessete dígrafos (duas letras representando um único som). Os dígrafos ch (chave), lh (malha) e nh (manhã), além de an, en, in, on, un (ando, vendo, vindo, onda e mundo), rr, ss, sc (carro, passo, nascer), qu, gu (querido, guitarra) etc.

Não temos, portanto, th. Em Corinthians, respeita-se a grafia dos nomes próprios, assim como Luís, Luiz, Wanderley, Vanderlei, Matheus, Mateus, Bahia, Jahu etc.

Agora, escrever dentro da norma culta, obedecendo às Normas Ortográficas, as palavras derivadas desses substantivos seguem às Normas: corintiano, baiano, jauense…”, finaliza Isabel Sobreira.'

Fonte: http://www.donasdabola.com.br/2012/09/19/responda-rapido-corintiano-ou-corinthiano/

Mas... Isso não significa que seja um crime escrever 'corinthiano', o que é feito em decorrência da tradição.

Particularmente, escrevo 'corintiano' em respeito à regra gramatical, muito embora ache muito mais adequado, em termos futebolístico, 'corinthiano'.

Abraços!

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Julio Saito #4.914 @outsiderwebsurfer em 04/01/2013 às 09:41

Só escrevo com H. Vão querer proibir o: 'É nóis, mano!'?

'Somos nós, irmãos!' Ah, para com isso! Boleiro não precisa conhecer o Prof. Pasquale.

Pablyo Santos #246 @pablyo.santos em 04/01/2013 às 09:11

Eu só escrevo com H

Últimas respostas

Denilson Cordeiro #1.206 @deni1912 em 23/07/2018 às 10:42

A única coisa que a diretoria não vende, são as Torcidas Organizadas... Estás sim se venderam!

Publicidade

Washington Luis Lanfredi Dias Dos Santos #8.656 @washingtonlgsp em 18/07/2018 às 17:35

Sempre escrevi Corinthiano, mas hoje fui chamado minha atenção por isso.Boa sua explicação

Mhiro Fiel #84 @psiquiatra em 15/11/2017 às 07:36

E hoje é dia de Corinthians!

Jorge Luiz Inácio #6.017 @jorge.luiz.inacio em 07/09/2017 às 12:58

Sempre escrevi 'corintiano', já tinha lido em algum lugar há muitos anos que era a forma correta, e, o nome, claro, é Corinthians, com 'H', como muito bem explicado na matéria.

Mas... Cada um escreve como quiser, tá valendo, o importante é: Vai Corinthians!

Érica Renata Godinho @ericagodinho em 27/08/2017 às 09:33

Olá!

Muito pertinente este conteúdo. Sempre tive dúvidas a respeito do tema abordado, e finalmente encontrei uma resposta clara para meu questionamento.

Agora, em situações formais, como redações e etc, utilizarei o termo sem o th, já em outras ocasiões, manterei a utilização do th; afinal, sou Corinthiana e devo preservar a tradição.

Parabéns e obrigada pela matéria.

Rodrigo Luni #8.365 @rodrigo.luni em 17/06/2017 às 00:02

Na República Federativa do Brasil pode ser sem a letra h mas na República Popular do Corinthians é com letra h e pronto kkkkkkkk

Fernando Romano Menezes #6.734 @1364 em 30/10/2016 às 21:00

'Corinthiano é uma coisa, corintiano é outra.

Corinthiano é o torcedor fiel, o que enfrenta lua, sol, chuva, granizo, raios e terremotos para ver drapejar a bandeira alvinegra nos estádios e sentir pulsar no peito a cartilagem da alma nas vitórias, nos empates e nas derrotas. Corinthiano somos nós, os devotos de um sonho que se fez um pedaço de nós mesmos.


Já corintiano, assim, mais simplezinho, é quem nasce na cidade do Corinto, no coração de Minas Gerais. Se não acreditarem, procurem no mapa. Corinto fica ali, depois de Curvelo, depois de Morro da Graça, para os lados de Morro de Senhora da Glória. Corintiano é todo bom mineiro de bom gosto que nasce em Corinto. E há também os coríntios, aos quais se dirige o apóstolo Paulo em várias de suas cartas. Portanto, os coríntios estão no Novo Testamento; os corintianos estão em Minas Gerais. E os corinthianos, em toda parte.


Lourenço Diaféria.

'Paixão se escreve com TH' - Jornal Popular - 13.07.94.'

Edilson De Oliveira Bernardino #12.800 @edilson1910 em 12/11/2015 às 14:11

O correto mesmo é torcer para o Corinthians, o resto são os outros torcedores.

Abner De Oliveira Magalhães @abner.de.oliveira.ma em 16/04/2015 às 11:28

Isso é regra gramatical, não é uma expressão ou muito menos uma gíria. Há muito tempo vejo corintianos escrevendo errado e sempre que possível eu corrijo. O que parece é que os 'manos' gostam de, além de falar, escrever erradamente.

Incrível é ver que até o próprio Marketing do Corinthians utiliza o termo, como na sua campanha 'Sangue Corinthiano', em matérias publicadas no site oficial, etc.

Não acho isso legal. Escrever errado é uma 'puta' burrice. Persistir no erro e argumentar que é uma 'gíria comum' ou 'gíria corintiana' mais ainda.

Augusto Magalhaes @augusto.magalhaes em 04/01/2013 às 19:21

Nem um dos dois esta errado, desde que sou Corinthians.