x

Post de washington no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Sempre escrevi Corinthiano, mas hoje fui chamado minha atenção por isso.Boa sua explicação

em Bate-Papo da Torcida > Corinthiano ou corintiano?

Em resposta ao tópico:

Essa foi uma dúvida que me perseguiu durante muito tempo, até que, há alguns anos atrás, por acaso encontrei a resposta do professor Pasquale na internet.

Em termos gramaticais, o correto é CORINTIANO, sem H.

O professor Pasquale Cipro Neto explica:

'Em 1943, houve uma reforma ortográfica que, entre outras alterações, eliminou a letra 'h' de uma série de palavras. Por se tratar de nome próprio e para preservar a tradição, foi mantido o 'h' no nome da maravilhosa 'Bahia'. O adjetivo, que não é nome próprio, não goza do mesmo benefício e segue o que é padrão para as demais palavras da língua. Quem nasce na Bahia, portanto, é 'baiano', sem 'h'. Situação semelhante ocorre com o adjetivo relativo ao Corinthians, popular equipe de futebol. O adjetivo é 'corintiano', sem 'h'.'

Explicando melhor, o dígrafo 'th' não existe na língua portuguesa. 'Corinthians', por se tratar de um nome próprio, teve o 'h' mantido, porém, qualquer palavra derivada dele - corintiano, corintianismo etc - não deverá ter o 'h'.

Outra explicação, mais completa, vem da professora Isabel Sobreira:

'A professora de língua portuguesa, Isabel Sobreira, afirma que o nome próprio pode ser escrito da forma que quiser, já os adjetivos, não. Eles devem seguir as Normas Ortográficas, segundo o Acordo de 1943.

“Não temos dígrafo th. Temos: nh, lh, ch. Agora, tradicionalmente o nome vinha assim…”, explica Isabel.

“Na língua portuguesa temos dezessete dígrafos (duas letras representando um único som). Os dígrafos ch (chave), lh (malha) e nh (manhã), além de an, en, in, on, un (ando, vendo, vindo, onda e mundo), rr, ss, sc (carro, passo, nascer), qu, gu (querido, guitarra) etc.

Não temos, portanto, th. Em Corinthians, respeita-se a grafia dos nomes próprios, assim como Luís, Luiz, Wanderley, Vanderlei, Matheus, Mateus, Bahia, Jahu etc.

Agora, escrever dentro da norma culta, obedecendo às Normas Ortográficas, as palavras derivadas desses substantivos seguem às Normas: corintiano, baiano, jauense…”, finaliza Isabel Sobreira.'

Fonte: http://www.donasdabola.com.br/2012/09/19/responda-rapido-corintiano-ou-corinthiano/

Mas... Isso não significa que seja um crime escrever 'corinthiano', o que é feito em decorrência da tradição.

Particularmente, escrevo 'corintiano' em respeito à regra gramatical, muito embora ache muito mais adequado, em termos futebolístico, 'corinthiano'.

Abraços!

Responder ao post do washington

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Canoa furada

    O pessoal que viu aquele 5x0 que o Corinthians deu no trikas

    Última resposta há 4 segundos por Phil Corintiano

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de alvi negro

    Advinha quem é titular no pior River dos últimos 10 anos?

    Última resposta há 29 segundos por Tabajara José

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RotavinhO SCCP

    ENQUETE: André Luiz vs. Breno Bidon

    Última resposta há 1 minuto por Seila

    212votos

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Leonardo Rufino TL

    O pior dia da minha vida

    Última resposta há 2 minutos por Vinicius ortiz

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Zemetek

    Corinthians 50+ Conmebol

    Última resposta há 3 minutos por Eduardo Sarri

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    A briga contra o Z4

    Última resposta há 3 minutos por Vinicius ortiz

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Zemetek

    Artilharia do Corinthians no Torneio Rio-SP

    Última resposta há 3 minutos por Fernando Zemetek

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Malcom desmente negociação com o Flamengo

    Última resposta há 3 minutos por ROSANA RSN

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Araujo

    Mais uma mensagem enigmática do Memphis

    Última resposta há 3 minutos por Felipe Augusto

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael vicentini ferreira

    51 é pinga!

    Última resposta há 4 minutos por Vinicius ortiz

    9respostas

    acessar o tópico