x

Post de Phillipe no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Eu sou corinthiano com H

em Bate-Papo da Torcida > Corinthiano ou corintiano?

Em resposta ao tópico:

Essa foi uma dúvida que me perseguiu durante muito tempo, até que, há alguns anos atrás, por acaso encontrei a resposta do professor Pasquale na internet.

Em termos gramaticais, o correto é CORINTIANO, sem H.

O professor Pasquale Cipro Neto explica:

'Em 1943, houve uma reforma ortográfica que, entre outras alterações, eliminou a letra 'h' de uma série de palavras. Por se tratar de nome próprio e para preservar a tradição, foi mantido o 'h' no nome da maravilhosa 'Bahia'. O adjetivo, que não é nome próprio, não goza do mesmo benefício e segue o que é padrão para as demais palavras da língua. Quem nasce na Bahia, portanto, é 'baiano', sem 'h'. Situação semelhante ocorre com o adjetivo relativo ao Corinthians, popular equipe de futebol. O adjetivo é 'corintiano', sem 'h'.'

Explicando melhor, o dígrafo 'th' não existe na língua portuguesa. 'Corinthians', por se tratar de um nome próprio, teve o 'h' mantido, porém, qualquer palavra derivada dele - corintiano, corintianismo etc - não deverá ter o 'h'.

Outra explicação, mais completa, vem da professora Isabel Sobreira:

'A professora de língua portuguesa, Isabel Sobreira, afirma que o nome próprio pode ser escrito da forma que quiser, já os adjetivos, não. Eles devem seguir as Normas Ortográficas, segundo o Acordo de 1943.

“Não temos dígrafo th. Temos: nh, lh, ch. Agora, tradicionalmente o nome vinha assim…”, explica Isabel.

“Na língua portuguesa temos dezessete dígrafos (duas letras representando um único som). Os dígrafos ch (chave), lh (malha) e nh (manhã), além de an, en, in, on, un (ando, vendo, vindo, onda e mundo), rr, ss, sc (carro, passo, nascer), qu, gu (querido, guitarra) etc.

Não temos, portanto, th. Em Corinthians, respeita-se a grafia dos nomes próprios, assim como Luís, Luiz, Wanderley, Vanderlei, Matheus, Mateus, Bahia, Jahu etc.

Agora, escrever dentro da norma culta, obedecendo às Normas Ortográficas, as palavras derivadas desses substantivos seguem às Normas: corintiano, baiano, jauense…”, finaliza Isabel Sobreira.'

Fonte: http://www.donasdabola.com.br/2012/09/19/responda-rapido-corintiano-ou-corinthiano/

Mas... Isso não significa que seja um crime escrever 'corinthiano', o que é feito em decorrência da tradição.

Particularmente, escrevo 'corintiano' em respeito à regra gramatical, muito embora ache muito mais adequado, em termos futebolístico, 'corinthiano'.

Abraços!

Responder ao post do Phillipe

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Kimbo Badd

    Esse é o motivo que não querem a Safiel no Corinthians

    Última resposta há 22 segundos por Mário Mattos

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcelo Garófalo

    Hoje às 20:00!

    Última resposta há 38 segundos por Phil Corintiano

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rogerio Antunes avila

    A melhor copa do mundo para mim foi a 2006

    Última resposta há 1 minuto por Diego José Garlet

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Cr7 Corinthiano

    Ge TV já fracassou

    Última resposta há 1 minuto por Vitor Ramos

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Dmitri Gozz

    Sandro Meira Ricci novo chefe se arbitragem

    Última resposta há 1 minuto por Sandra Lima

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Edison Santiago

    A Múmia tá viajando curtindo nos EUA enquanto o clube largado as traças..

    Criado há 42 minutos por Edison Santiago

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thiago Seixas

    Quinones mexico acabou com os porco

    Última resposta há 2 minutos por Vinicius ortiz

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Igor Alves

    SAFiel recebendo uma adesão imensa!

    Última resposta há 2 minutos por Antonio Oliveira

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de JOTAR

    Rumo ao 50 mil

    Última resposta há 2 minutos por Giro Kataguire

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Citadini x Stabile : qual dos 2 e a melhor opção?

    Última resposta há 2 minutos por Danilo Gutierrez

    8respostas

    acessar o tópico