Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Corinthiano é com 'h'...

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Claudio

Ranking: 9º

Claudio 50.625 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 05/07/2018 às 12:17
Por Claudio Ferreira Santos (@claudiofsantos)

'Em 1910 um grupo de apaixonados por futebol deu origem ao Sport Club Corinthians Paulista, numa homenagem ao clube inglês homônimo. Nascia, sob as bênçãos de São Jorge, uma lenda. Os torcedores, logo apelidados de fiéis, tamanha devoção delegada à bandeira alvinegra, passaram a ser também chamados de corinthianos. Mas com o passar do tempo, a imprensa convencionou que o correto era suprimir o ‘h’ da palavra e, assim, nacionalizá-la. Porém, não se trata de uma palavra oriunda da língua portuguesa, o que justifica a obrigação de flexionar corinthiano usando o ‘th’. Segundo a doutora em lingüística da Universidade de São Paulo (USP), Ana Stela de Almeida, a explicação é muito simples: “a língua escrita é um conjunto de signos, os quais são arbitrários, ou seja, não existe uma razão icônica pra que se chame cadeira de cadeira. É pura convenção. Tanto é que em inglês é “chair”, em espanhol “silla”, e assim por diante (...). Com o tal do TH aconteceu o mesmo. A letra ‘H’ - no português do Brasil não tem som, ou servia para, junto com outro fonema, formar sons distintos, como pharmacia (PH = F). De forma que a língua mudou depois da reforma ortográfica nos anos 70, mas nomes próprios acabaram intocados, no caso de Corinthians e suas possíveis flexões. É isso, trata-se de uma arbitrariedade do signo”, diz. Diante disto, o Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC) lançou a campanha “CORINTHIANO É COM H”.

No dicionário Houaiss, a palavra 'corintiano' foi grafada sem o 'h', seguindo as convenções adotadas a partir dos anos 70. Porém, o termo é flexionado de Corinthians, escrito com o 'h'. Qual a razão da retirada do 'h' em corinthiano? “O intitulativo do clube está registrado em cartório com essa forma, que é do inglês. Quando o dicionário se refere à agremiação, não pode aportuguesar o seu nome para Coríntiãs, como até se encontra em outros dicionários, mas erroneamente. Quando se trata, porém, do torcedor, dos associados ou dos atletas desse clube, há que seguir a palavra portuguesa existente. O dicionário não pode acolher erros ortográficos e nesse caso não há que seguir registros cartoriais: corintiano e coríntio existem na língua. É verdade que existe uma coisa chamada 'regra dos derivados gráficos de nomes estrangeiros', que você pode ver referida no verbete derivado do Houaiss, mas isso se usa para nomes da botânica, da petrologia etc. Não é comum tal regra ser empregada em palavras da língua de 'nível zero', a de todo dia, como é o caso de corintiano”. RESPOSTA DE MAURO VILLAR (COORDENADOR DO DICIONÁRIO HOUAISS).

Paixão se escreve com TH

Corinthiano é uma coisa, corintiano é outra.
Corinthiano é o torcedor fiel, o que enfrenta lua, sol, chuva, granizo, raios e terremotos para ver drapejar a bandeira alvinegra nos estádios e sentir pulsar no peito a cartilagem da alma nas vitórias, nos empates e nas derrotas. Corinthiano somos nós, os devotos de um sonho que se fez um pedaço de nós mesmos.

Já corintiano, assim, mais simplezinho, é quem nasce na cidade do Corinto, no coração de Minas Gerais. Se não acreditarem, procurem no mapa. Corinto fica ali, depois de Curvelo, depois de Morro da Graça, para os lados de Morro de Senhora da Glória. Corintiano é todo bom mineiro de bom gosto que nasce em Corintio. E há também os coríntios, aos quais se dirige o apóstolo Paulo em várias de suas cartas. Portanto, os coríntios estão no Novo Testamento; os corintianos estão em Minas Gerais. E os corinthianos, estão em toda a parte.'

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Renato Magalhaes

Ranking: 17º

Renato 34.924 posts

@rmagalhaes em 05/07/2018 às 14:12

Se nosso nome é Corinthians nada mais certo que ser corinthiano.

Até nisto somos diferentes.

Simples assim.

Foto do perfil de Leonardo Lima De Abreu

Ranking: 2.519º

Leonardo 1.266 posts

@leonardo.lima.de.abr em 05/07/2018 às 13:38

Eita queria nascer lá em Corinto só pra ser Corintiano e CORINTHIANO rs

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Rogerio Mizakami

Ranking: 1.373º

Rogerio 2.324 posts

@rogerio.mizakami em 07/07/2018 às 00:39

Boa

Utilizava corintiano com base no argumento de bahia - baiano

Agora vou utilizar corinthiano então

Foto do perfil de Adalberto Junior

Ranking: 4.366º

Adalberto 643 posts

@adalberto.junior5 em 06/07/2018 às 10:26

Quem negativou um post do #$!@% desses só pode ser arrombado mesmo.

Foto do perfil de André Emerson De Oliveira Oshikawa

Ranking: 99º

André 14.593 posts

@deco1910 em 06/07/2018 às 09:58

Pensando por esse lado tem razão. Com H é quem torce para o Corinthians. E sem H é quem nasce em um determinado local. Por exemplo. Baiano é quem nasce na Bahia, sem o H.

Foto do perfil de Jefferson Baptista

Jefferson 186 posts

@jefferson.baptista em 06/07/2018 às 09:51

Muito bom tópico, parabéns!

Publicidade

Foto do perfil de Jo@o T1m4o

Ranking: 4.279º

Jo@o 661 posts

@john10john em 06/07/2018 às 07:17

Parabéns... Excelente tópico

Foto do perfil de Eri Do Carmo

Ranking: 3.911º

Eri 747 posts

@erisccp em 06/07/2018 às 07:09

Realmente, que nasce na cidade de Corinto, Minas Gerais, é chamado corintiano, porém, quem nasce em Corinto, na Grécia (povo citado na bíblia), é coríntio.

Foto do perfil de Filipe .

Ranking: 817º

Filipe 3.700 posts

@filipe2 em 06/07/2018 às 05:52

Todo ano tem um tópico desse assunto, se é com ou sem h, mas é primeira vez que explicam e embasam a opinião em fatos históricos.

Normalmente vem uma mula dona da razão e da língua portuguesa querendo cagar regra de como falar sem embasamento nenhum, só com seu achismo.

Ótimo tópico!

Foto do perfil de Nery Douglas

Ranking: 2º

Nery 68.712 posts

@douglas.nery em 06/07/2018 às 02:43

Nóóóóóóóóóóóóósssssss...