Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Marketing? Marketing!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Paulo

Ranking: 2.373º

Paulo 1.340 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/11/2018 às 22:20
Por Paulo Cunha (@burnex)

Eventualmente resolvo usar esse espaço pra dizer algo que me engasga. Não pra conseguir pageviews ou mesmo as famosas curtidas, mas porque gosto muito do MeuTimão nos permitir essa ferramenta que trato como um blog pessoal.

Hoje estava pensando sobre o Marketing. Capitaneado pelo Rosemberg.

Não sou eu que vou ser o diferentão dizendo que o marketing tá uma bosta. Todo mundo já percebeu. O desafio é tentar entender o porque isso está acontecendo.

Na primeira passagem do Rosemberg, muitos acertos (Ronaldo sendo o principal), mas já se notava ali uma certa soberba, acobertada pelos títulos seguidos entre 2009 e 2012. As alfinetadas no Palmeiras e outros times estavam ali, mas passaram despercebidas pelo Corinthiano que a época se divertia e realmente queria zoar, esquecer a draga da segundona dando uma volta por cima épica.

Penso que essa época vitoriosa foi o que também permitiu algumas ações de marketing que realmente só funcionariam numa boa. Exemplificando: O que você, Corinthiano, diria se hoje a diretoria anunciasse um projeto de trazer um 'promissor' jogador da China? O que você colocaria no seu Facebook hoje (enquanto o famigerado 'facenois' não chega) se a diretoria anunciasse uma nova 'Republica Popular do Corinthians' ou a 'Locospirose'? Iria aderir ou xingar?

As plataformas oficiais do clube também parecem a deriva. Somente este ano, erros inaceitaveis, desde aviso de contratação frustrada (caso Zeca), fogo amigo (o tweet 'respeita as minas' irônico para Leila Pereira) e até mesmo exposição desnecessária a um fato isolado (repudiar o assédio a jornalista Fabiola Andrade antes da confirmação do mesmo). São muitos erros! Fosse uma empresa, um líder de determinado setor cometendo tantos erros deveria ser afastado da posição, trocado por outro e na mais triste das hipóteses, demitido.

Vemos um potencial gigantesco sendo desperdiçado a cada dia que passa sem que nos sejam passadas informações minimamente confiáveis, como patrocínio principal e naming rights. Tamanha irresponsabilidade hoje faz com que o próprio Corinthiano zoe livremente com esses assuntos. Imaginem o que pensam então as empresas que poderiam se dispor ao patrocínio? E quanto as empresas que investem hoje no Corinthians, quais ações (que eles gostam de chamar 'ativar a marca') conseguimos lembrar hoje? Me lembro apenas da enquete Estrella Galicia para o melhor jogador do time no jogo (o que convenhamos, ultimamente...é quase uma anti-ação de marketing). Essa mesma Estrella Galicia patrocinou recentemente uma das mais aclamadas séries atuais, lá Casa de Papel... Não precisa ser gênio no campo da propaganda pra saber que uma coisa poderia se ligar a outra naturalmente. Além claro de FoxLux, Minds... Etc. Empresas que me parecem de um 'segundo escalão' em seus segmentos. Enfim, ao menos estão depositando a grana (esperamos).

Com tudo isso cheguei a uma conclusão...Rosemberg é sim um grande nome, mas o seu tempo no marketing se esgotou. Talvez como diretor financeiro (sua formação e carreira), poderia propor por exemplo a solução para o rombo que temos no clube social e esportes terrenos. Sei lá...Poderia tentar ao menos. E abrir espaço para uma nova cabeça no Marketing (ou mesmo uma consultoria - na minha opinião, de leigo, de quem ve de longe, essa seria a melhor opção).

Gostaria de saber de vocês também (aos que acompanharam o textão rs)...se concorda ou discorda - com respeito!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Ralf Crítico

Ranking: 183º

Ralf 10.144 posts

@cardoso2 em 25/11/2018 às 17:23

Resumindo: Rosenberg ainda não mostrou pra que veio.

Ou, no caso, pra que voltou.

Foto do perfil de Rodrigo Matias

Rodrigo 18 posts

@rodrigo.matias4 em 25/11/2018 às 17:04

Concordo plenamente, amigo!

Acho que o grande problema é que o Rosenberg vive das benfeitorias que fez na primeira passagem.

Foto do perfil de Jose Roberto

Ranking: 1.128º

Jose 2.784 posts

@mustang em 25/11/2018 às 16:35

Correto!

Foto do perfil de Diego Moreira

Ranking: 3.356º

Diego 904 posts

@diego.moreira7 em 25/11/2018 às 15:34

O marketing ruim é apenas consequência de uma diretoria que cheira à corrupção. Poderia ser o maior especialista de marketing no mundo, mas ninguém quer sujar sua marca patrocinando o Corinthians. Quanto antes nós acordarmos para essa realidade, teremos chance de tirar o nosso clube do caminho de virar um Vasco.

Publicidade

Foto do perfil de Diego De Paiva Barbero

Diego 148 posts

@sofredorgracasadeus em 25/11/2018 às 15:23

Não pede um time do tamanho do Corinthians não ter patrocínio master e o tal do NR... Rosemberg precisa sair do marketing e dar espaço para outro colaborador...

Foto do perfil de Daniel Mendes Carvalho

Ranking: 1.263º

Daniel 2.526 posts

@danmendes91 em 25/11/2018 às 15:18

Uma coisa que me deixa com raiva é a falta de sigilo da diretoria. Sobre vaza algo. Foi Alex Teixeira confirmado e não rolou, foi Drogba convidado e desmentindo sem nem ter contato, foi 10 vezes o Tevez, Dudu confirmado entre outros vários jogadores. A Chevrolet ia patrocinar na final da Copa do Brasil, mas a informação vazou e eles desistiram.

Desculpa mesmo meu Timão, mas eu duvido até que o Carille venha. Só é verdade quando está assinando o contrato.

Foto do perfil de Joslair Mendes

Ranking: 779º

Joslair 3.844 posts

@joslair.mendes em 25/11/2018 às 15:06

O grande problema hoje é que hoje não tem mais um Ronaldo pra ajudar a alavancar as finanças

Foto do perfil de Lucas Amorim

Lucas 89 posts

@lucas.amorim6 em 25/11/2018 às 15:01

A maior malandragem de hoje em dia é ser honesto... Falta honestidade e transparecia no clube. Não tem marketing que der jeito.