Marketing? Marketing!

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Paulo #2.544 @burnex em 24/11/2018 às 22:20

Eventualmente resolvo usar esse espaço pra dizer algo que me engasga. Não pra conseguir pageviews ou mesmo as famosas curtidas, mas porque gosto muito do MeuTimão nos permitir essa ferramenta que trato como um blog pessoal.

Hoje estava pensando sobre o Marketing. Capitaneado pelo Rosemberg.

Não sou eu que vou ser o diferentão dizendo que o marketing tá uma bosta. Todo mundo já percebeu. O desafio é tentar entender o porque isso está acontecendo.

Na primeira passagem do Rosemberg, muitos acertos (Ronaldo sendo o principal), mas já se notava ali uma certa soberba, acobertada pelos títulos seguidos entre 2009 e 2012. As alfinetadas no Palmeiras e outros times estavam ali, mas passaram despercebidas pelo Corinthiano que a época se divertia e realmente queria zoar, esquecer a draga da segundona dando uma volta por cima épica.

Penso que essa época vitoriosa foi o que também permitiu algumas ações de marketing que realmente só funcionariam numa boa. Exemplificando: O que você, Corinthiano, diria se hoje a diretoria anunciasse um projeto de trazer um 'promissor' jogador da China? O que você colocaria no seu Facebook hoje (enquanto o famigerado 'facenois' não chega) se a diretoria anunciasse uma nova 'Republica Popular do Corinthians' ou a 'Locospirose'? Iria aderir ou xingar?

As plataformas oficiais do clube também parecem a deriva. Somente este ano, erros inaceitaveis, desde aviso de contratação frustrada (caso Zeca), fogo amigo (o tweet 'respeita as minas' irônico para Leila Pereira) e até mesmo exposição desnecessária a um fato isolado (repudiar o assédio a jornalista Fabiola Andrade antes da confirmação do mesmo). São muitos erros! Fosse uma empresa, um líder de determinado setor cometendo tantos erros deveria ser afastado da posição, trocado por outro e na mais triste das hipóteses, demitido.

Vemos um potencial gigantesco sendo desperdiçado a cada dia que passa sem que nos sejam passadas informações minimamente confiáveis, como patrocínio principal e naming rights. Tamanha irresponsabilidade hoje faz com que o próprio Corinthiano zoe livremente com esses assuntos. Imaginem o que pensam então as empresas que poderiam se dispor ao patrocínio? E quanto as empresas que investem hoje no Corinthians, quais ações (que eles gostam de chamar 'ativar a marca') conseguimos lembrar hoje? Me lembro apenas da enquete Estrella Galicia para o melhor jogador do time no jogo (o que convenhamos, ultimamente...é quase uma anti-ação de marketing). Essa mesma Estrella Galicia patrocinou recentemente uma das mais aclamadas séries atuais, lá Casa de Papel... Não precisa ser gênio no campo da propaganda pra saber que uma coisa poderia se ligar a outra naturalmente. Além claro de FoxLux, Minds... Etc. Empresas que me parecem de um 'segundo escalão' em seus segmentos. Enfim, ao menos estão depositando a grana (esperamos).

Com tudo isso cheguei a uma conclusão...Rosemberg é sim um grande nome, mas o seu tempo no marketing se esgotou. Talvez como diretor financeiro (sua formação e carreira), poderia propor por exemplo a solução para o rombo que temos no clube social e esportes terrenos. Sei lá...Poderia tentar ao menos. E abrir espaço para uma nova cabeça no Marketing (ou mesmo uma consultoria - na minha opinião, de leigo, de quem ve de longe, essa seria a melhor opção).

Gostaria de saber de vocês também (aos que acompanharam o textão rs)...se concorda ou discorda - com respeito!

8.205 visualizações e 81 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Luis Guedes #43 @lisca em 24/11/2018 às 22:59

Muito boa sua análise.
Concordo que o Rosenberg teve uma boa passagem na área de Marketing mas que no momento os resultados são pífios, pra dizer o mínimo.
Ele era uma esperança mas me decepcionou.
Já tinha falhado na Lusa e até agora não mostrou nada de interessante nessa nova passagem pelo Timão.
Está há um ano no cargo e nada de patrocínio master, a arrecadação do clube caiu vertiginosamente. E estamos vendo outros clubes cerscendo em arrecadação, tornando-se potências, e nós no caminho oposto, da mediocrização... Estamos diminuindo em relação a outros clubes, e envergonhando a Fiel.
A diretoria é medíocre e de objetivos discutíveis.
O clube está sem credibilidade.
O caminho é nebuloso, sinistro... Não sabemos onde iremos parar.
A solução: MUDANÇAS RADICAIS NA GESTÃO...
Missão para os sócios!

Claudio Rissi #22 @migo.pr em 25/11/2018 às 10:42

Não precisa ir muito longe.

O clube é o único bicampeão mundial, com exceção dos monstros Real e Barcelona, e o não capitalizamos nada de marketing sobre isso.

Até o site da Fifa faz mais marketing para o Corinthians que o próprio departamento do clube.

Últimas respostas

Marcos Aurélio De Almeida #674 @marcosaa em 26/11/2018 às 06:25

Sido, com todo o respeito discordo do ponto de vista.

Se eu vendo um produto com data de validade vencida ou estragado, Sou eu que desvalorizo a marca, não quem compra e avisa todo mundo que tá estragado.

Enfiar a cabeça na areia e fingir que tá tudo ótimo é o caminho mais rápido para a tragédia que estamos vivendo, com dívidas impagáveis, rolos com a justiça e time vergonhoso

Cido #5067 @cido.vieira em 25/11/2018 às 21:56

" "

Concordo como você, mas o problemas muitas vezes e que a própria torcida acaba desvalorizando a marca Corinthians, com criticas e na diretoria não que estejam errado, mas desvaloriza

Publicidade

Philippe Dutra #79 @phil.dutra em 26/11/2018 às 00:55

Se te constrangi, não foi minha intenção, te juro.

Olha esse:

http://tudotimao.com.br/news.asp?nID=131985 Corinthiano ou corintiano? Corinthiano ou corintiano? Notícias atualizadas do Corinthians, cobertura diária do clube e matérias exclusivas. Contratações do Timão e muito mais. tudotimao.com.brtudotimao.com.br

Professor Pasquale explicando...

Me chamam pelo nome dele, eu racho, não chego à unha encravada dos pés dele.

Desculpa qualquer coisa.

Paulo #2544 @burnex em 25/11/2018 às 05:42

" "

Rs obrigado...Rosenberg, falhei várias vezes na hora de escrever

Quanto ao TH eu me lembrei disso na hora de escrever. Nesse caso tem muita discussão a respeito, não pelo fato de 'Corinthiano' estar correto, mas pelo uso do TH pelo contexto. Tem um artigo bom sobre isso nesse link: http://www.memoriacorinthiana.com.br/Acoes.aspx?n=10 CPMC - Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC) nasceu da necessidade de resgatar a... CPMC - Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC) nasceu da necessidade de resgatar a história alvinegra. memoriacorinthiana.com.br

Philippe Dutra #79 @phil.dutra em 26/11/2018 às 00:50

Justamente por não ser uma palavra portuguesa que o coreto é corintiano, porque em português não existe o dígrafo TH.

Ter ou não o H, depende do gosto de cada um. Não que seja errado querer escrever com TH. Segundo a gramática o correto é corintiano, porém, a língua portuguesa é mutável e vai condicionando. Eu prefiro corintiano.

EhNois #435 @ehnois.smith em 25/11/2018 às 08:21

" "

Corinthians não é uma palavra portuguesa. Ela foi incorporada.

O que dizer da camisa 'democracia CorintHiana'?

Thiago Henrique #1.222 @caissara em 25/11/2018 às 22:23

Ótimo texto! Mas coisas boas estão chegando! Tem uma empresa multinacional aquela que falaram que ia substitui a Onmi! Acredito que até o final do ano o contrato seja fechado! Como vai ser eu não sei, mas que será bom será!

Cido Vieira #5.067 @cido.vieira em 25/11/2018 às 21:56

Concordo como você, mas o problemas muitas vezes e que a própria torcida acaba desvalorizando a marca Corinthians, com criticas e na diretoria não que estejam errado, mas desvaloriza

Vladimir Cibulskis #5.180 @vladimir.cibulskis em 25/11/2018 às 21:52

Penso que o contrato com a OMNI é o que tem de pior na atualidade. Em agosto li uma reportagem que falava da saída da OMNI para entrada da IBM, de uma forma que o Corinthians receberia sempre uma melhor fatia do bolo. Nada aconteceu. Com um Fiel Torcedor bem administrado, milhares de novos sócios virão, mas para isso, os sócios que não frequentam Estádio precisam receber algo em troca. Clube não se sustenta só com fanáticos, e sim com todos os torcedores.

Tiago Frozza #4.577 @tiago.frozza em 25/11/2018 às 21:46

Quando anunciado realmente achamos que teríamos novidade neste departamento até que enfim uma mente criativa.

Mas esse primeiro ano está sendo ridículo.

Janio Mouta #3.061 @janio.mouta em 25/11/2018 às 21:45

Não podemos tapar aos olhos... Nenhum empresa do primeiro escalão vai investir num clube com um político corrupto e que pertence ao partido mais corrupto da nossa história. Com Andrés esquecem as empresas do primeiro escalão.

Paulo Hubert #5.707 @dcphj em 25/11/2018 às 21:22

Realmente. Praticamente não houve nenhuma ação. As tais iniciativas de facenois e chefeboy são uma palhaçada.

Baltazar Oswaldo Silva #5 @baltazar.1954 em 25/11/2018 às 20:56

Nem a campanha Respeita as Minas, que foi a única coisa que esse marketing fez, deu tudo certo, afinal o estagiário se precipitou e soltou uma fake news do assédio da Fabíola, e aí além de quase fud3r com a vida de um inocente fez o clube ser motivo de críticas.