Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Marketing? Marketing!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Paulo

Ranking: 2.370º

Paulo 1.347 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/11/2018 às 22:20
Por Paulo Cunha (@burnex)

Eventualmente resolvo usar esse espaço pra dizer algo que me engasga. Não pra conseguir pageviews ou mesmo as famosas curtidas, mas porque gosto muito do MeuTimão nos permitir essa ferramenta que trato como um blog pessoal.

Hoje estava pensando sobre o Marketing. Capitaneado pelo Rosemberg.

Não sou eu que vou ser o diferentão dizendo que o marketing tá uma bosta. Todo mundo já percebeu. O desafio é tentar entender o porque isso está acontecendo.

Na primeira passagem do Rosemberg, muitos acertos (Ronaldo sendo o principal), mas já se notava ali uma certa soberba, acobertada pelos títulos seguidos entre 2009 e 2012. As alfinetadas no Palmeiras e outros times estavam ali, mas passaram despercebidas pelo Corinthiano que a época se divertia e realmente queria zoar, esquecer a draga da segundona dando uma volta por cima épica.

Penso que essa época vitoriosa foi o que também permitiu algumas ações de marketing que realmente só funcionariam numa boa. Exemplificando: O que você, Corinthiano, diria se hoje a diretoria anunciasse um projeto de trazer um 'promissor' jogador da China? O que você colocaria no seu Facebook hoje (enquanto o famigerado 'facenois' não chega) se a diretoria anunciasse uma nova 'Republica Popular do Corinthians' ou a 'Locospirose'? Iria aderir ou xingar?

As plataformas oficiais do clube também parecem a deriva. Somente este ano, erros inaceitaveis, desde aviso de contratação frustrada (caso Zeca), fogo amigo (o tweet 'respeita as minas' irônico para Leila Pereira) e até mesmo exposição desnecessária a um fato isolado (repudiar o assédio a jornalista Fabiola Andrade antes da confirmação do mesmo). São muitos erros! Fosse uma empresa, um líder de determinado setor cometendo tantos erros deveria ser afastado da posição, trocado por outro e na mais triste das hipóteses, demitido.

Vemos um potencial gigantesco sendo desperdiçado a cada dia que passa sem que nos sejam passadas informações minimamente confiáveis, como patrocínio principal e naming rights. Tamanha irresponsabilidade hoje faz com que o próprio Corinthiano zoe livremente com esses assuntos. Imaginem o que pensam então as empresas que poderiam se dispor ao patrocínio? E quanto as empresas que investem hoje no Corinthians, quais ações (que eles gostam de chamar 'ativar a marca') conseguimos lembrar hoje? Me lembro apenas da enquete Estrella Galicia para o melhor jogador do time no jogo (o que convenhamos, ultimamente...é quase uma anti-ação de marketing). Essa mesma Estrella Galicia patrocinou recentemente uma das mais aclamadas séries atuais, lá Casa de Papel... Não precisa ser gênio no campo da propaganda pra saber que uma coisa poderia se ligar a outra naturalmente. Além claro de FoxLux, Minds... Etc. Empresas que me parecem de um 'segundo escalão' em seus segmentos. Enfim, ao menos estão depositando a grana (esperamos).

Com tudo isso cheguei a uma conclusão...Rosemberg é sim um grande nome, mas o seu tempo no marketing se esgotou. Talvez como diretor financeiro (sua formação e carreira), poderia propor por exemplo a solução para o rombo que temos no clube social e esportes terrenos. Sei lá...Poderia tentar ao menos. E abrir espaço para uma nova cabeça no Marketing (ou mesmo uma consultoria - na minha opinião, de leigo, de quem ve de longe, essa seria a melhor opção).

Gostaria de saber de vocês também (aos que acompanharam o textão rs)...se concorda ou discorda - com respeito!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Alexandre De Melo Lopes

Alexandre 69 posts

@lopes.mello em 25/11/2018 às 12:50

Concordo sim, temos que inovar senão não iremos caminhar pra frente e sim regredir igusl temos feito.Pra mim tem que colocar uma empresa de consultoria que seja séria e de confiança, só assim teremos o patrocínio master e o naming rigths.

Foto do perfil de Wil Campos

Ranking: 2.969º

Wil 1.049 posts

@wil.campos em 25/11/2018 às 12:41

O problema é a ligação do Andrés com a odebrech e Lula, ninguém quer ter a sua marca ligado a esses nomes no pais...

Tanto é que o boca jr (argentina em termos comercial e economico o Brasil é superior) e está com um patrocínio (Qatar) se o Corinthians não

Estivesse ligado a esses nomes bem provável que estaria patrocinado o Corinthians...

Foto do perfil de João  Moraes

Ranking: 1.833º

João 1.789 posts

@badwolf em 25/11/2018 às 12:19

Paulo precisamos de uma mudança radical que não passa apenas pelo marketing.A filosofia desse grupo que dirige há mais de 10 anos esgotou, precisamos de ideias novas precisamos profissionalizar o Corinthians não há mais espaço para amadores.Tem acabar com essa 'ação entre amigos' que o Corinthians se tornou.Temos que exigir Gestão profissional.

Foto do perfil de Roberto Ourique De Carvalho

Ranking: 1.628º

Roberto 2.013 posts

@ourique em 25/11/2018 às 12:06

Na minha opinião sempre foi um enganador.

Publicidade

Foto do perfil de Matheus .

Ranking: 1.011º

Matheus 3.106 posts

@matuzzi em 25/11/2018 às 11:57

O Rosemberg é um grande economista!

Mas não é profissional de Marketing...com Ronaldo ao lado é uma coisa, patrocinador vem babando!

Sem ele, é só ver o que tivemos de Marketing esse ano: nada!

Foto do perfil de Alexandre Domingos

Ranking: 1.041º

Alexandre 3.043 posts

@adomingos em 25/11/2018 às 11:50

Valeu pelo textão, o tempo desta chapa RENOVAÇÃO E TRANSPARÊNCIA passou, não era a hora deles neste momento.

Foto do perfil de Jose Carlos Monteiro

Jose 91 posts

@monteiro.jc em 25/11/2018 às 11:45

O Rosemberg é a maior frustração. Não consegue nada, só promessas. Gosta de holofotes. Como marqueteiro é um grande enganador. Os órgão de fiscalização do clube são omissos no que tange às responsabilidades dos membros da diretoria, que são experts em aumentar as dívidas.

Foto do perfil de Facn

Ranking: 5.308º

Facn 492 posts

@fernando.nassar em 25/11/2018 às 11:33

Na verdade a força da marca Corinthians exige uma administração profissional em todos os setores, acabando com essa politicalha de esquemas em benefício próprio! Com uma gestão Séria Profissional seremos IMBATÍVEIS!