Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Todo esse burburinho em cima do 'Corinthianismo' só reflete o que o Rosenberg fala em...

Foto do perfil de Anat

Ranking: 2.666º

Anat 1.191 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/02/2019 às 12:09
Por Anat Picareta (@camarez)

Que a torcida do Corinthians mudou!

E isso já viamos por aqui antes da tal jogada.

O DNA do corinthiano não é o mesmo do que foi durante a fila e durante as décadas de 80 e 90. Como se os mantras corinthianos (ó, 'mantras', que nada mais são que vocalizações que repetem vibrações divinas no canto) tivesse se tornado vazios cantos de estádio pra uma parte considerável da torcida que vê no Corinthians um espetáculo de futebol apenas.

Na ideia do Corinthianismo não se fala em substituir ou minimizar nenhuma figura sacra perto do Corinthians, mas somente em criar um vínculo entre elas e a fé corinthiana.

E pior, aposto que a maioria dos moralistas mimizentos são os mesmos que criticam as 'gerações mimimi'. E agora José?

Isso é só uma forma de exaltar e reverenciar o que nos une como corinthianos (ou o que deveria unir pela nossa origem histórica): a fé e o amor. Como Rosenberg diz, de reaproximar o corinthiano do DNA que o fez, de resgatar as raízes do Corinthians. Ele cita a fila de 23 anos onde a torcida foi a que mais cresceu como exemplo maior disso. Ou o senso comunitário entre corinthianos. Me lembro quando era molequinho e ia no Pacaembu ver o Corinthians e nos arredores do estádio todos eram chamados pelo mesmo nome uns pelos outro: Corinthians.

E quando você vê um mano na rua com a camisa do Corinthians e se vê próximo a um estranho qualquer por esse simples fato. Ou como um parceiro aqui fez um post ótimo listando todos os traços de religiosidade sincrética que a torcida abraçou em torno do Corinthians. São Jorge nosso padroeiro, que é Ogum dos nossos irmãos pretos. Quantas vezes vocês cantaram 'vou pra Bahia acender a chama no terreiro de iaia'?

Esse chororô todo nem parece coisa de quem conhece o Corinthians.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Thomaz Ernesto

Ranking: 564º

Thomaz 4.939 posts

@thomdobando em 19/02/2019 às 12:42

Corinthianismo sempre existiu, é minha religião.

Vamos respeitar todas as religiões, e VAI CORINTHIANS (amém) haha

Foto do perfil de Jean Eudes Brogliato

Ranking: 1.351º

Jean 2.364 posts

@jean.eudes.brogliato em 19/02/2019 às 12:33

Sim... O corinthianismo existe faz tempo já... E todo mundo tem seu ritual em dias de jogo...

é que essa geração sãopaulinizada, depois da arena e do título da liberta (Elias tinha razão sobre a torcida), é muito mal acostumada...

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Danilo Freire

Ranking: 2.037º

Danilo 1.620 posts

@danilofreire em 19/02/2019 às 13:20

Um monte de hipócritas que sequer frequentam regularmente a igreja e que até mesmo não seguem nada do que a religião prega, mas acham que vão para o seu céu deles porque tão chorando num fórum 'defendendo' uma imagem... E pior tão distorcendo o verdadeiro intuito da campanha publicitaria, pra poder militar/lacrar falando de religião. Se vocês querem ir para o 'céu', vamos viver fazendo o bem e não fazendo um monte de merda na vida real, mas 'lacrando' em fóruns

Foto do perfil de Fabiano Lima

Ranking: 343º

Fabiano 6.861 posts

@fabiano.lima7 em 19/02/2019 às 12:57

Achei apenas uma campanha pra vender produtos nada mais e quanto a ofender uma religiao ou crença porque colocar a imagem de Jesus desnecessário quanto ao resto como falei querem vender produtos e uma campanha bem fraca, vai vender alguns produtos e logo vai ser esquecida, convenhamos não foi algo que prenderia como a campanha jamais vou te abandonar, essa sim foi no fundo da alma do ser corinthiano

Foto do perfil de Marcio Galvão

Ranking: 2.287º

Marcio 1.412 posts

@mgalvao1983 em 19/02/2019 às 12:43

Ótima visão!

Foto do perfil de Iuri B Candido

Ranking: 788º

Iuri 3.825 posts

@iuri.candido em 19/02/2019 às 12:29

Eu imagino torcedores como aquele que atravessou o gramado do Morumbi após o título de 77, de joelhos, carregando a bandeira nas costas, chorando e rezando, e que está eternizado nas memórias da paixão Corinthiana, como seria neste 18/2/2019.

Foto do perfil de Luan Rodrigues

Ranking: 414º

Luan 6.166 posts

@luan.rodrigues21 em 19/02/2019 às 12:28

Uma coisa é certa, sendo a favor ou contra, essa campanha está dando o que falar! Acho que era essa mesmo a intenção.