Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Defesa mal, 3 volantes, quem poderá nos ajudar?

Foto do perfil de Evaristo

Ranking: 5.062º

Evaristo 523 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 06/03/2019 às 13:34
Por Evaristo (@evaristo.thiesney)

Calma, ainda não estou chamando o Chapolin Colorado...

Nos últimos anos ficamos famosos por defesas sólidas, consagrar zagueiros até então desconhecidos, melhores defesas dos campeonatos, etc.

E quem treinou essas defesas sempre foi o Carille, o que será que mudou? O Carille desaprendeu, os jogadores são ruins...?

Aqui vai minha opinião:

Nesse ano estamos sofrendo muito com bolas aéreas, em sua maioria no segundo pau (falha da dupla de zaga, do lateral que não marcou o cabeceador, do outro lateral que não evitou o cruzamento...).

Durante os últimos anos sempre tivemos 'terceiros volantes' nas beiradas (Jorge Henrique e Romero são os melhores exemplos), esses caras não entravam na área para tirar no cabeceio normalmente, mas eles tinham a função de atrapalhar os cruzamentos. Com o Romero na cola do lateral, ele não consegue cruzar direito, facilita para a defesa.

Olha alguns dos gols de bola aérea (os dois do RB Brasil não coloquei, mas são bem parecidos com o primeiro do Ferroviário-CE):

Todos de cruzamentos sob marcação (ou não marcação) dos pontas; os jogadores estão muito livres para cruzar e qual seria minha sugestão:

Acredito que não temos mais jogadores com características do Romero, JH (ou até mesmo do Jadson em 2015), então acho que podemos solucionar esse problema colocando jogadores de meio aberto nessa função, como Ramiro fez no Grêmio.

Esses jogadores teriam a função de marcar as laterais facilitar a saída de bola e construir as jogadas de ataque, parece mais defensivo, porém teríamos um meio mais pensador e liberaríamos os laterias.

Sem entrar muito no mérito das peças, pensando em formação, eu imagino essa ideia de time:

O que vocês acham? Concordam, discordam, mudaria algo, comenta ai para alimentarmos a discussão!

Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Richard Vinicius

Ranking: 390º

Richard 6.378 posts

@richard.vinicius1 em 06/03/2019 às 14:54

A maioria dos gols de cabeça vem de escanteio ou de falta, Não é colocando uma volante na ponta que as coisas vão se resolver, isso só iria piorar o ataque que já é horrível.
Foto do perfil de Vagner Silva

Ranking: 31º

Vagner 27.512 posts

@vagner.silva13 em 06/03/2019 às 14:30

Sornoza não pode nunca ser reserva

Foto do perfil de Joao Vital

Ranking: 298º

Joao 7.643 posts

@joaovitalfn em 06/03/2019 às 14:22

Jadson nesse esquema teria de marcar. Júnior Urso não é jogador de jogar pelas beiradas.

Foto do perfil de Jefferson Nunes

Ranking: 80º

Jefferson 16.235 posts

@jefferson.nunes.rib1 em 06/03/2019 às 14:20

Eu concordo, sem contar que sempre tivemos um Pit Bul no meio de campo.

Agora com a volta do Ralf, ele ajudando na marcação tende a melhorar..

A galera sempre questionou Romero pela qualidade técnica, mas a realidade que Corinthians jogando nesse esquema, ele era fundamental. Independentemente de só marcar, algumas vezes até atrapalhar um contra-ataque. Mas ele cobria lateral é ajudava algumas vezes no ataque..

Só acho que esse esquema fica muito preso defensivamente, Um jogo com Jadson, Pedrinho ou outro do meio mal na partida, o time fica sem poder de criação..

Eu prefiro o tradicional 4 4 2...

Com dois volantes um mais marcador outro com liberdade.. 2 meias e 2 atacantes...

Publicidade

Foto do perfil de Erik Cortez

Ranking: 513º

Erik 5.317 posts

@erik.adriano em 06/03/2019 às 14:19

Como você deve ter visto na publicação, os 3 volantes foram colocados juntos depois de um tempo do treino, o que isso quer dizer? Ele estava 'simulando' situações da partida, no caso o Corinthians ganhando e o Santos vindo em cima, colocaria outro pra fechar, só que ali no caso o ramiro não é um volante volante, ele faz mais funções, então antes de ficar imaginando o time fechado, tem que confiar no treinador, todos sabemos que ele é um treinador defensivo, não a toa que é vencedor, o desempenho esta bom? Não. Mas o que importa é o resultado, e disso estamos muito bem

Foto do perfil de João Henrique Azevedo

Ranking: 78º

João 16.390 posts

@joao.henrique.azeved em 06/03/2019 às 14:12

Sinceramente não creio que nosso problema maior seja sem a bola, mas sim com a bola. Nós damos tanta posse e campo para o adversário que fica impossível se defender com qualidade o tempo todo com tanto pouco tempo de trabalho e além disso tem que contar com uma boa dose de sorte, o que não estamos tendo.

Foto do perfil de Lutércio Reinaldo Padilha

Ranking: 215º

Lutércio 9.281 posts

@lutercio em 06/03/2019 às 14:11

É só olhar e ver os espaços que dão para os cruzamentos;parecem que tem medo de dividir ou levarem boladas!

Foto do perfil de Drasccp Sp

Ranking: 272º

Drasccp 8.046 posts

@drasccp em 06/03/2019 às 14:00

Acho que Júnior Urso não vai render jogando no corredor esquerdo. O ideal seria ele jogando como segundo volante por dentro e ter outro jogador de lado de campo por ali. Talvez, se o Arana vier, poderia jogar num 3-5-2, com o Arana mais livre pela esquerda. Mas acho muito difícil uma mudança brusca de formação com pouco tempo de treinamentos. Dá pra fazer uma mudança mais drástica na parada pra copa América.