O futebol está mudando e os técnicos brasileiros ainda não perceberam

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Oswald @cobblepot10 em 22/07/2019 às 12:12

Lembrando que este post é minha opinião e eu não sou dono da verdade. Posso estar enganado.

Um dos assuntos mais recorrentes hoje no futebol brasileiro são nossos técnicos. A cada rodada que se passa do Brasileirão, as apresentações de Sampaoli, a frente do Santos, e Jorge Jesus, a frente do Flamengo, colocam em cheque a capacidade e a mentalidade dos técnicos brasileiros.

A questão é: O que esses técnicos sabem taticamente, além da mentalidade ofensiva, que nossos técnicos não sabem?

Para refletir melhor sobre o assunto devemos olhar um pouco para o continente que mais se pratica o jogo bonito, a Europa, para chegarmos a uma conclusão mais detalhada.

Na Champions League passada, em que o Liverpool venceu, os 4 semi-finalistas tinham algo em comum: Todos jogavam com três volantes.

Liverpool: Fabinho, Henderson, Milner. Por vezes trocando posições com Keita e Wijnaldum.

Barcelona: Busquets, Artur, Rakitic. Por vezes entrando Vidal.

Tottenham: Sissoko, Winks, Eriksen(é meia de origem, iremos falar mais a frente sobre isso). Por vezes trocando com Dier e Wanyama.

Ajax: Schone, De Jong, Van de Beek.

- A Sr. Cobblepoot, mas jogar com três volantes não é ser 'retranqueiro'?

Depende, nação corintiana. Como disse no título, o futebol mudou.

Todos os 'volantes' desse time possuem jogadores que eram meias de origem e acabaram sendo recuados pelos técnicos.

O futebol hoje, rápido e compacto, necessita de meio-campistas que pensem o jogo e tenham bom passem, somado a uma boa marcação.

Não precisamos ir longe para ver casos como este. Aqui mesmo no Brasil temos o Diego Pituca que com Cuca era 'o famoso 10' e com Sampaoli virou primeiro volante.

Outro caso com o mesmo Sampaoli é na época que contratou o Ganso querendo o transformar em um volante, porém não deu certo porque como todo mundo sabe ganso é lento e não gosta de marcar.

Podemos citar o Real Madrid e a França. O Real tri-campeão da Champions League com Modric, Casemiro e Kroos e a França com Matuidi, Pogba e Kante.

A Alemanha de 2014 também, com Khedira, Kroos e schweinsteiger.

Cito também o melhor Corinthians que vi jogar, o de 2015. Também tinha a trinca no meio campo com Renato Augusto, Elias e Ralf. Renato Augusto é outro que também é o famoso meia-volante.

É obvio que jogar assim não é garantia de sucesso, mas os times e seleção que estão obtendo sucesso, jogam dessa forma.

- A Sr. Cobblepoot, mas esses times e seleções possuem jogadores de ótima qualidade técnica.

No Brasil como disse temos o Santos que joga dessa forma. Também o Atlético-PR e agora o Flamengo da indícios que irá atuar da mesma forma.

Criei este tópico pois vejo muitos torcedores dizendo que 'falta um 10, um meia com qualidade', quando o futebol já mudou e os técnicos viram refém dessa esquema tático que tanto necessita desse cara.

Meias-volantes ao que me parece ser, será o futuro do futebol.

Mais a frente irei fazer um tópico falando sobre o que Carille pode fazer para tentar melhorar o Corinthians.

Bom, essa é somente minha opinião. Todos vocês são livres para discordar.

Vai Corinthians!

12.325 visualizações e 222 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Itamar Fulano #35 @sr.fulano em 22/07/2019 às 17:11

Bom tópico! Parabéns!

Eu só discordo de alguns pontos, mas não wue seja contra, só acho que são relativos.

Essa questão de futebol 'bonito' praticado na 'Europa'.

Não é a Europa e sim 4 ou 5 times em 4 ou 5 pauses.

A Europa tem 50 países e milgares de times, mas usam 4 ou 5 times que tem o poder financeiro pra contratar quem quer como referência.

Quando se pode contrar quem quer o técnico já molda o elenco no conceito que quer e não precisa se adaptar as características do elenco que tem.

O que me leva ao outro ponto.

Não importa se são 3 ou 2 ou 1 ou 4 volantes, se tiver os jogadores pra fazer o conceito de jogo que quer pide até dar certo.

ESSA É A QUESTÃO!

Não exuste esquema perfeito!

O que existe o que se encaixa nelhor com que tem.

E O TÉCNICO QUE SE SOBRESSAI É O QUE SABE INDENTIFICAR O CONCEITO QUE FUNCIONA MELHOR COM O SEU ELENCO E APLICAR.

O que vejo é como o Carille forcar uma ideia de jogo.

Como ele emourra o 4-2-3-1 nesse elenco.

Então essa ideia dis 3 volantes com um meua sendo um deles, se encaixar com a estrutura do elenco que tem ótimo!

Se não encaixa, já não adianta nada.

Então vejo que tudo é muito relativo.

No final são as peças que tem em mãos que vão decidir o que é melhor, e não um conceito que se colicam como revolucionario.

Mas são pontos de vistas.

E tópicos como esse que enriquece o Fórum.

Valeu amigo.

Rafael R #740 @rafaellima13 em 23/07/2019 às 12:05

A diferença maior é que o jogo, na Europa, se desenvolve a partir do meio campo, com a presença de pontas que sabem driblar e fazem muitos gols. Aqui no Brasil, TODAS jogadas começam com o corredor lateral-ponta, além de nossos pontas e laterais serem jogadores que SÓ TENTAM o cruzamento e, em mais de 90% da vezes, cruzam sem olhar e pra NINGUÉM. E discordo contigo no que diz respeito a '4 ou 5 times': o futebol de um time médio inglês ou espanhol é mais prazeroso de assistir que a grande maioria dos times brasileiros, que cruzam mais que atriz do xvideos

Últimas respostas

Alex Sandro @alex.sandro102 em 26/07/2019 às 09:59

Não concordo, mas são opiniões né... E nós Vai Corinthians

Daniel #10977 @daniell.madera em 26/07/2019 às 09:50

" "

Estilo de jogo é o mesmo, desde 2009... A diferença de alguns anos para outros é a qualidade dos jogadores... Mas o estilo de jogo é o mesmo.

Publicidade

Felipe Lacerda #611 @lipao88 em 26/07/2019 às 09:50

Boa mano! Excelente tópico

Daniel Ferreira Madeira #10.977 @daniell.madera em 26/07/2019 às 09:50

Estilo de jogo é o mesmo, desde 2009... A diferença de alguns anos para outros é a qualidade dos jogadores... Mas o estilo de jogo é o mesmo.

Alex @alex.sandro102 em 25/07/2019 às 20:20

" " Não concordo... O Corinthians do Tite nunca foi um time medroso retranqueiro sem 0adrao de jogo ifual e o time do Carille, se você não lembra tentar pesquisar..
sobre que os jornalista falavam do empatite porque era um time que não perdia fora de casa! Era um time que não metia goleada, mas saviajogar jogar!
É uma blasfêmia você comparar esse time do Carille com o Tite pelo amor de Deus

Corinthians esta jogando Horrivelmente, só pôr contra-ataque, desde 2017 em diante.

Alex Sandro @alex.sandro102 em 25/07/2019 às 20:20

Não concordo... O Corinthians do Tite nunca foi um time medroso retranqueiro sem 0adrao de jogo ifual e o time do Carille, se você não lembra tentar pesquisar..
sobre que os jornalista falavam do empatite porque era um time que não perdia fora de casa! Era um time que não metia goleada, mas saviajogar jogar!
É uma blasfêmia você comparar esse time do Carille com o Tite pelo amor de Deus

Corinthians esta jogando Horrivelmente, só pôr contra-ataque, desde 2017 em diante.

Daniel #10977 @daniell.madera em 24/07/2019 às 16:03

" "

Concordo... Se falarmos do time do Tite de 2015... Antes não, inclusive era tão burocrático que ele chegou a ser chamado de empatite.

Aldrei Silva #4.076 @aldrei.silva em 25/07/2019 às 10:37

Cara...não tem essa ae...esse Jorge Jesus ae vamos ver...mas ele não inventou a roda não...na verdade dos jogos que vi ele deixou o time BEM DESPROTEGIDO...até agora..PIOR que o ABEL...ontem meteu o Rafinha de meia com Rodinei lateral..precisa falar alguma coisa mais?

Agora, o Sampaoli...esse sim esta fazendo um ÓTIMO trabalho...vi diversos jogos do Santos e ele poe o time pra frente mesmo...só que no Brasil TEM técnicos que fazem exatamente igual a ele...DORIVAL DIAS fez isso no Flamento final ano passado e fez isso com São Paulo..não ganhou nada e foi mandado embora em 4 meses...o Sampaoli em 07 meses ganhou o que mesmo? NADA. O DINIZ esta fazendo isso no Fluminense...o Tiago Nunes no Atlético Pr...NÃO VEJO ESSA BOA VONTADE com os brasileiros.

A questão é que o Corinthians É OUTRO ESTILO...e eu não acho errado não...vc tem que acertar o momento defensivo mesmo...ESTA CERTO O Carille...o que não esta dando certo no Corinthians a meu ver é MUITO SIMPLES...Sornoza não estreiou no Corinthians ainda..Pedrinho tem lampejos...Claysson lampejos...do meio pra frente time VIVE DE LAMPEJOS E ESFORÇOS...FALTA FUTEBOL...JOGADOR MESMO...

Lucas Gabriel Da Silva #7.313 @lucat em 24/07/2019 às 22:56

Para mim o Corinthians jogaria melhor ofensivamente se mudasse a estrutura e sistema. Com Urso temos infiltração, com Matheus temos passe e boa chegada e com Ralf uma defesa monstra, mas também da para usar Sornoza ou um meia em uma dessas posições e claro que soltar mais os pontas para centralizar porque na tática de Carille jogam muito nos extremos, ficam pisando na área, mas participação não é efetiva. Jogar com Everaldo e Pedrinho seria bom e ai o centravante pode continuar com Lobe que joga bem fora da área

Feliciano Martins Dos Santos #11.477 @feliciano.martins.do em 24/07/2019 às 18:16

Esse comentário tem tudo a ver com a realidade do futebol brasileiro, porém com relação ao Corinthians Eu sinto falta de quando em campo se exigia uma triangulação com os jogadores certos na posição certa, porém o que se vê hoje é muito improviso de forma que os próprios jogadores se desestimulam e não mais se preocupam com os resultados, deixando a responsabilidade para a comissão técnica...

Ramon De Jesus Brito @ramon.de.jesus.brit2 em 24/07/2019 às 17:20

Carille curtiu isso

Thiago Da Gama Fernandes @thiago.da.gama.ferna em 24/07/2019 às 17:03

Concordo com o que você disse, só não concordo com o Manoel na sua escalação, têm que colocar o Bruno Mendes ou o Marlon (o zagueiro que veio da ponte mas nunca lembro o nome dele) para jogar com o Gil

Thiago #5319 @thiagopr em 24/07/2019 às 16:59

" " Esse ano já vi ótimos jogos do Corinthians contra Flamengo, Santos, Racing e Ceará e o que o Carille fez de diferente desses para outros jogos, simples perdeu a covardia, vi jogadores jogando com sangue nos olhos, marcando a saída de bola do adversário, não recuava atrás do meio campo ao contrário estavam em todas as bolas.
O Carille tem que cobrar mais desses caras porque estão bem acomodados, isso é culpa do próprio técnico que cria esse ambiente, para mim da para recuar o Sornoza no lugar do Urso que está muito mau, Pedrinho centralizado, Vital ou Régis na direita, eu gosto do Love mas precisamos de um centroavante de área como Bosseli ou Gustavo, já que Ralf e Avelar só marcam não precisa jogar com urso para reforçar a marcação, para mim da para testar, 4141.
Cássio, Fagner, Manoel, Gil, Avelar, Ralf, Vital, Pedrinho, Sornoza, Clayson, Bosseli.

Laercio Lima Francisco Lima @laercio.lima.francis em 24/07/2019 às 17:01

Pra mim o Carille é o melhor só falta material humano de mais qualidade que saiba marcar é sair jogando