Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Post interativo: por que nossa base tem tanta dificuldade em vingar no profissional?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Ivo

Ranking: 6.806º

Ivo 331 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/11/2019 às 10:34
Por Ivo Yamada (@ivo.yamada)

Fala, nação corinthiana!

Com a chegada de mais um fim de temporada, um caminhão de dispensas (ou empréstimos) se aproxima e nelas, uma grande leva de jogadores outrora promissores na base corinthiana. E ai eu me questiono, o que acontece?

Minha intenção não é dar uma resposta, mas junto com vocês, tentar entender o que se passa.

Eu fico indignado em ter que aturar Renê Jr, Sornoza e alguns outros pés de rato que passaram no time ultimamente, e ver o time se desfazer do Mantuan, que pra mim é um ótimo volante, chega ao ataque, muito melhor que esses que ai estão. Ambos queimados atuando improvisa na lateral nas épocas de Corinthians.

Não entendo a dispensa de um Fabrício Oya que sempre foi destaque absoluto na base, tem ótimo passe, visão de jogo, bate bem na bola, mas no profissional é preterido e não tem oportunidade.

Ou ver um Claudinho comendo a bola no RedBull Bragantino, e a gente sofrendo com Clayson e mais ninguém nessa posição.

Fora outros jogadores que na base eram promissores, e no profissional nada: Vinicius Delamore, G. Romão, Marciel, Cassini, Carlinhos...

E mesmo os que chegam à ter chances no profissional, têm muita dificuldade, além do normal, muito além do que vemos em outros clubes.

A sensação que tenho, é que a base não está formando direito nossos jogadores, eles chegam extremamente despreparados para o profissional, tecnicamente, taticamente, fisicamente... Dificilmente temos uma promessa da base que chega, veste a camisa do profissional sem sentir o peso, e já está brigando por vaga no time titular ou vira titular rapidamente... E vejo isso corriqueiramente em outros clubes!

Vejamos o caso mais recente, Janderson. Tem muita vontade, é habilidoso, rápido... Mas parece despreparado, afobado muitas vezes, escolhe errado as jogadas, ainda falta... Mas não deveria!

O Pedrinho mesmo, veio para o profissional sem aguentar 90 min de jogo. E só resolveram esta questão quando subiu, porque já não prepararam o moleque na base? Pra ele chegar pronto no profissional?

Eu não entendo como uma base tão vitoriosa, vinga tão poucos jogadores DE PESO para o time principal. Porque tantas promessas são desperdiçadas.

E, sinceramente, pra contratar uma baciada de fracos como tem sido ultimamente, preferia muito mais apostar nos jogadores da base... Pra fazer merda, melhor sem gastar caminhões de dinheiro.

Mas e aí, o que vocês acham que falta pra nossa base vingar mais jogadores no time principal? Por que a garotada não consegue chegar lá em cima, vestir a camisa, e brigar por vaga no time? Diretoria? Comissão técnica?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Juninho Azevedo

Ranking: 2.008º

Juninho 1.632 posts

@juninho.azevedo1 em 21/11/2019 às 01:08

Resposta meio curta:.

Santo de casa não faz milagre.

Foto do perfil de Carlos André Adriani Möhrle

Carlos 18 posts

@carlos.andre.adriani em 21/11/2019 às 00:54

Falcatruas, lógico, isso é bem claro

Foto do perfil de Antonio Salvio Rezende

Ranking: 2.718º

Antonio 1.165 posts

@antonio.salvio.rezen em 21/11/2019 às 00:06

A meu ver, é a interferência dos 'empresários' que se metem na vida do moleque logo quando vê qualidades para se tornar um profissional. Esses caras acabaram com os clubes. O que adianta formar jovens promissores, gastando muito dinheiro com alojamento, preparadores, técnicos, medicamentos, comida etc.. Se, na hora que estão prontos, são vendidos a peso de ouro a clubes estrangeiros.? Só nos dois últimos anos, foram vários craques de bola indo pra fora, levados com sonhos de jogar em grandes clubes da Europa. Ninguém consegue segurar, pois até diretores estão envolvidos nessa maracutaia.

Foto do perfil de Ramon Va

Ranking: 3.899º

Ramon 745 posts

@ramon.va em 20/11/2019 às 23:39

Posso ser criticado, mas na minha opinião, um dos maiores culpados pelos jogadores da base não vingar, somos nós jogadores, pois não temos paciência para o jogador se adaptar, e os jovens necessita mais aínda. Lembro que muitas vezes quando algum jogador da base era testado, bastasse algumas falhas e logo era tachado como imprestável. Foi assim com o Malcon e com outros jogadores, hoje vejo alguns já tentando queimar o Pedrinho e alguns que sempre criticam l Carlos Augusto.

Publicidade

Foto do perfil de Jhow Ferreira

Ranking: 3.224º

Jhow 954 posts

@jhow.ferreira em 20/11/2019 às 23:21

A culpa principal nesse caso é da torcida. Queima dms... Base é complicado, mesmo os bons precisam de tempo, e aqui o Carlos Augusto já não presta, por exemplo... Everton Cebolinha e Luan demoraram para o ser os grandes jogadores que o Grêmio precisavam que fosse...

Diretoria não ajuda muito e nem os próprios jogadores não se ajudam indo pra time nada a ver e sem perspectiva... Até hoje me lembro, Hernanes foi emprestado pelo São Paulo para o Santo André e brilhou, foi para um time bom com certeza de ser titular e com chance de brigar por boas condições, assim o fez e por isso despontou, agora nossos jogadores vão pra São Bento, Oeste e depois que os times jogaram o estadual que é quando eles têm visibilidade... O Maycon quando foi emprestado foi pra time de série A, a Ponte Preta escalava ele direto, voltou e deu frutos, agora não vai adiantar o Oya ir para o São Bento por exemplo...

Foto do perfil de Lucas Leal

Ranking: 3.395º

Lucas 892 posts

@lucas.leal12 em 20/11/2019 às 23:06

Eu acho bem complexo e simples ao mesmo tempo, base não é ciência exata, base não se baseia em videogame, dos jogadores do sub 15, uma parte vai para o sub 17, do sub 17 menos ainda são aproveitados no sub 20, do sub 20 para o profissional uma pequena fração participarão do principal, e uma fração menor ainda se firma no time, tem muitas outras coisas que podem descrever o porque os jogadores da base não vingam, a base é pegar 30 jogadores aproveitar 2 ou 3, e se ele for muito bom vai sair cedo do time para a Europa, como é o caso do Maycon, Arana, Léo Jabá e etc

Foto do perfil de Alvaro Pinto

Alvaro 27 posts

@vilinho em 20/11/2019 às 22:50

No meu entendimento uma série de coisas atrapalha, como por exemplo a má gestão dos atletas, o Corinthians é um time gigante e é tratado pelos jogadores como uma vitrine.

Uma estrutura ruim na organização da categoria de base, se olhar os principais campeonatos europeus, a base é dividida principalmente em sub-15, sub-18 e sub-23, o que faz com que os atletas tenham um período maior de adaptação na transição.

Outra coisa que pode atrapalhar é esse pouco tempo que os atletas tenham pra se firmar, normalmente se falhar uma vez, já vem um leva de torcedores acabando com a carreira do menino, é só ver quantos jogadores tem por aí que não vingaram no Timão.

Outro motivo é o fato de todo empresário vender o sonho de bola de ouro pros garotos, o cara não aceita nem terminar o sub-20, pois isso significa que o atleta não é 'diferenciado'.

Esse ano mesmo a maioria não aceitou voltar pra fazer parte do sub-23.

Tem também o fato de se pagar melhor na Europa, assim o cara nem chegou no profissional e já quer ficar milionário, então resolve ir pra fora.

Fora isso, temos o problema de paciência, o melhor seria oferecer um contrato mais longo, com plano de carreira.

Talvez usar o sub-23 pra disputar o paulista e assim tentar aproveitar algum jogador.

Bom, acho que essas são algumas coisas que poderiam ser diferentes.

Foto do perfil de Marcio Calvo

Ranking: 543º

Marcio 5.116 posts

@neurotico em 20/11/2019 às 22:19

Camisa forte e torcida chata na internet