Adeus Patrocínio Arcaico! Parte 1 - Argumentos Campeões

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

Athus Henrique #11.870 @athus.henrique1 em 02/01/2020 às 22:32

Adeus Patrocínio Arcaico! Parte 1 - Argumentos Campeões

Hoje vemos em outros mercados do futebol que os patrocínios tem aumentado e elevado muito a competitividade das competições nacionais.
E o que chama mais a atenção é a diferença que mostra que nossos contratos estão fora da realidade, pela grandeza do nosso clube.
Existem muitos fatores que ajudam a diminuir o poder comercial de um clube e hoje no Brasil, o resultado em campo afeta muito mais, pela nossa cultura. Porém isso não pode ser fator crucial nos negócios!
Mas vamos começar falando sobre a Mina de Ouro, Premier League.
Wolverhampton, Southampton e Burnley recebem cada um de 8 a 10 milhões de euros dos seus patrocinadores máster, os três times corresponderiam atualmente em valores de máster no Brasil, ao Cruzeiro, Vasco e Botafogo, ambos recebem 10 milhões de reais. Acompanhe...
O maior patrocínio hoje na terra da Rainha, é o Manchester United, que amarga desde a temporada 2016/17 sem títulos e más atuações, recebe 75 milhões de euros da Chevrolet. Hoje no Brasil o maior patrocínio, tirando a loucura Crefisa, que paga 103 milhões de reais/ano, o São Paulo, que amarga a anos, recebe de R$ 25 a 30 milhões do Banco Inter, Flamengo em terceiro recebe do banco digital BS2, R$ 15 milhões e 10 reais por conta aberta, em seguida estamos nós, empatados com Grêmio e Internacional com R$12 milhões/ano.
Não quero comparar os mercados... Inglaterra é hoje a liga nacional mais assistida no mundo e que arrecada bilhões em cota de TV.
Vamos a uma conta...
Estes três times ingleses que citei, recebem 8 a 10 milhões de euros/ano uma diferença de 7,5 vezes para o maior patrocínio da liga. Eles são considerados clubes que vivem para brigar no meio da tabela. Mas ainda sim recebem muito mais que os times desse mesmo pelotão do Brasil!
Se formos analisar, Corithians, Flamengo e Palmeiras representam os três clubes mais fortes em gerar marketing comercial, são as 3 maiores torcidas do país.
Seus contratos deveriam estar nessa mesma linha!
Opa! Como um clube que não ganha desde 2016 recebe o maior patrocínio do Inglês!
Fácil, negociação, o Manchester United tem o poder comercial muito grande, ele é o clube inglês com maior torcida, possui 4,3 milhões, 1 milhão a mais que o segundo, Liverpool que ganha o 4° valor mais alto da Premier, 45 milhões de euros.
Alguém deve dizer sobre:
'A péssima fase que o Manchester United vive dentro de campo há alguns anos pode ser o estopim para o fim da relação milionária entre o clube inglês e sua patrocinadora máster, a montadora americana Chevrolet. O contrato entre as duas partes é válido até o final da temporada 2020/2021, e a marca está relutante em propor uma renovação.

De acordo com diversos veículos britânicos de mídia, o próprio clube já começou a procurar um novo parceiro principal. Isso porque a Chevrolet teria sentido que pagou demais pelo acordo, assinado em 2012 e iniciado em 2014, e não está vendo retorno dentro de campo. O total do contrato da montadora com os Red Devils vale nada menos do que 600 milhões euros.'

Ok! Respondendo:
'No mês de outubro, vimos que a Chevrolet decidiu que não renovaria seu contrato com o Manchester United, o mais valioso do mundo atualmente, no entanto, os Red Devils parecem não encontrar dificuldade para encontrar um substituto e segundo o jornal inglês “The Sun“, a empresa chinesa Haier deve substituir a montadora norte-americana, Apesar da má fase prolongada dentro de campo, o provável novo acordo com a marca chinesa, mostraria a força dos Red Devils no mercado global, já que segundo o diário inglês, representantes da corporação chinesa estão no Reino Unido negociando a parceria e os valores comentados são maiores do que os que atualmente são praticados junto à Chevrolet, e giram em torno de 90 a 100 milhões de euros por ano.'

Incrível não? Mas como?

São vários os fatores que tornam o time tão popular na Inglaterra. Todos têm uma história centenária e colecionam importantes vitórias. O Manchester United soma mais de 23 títulos e, em 1968, foi o primeiro clube inglês a vencer a Copa dos Campeões (atualmente chamada de Liga dos Campeões), batendo o Benfica por 4 a 1. Alguma coincidência com o Timão?

Com tradição, história e conquistas consolidadas, chegam mais investimentos e os clubes permanecem em um ciclo de ascensão.

Porém existem argumentos que deveriam ser avaliados e usados nas negociações.

1 - Corinthians, o maior campeão da década e o segundo maior do Século;

2 - Mais de 40 milhões de torcedores;

3 - Vendemos mais de 800 mil camisas por ano;

4 - Somos o clube que atrai mais mídia, com maior índice eficiente com lotação de Estádio;

5 - Temos uma arena que pode ser usada para reforçar o comercial junto as marcas;

6 - Torcida em todos os lugares do mundo;

7 - Somos o último campeão sul-americano do Mundial e invicto na Libertadores!

O maior problema hoje é que nossos presidentes não sabem usar isso, vimos isso acontecer apenas uma vez no Timão no período de 2009 a 2010, quando usávamos nossos diferenciais! Quando nos que dávamos as cartas! Quando o Comercial e Futebol trabalhavam juntos, lembram de Ronaldo?

Nosso clube pode ser tão forte financeiramente quanto o time do exterior e existem fatores que a gestão pode usar!

Fatores que irei falar no próximo tópico:

Adeus Patrocínios Arcaicos: Parte 2 - Fatores para Ascenção Milionária!

Fontes:
Sites:
Maquina do Esporte
marketing Esportivo
Mantos do Futebol
Meu Timão

1.450 visualizações e 25 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Samuel Vieira #411 @samuel.vieira2 em 02/01/2020 às 22:44

Muito legal essa visão. Também acho que é preciso mudara mentalidade.

Os mulambos fizeram isso, porque não ganhavam nada fazia tempo e mesmo assim conseguiriam ótimo contrato com a adidas.

Não vejo a mesma movimentação no Timão.

Carlitos La Pregunta #77 @carlitoslapregunta em 03/01/2020 às 08:12

Só um ponto que eu observo que muitas pessoas esquecem quando o assunto é patrocínio: situação econômica do Brasil. Isso impacta diretamente no futebol e nos patrocínios esportivos.

Bem explicado o tópico, muito bom, aguardo a parte 2.

Uma pena que tem gente preguiçosa que não lê se for muito longo, e ao invés de ficar quieto, vem faltar com educação com comentários do tipo: 'vou esperar virar filme'.

Últimas respostas

Carlitos La Pregunta #77 @carlitoslapregunta em 03/01/2020 às 13:15

Lê mano

Jeferson #1390 @jefsss em 03/01/2020 às 11:43

" "

Resume mano

Publicidade

Carlitos La Pregunta #77 @carlitoslapregunta em 03/01/2020 às 13:14

Concordo, investidores estrangeiros podem trazer benefícios não só ao clube e ao futebol, mas também à economia. Mas isso também depende bastante da situação da economia brasileira e da política, pois são dois fatores primordiais para atrair investidores de fora do país.
Acaba englobando pontos além do próprio clube e do próprio futebol. Mas são ideias que devem ser exploradas sim.

Vinicius Andrade #4436 @vinicius.andrade23 em 03/01/2020 às 12:56

" "

Mas também pode vim patrocínios de outras origens, tenho lido que a qatar vai patrocinar o varmengo. Tem outros mercados para explorar além do brasileiro

Vinicius Andrade #4.436 @vinicius.andrade23 em 03/01/2020 às 12:56

Mas também pode vim patrocínios de outras origens, tenho lido que a qatar vai patrocinar o varmengo. Tem outros mercados para explorar além do brasileiro

Carlitos #77 @carlitoslapregunta em 03/01/2020 às 08:12

" "

Só um ponto que eu observo que muitas pessoas esquecem quando o assunto é patrocínio: situação econômica do Brasil. Isso impacta diretamente no futebol e nos patrocínios esportivos.

Bem explicado o tópico, muito bom, aguardo a parte 2.

Uma pena que tem gente preguiçosa que não lê se for muito longo, e ao invés de ficar quieto, vem faltar com educação com comentários do tipo: 'vou esperar virar filme'.

Gerald Gomez #379 @luterley em 03/01/2020 às 12:24

Bom texto, um dos problemas é a incapacidade profissional e falta de visão da parte dos dirigentes, nas creio que a situação financeira precária das agremiações esportivas fragiliza sua posição negocial.

Fred De Castro #1.594 @fredcastro3 em 03/01/2020 às 12:17

Corinthians tem potencial para ter apenas um patrocínio na master na camisa, e trabalhar outros patrocínios de menor valor, em outras midias.

Jeferson Schiavinato #1.390 @jefsss em 03/01/2020 às 11:43

Resume mano

Ehnois Smith #432 @ehnois.smith em 03/01/2020 às 10:54

Uma visita a qualquer estádio na Europa ou EUA e até mesmo nos parques da Disney faria estes dirigentes arcaicos verem um mundo de possibilidades em questão de marketing e como se ganha dinheiro com eventos.

Thiago Henrique #1.203 @caissara em 03/01/2020 às 10:47

Muito bom seu texto!

Mas me pergunto você é fiel torcedor?

Os que falaram que seu tópico é excelente são fiel torcedor?

Não adianta querer cobrar a aí diretoria se o torcedor não consegue ajudar com R$ 16,00 ao mês!

Joao Umbelino #8.446 @joao.umbelino em 03/01/2020 às 09:45

Grandes empresas negociam com profissionais capacitados e habilitados para grandes negócios, enquanto houver figuras folcloricas no Corinthians ficaremos patinando sem sair do lugar, hoje para negociar com o Timão precisa estar disposto a pagar algum tipo de propina ou comissão caso contrario não entra, fico imaginando o quanto de boas propostas que chegam mas se vão por não aceitarem certas negociações.

Adriano Reis #1.172 @adriano.reis.moraes em 03/01/2020 às 09:41

Mais tem uma diretoria suspeita sobre alguns acordos no do presidente sempre pipocando em algumas noticias ruins, ex politico ou ainda politico ligado ao PT o partido do ex presidente hoje condenado por vario crimes de corrupção, alguém aqui acha que alguma empresa idônea ira ligar seu nome com o do Corinthians, mesmo o clube não tendo nada haver com as coisas erradas extra campo feita pelo presidente, e tem mais essa Arena construída com suspeita de superfaturamento estando ligada a maior operação anti-corrupção jamais vista no mundo, alguém aqui pode me chamar de anti, mais no momento estou sendo realista, mais assim fica difícil muito difícil de sonharmos com algum patrocínio milionário para o Corinthians.#essaeminhaopiniao.