Aposentadoria do assistente de lateral
Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/01/2020 às 11:04
Por Caio Cesar Santos da Silva (@caio.cesarjn)
Desde 2009 o Corinthians criou uma forma de jogo, que valorizava demais o volante que entra na área, o tal 'homem surpresa', isso consagrou Elias, Paulinho, Jucilei, Maycon, Bruno Henrique...
Mas pra isso, o Corinthians teve que recorrer, a ajuda dos 'pontas' no trabalho de marcação ao lateral adversário. Durante um tempo isto funcionou bem, pois tínhamos jogadores como Dentinho, Jorge Henrique, Sheik, William, Romarinho...que tinham físico pra fazer isto, e também habilidade pra resolver na parte técnica.
Mas nos últimos anos, nossos atacantes que tecnicamente estavam longe destes citados, começaram a se submeter apenas a este papel.
Provavelmente esta semana o Corinthians anuncia um segundo volante, que segundo relatos (assisti poucos jogos dele), é mais construtor do que definidor de jogadas, um cara que dá ritmo ao time, e infiltra pouco na área adversária, prefere ir buscar a bola nos pés dos zagueiros e começar a criação.
Muito provavelmente, isto também trará mudanças no sistema de marcação, com um volante que não chega tanto a área, não terá tanta a necessidade da cobertura dos atacantes ao lateral, pepel que historicamente era do volante (Lógico que vão ajudar, no futebol de hoje, todos marcam e todos jogam).
Acho veremos com menos frequência, nossos atacantes indo até a linha de fundo defensiva. Será uma mudança grande de ideia de jogo.
1.535 visualizações e 34 respostas neste tópico
Responder tópico
Melhores respostas
@gustavo.vaz2 em 03/01/2020 às 11:40
Você esqueceu do maior assistente de lateral depois do Jorge Henrique, que é o Romero.
@marcos.de.jesus.silv em 03/01/2020 às 11:17
Não acho errado o ponta voltar para marcar, sempre pedimos laterais que subam ao ataque e que saibam cruzar
O lateral vai cansar e terá mais chances de errar quando estiver na defesa com isso acho importante a presença do atacante para ajud3
Últimas respostas
@shogun em 03/01/2020 às 16:25
Minha opinião
Assistente de lateral durante anos foi o fator diferente que tínhamos, fechamos a década como o grande campeão da mesma jogando assim.
Se der certo mudou na hora certa não insistiu no erro, não der certo por causa de duas temporadas abaixo mudou um padrão campeão durante 8 anos numa época em que o elenco foi mal montado!
Publicidade
@leandrocvsccp em 03/01/2020 às 16:06
E o Romarinho hein? Por onde anda?
@lidiney.albuquerque em 03/01/2020 às 15:59
Atacante marcar lateral acontece em qualquer equipe, só ver no prórpio Flamengo e no San7os, BH e Marinho muitas vezes voltando pra marcar.
@gilll07 em 03/01/2020 às 15:49
Kkkk admito que sinto saudades do Dudu correndo do Romero nós clássicos e o paraguaio sem deixa ele jogar era foda kk
@erick.matheus.da.sil em 03/01/2020 às 12:33
Talvez ajudem ainda, mas BEEEEEEEEEEEEEEEEEM menos
@wandesoncunha em 03/01/2020 às 11:45
Vocês vão se decepcionar. Em vários vídeos de análises táticas do Athletico mostra Rony ou Cirino descendo na fase defensiva para montar a segunda linha de quatro e até mesmo uma linha de 5 fazendo o lateral do lado fechar como zagueiro. Coisa que o Romero fez muito em 2017.
No poderoso Liverpool, o Mané volta até, em alguns casos, fechar a tal linha de 5. Sterling faz isso no City.
O que a gente tem que sonhar é do time não passar 85% do jogo em fase defensiva como foi nos últimos anos.
@victor.fernandes8 em 03/01/2020 às 11:36
Esta é a grande mudança com Tiago.
A diferença não está no time se defender, se precaver, mas COMO.
Nesse sentido, volantes ocupam espaços de marcação e atacantes... Atacam.
@jeferson.duarte2 em 03/01/2020 às 11:31
Klopp cobra muito isso dos seus pontas, é algo natural hoje no futebol mundial. Único time que não faz isso atualmente é o Barcelona.
Mas, no ano passado, no segundo jogo contra o Santos pelo campeonato brasileiro, ver o love atrás do Avelar foi absurdo. O cara estava jogando realmente de lateral esquerdo, e não de auxiliar.