Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

SBT X Globo - A Esperança nas Cotas de TV

Foto do perfil de Athus Henrique

Athus 152 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 09/09/2020 às 04:16
Por Athus Henrique (@athus.henrique1)

A cobertura de esportes do SBT iniciou-se a partir do nascimento da emissora, em 1981.

O grupo Silvio Santos já exibiu Formula Indy, Copa do Mundo, Olimpíadas, o futebol sempre esteve em sua grade. E desde 2018 e até 2022 exibirá a Copa Nordeste.

O torneio regional foi o pontapé para que a emissora montasse seu time esportivo, para o IMPOSSÍVEL grande embate de 2020, A emissora dos Abravanel fechou o direito de transmissão da Libertadores até 2022, após Rede TV e Band tentarem acordo com a Conmebol.

Porém como a emissora conseguiu tal façanha? Todos sabemos que a Globo perdeu o controle sobre a Libertadores após entrada da FOX, tirando sua exclusividade no país.

Com isso a Conmebol usou a mesma estratégia de outras ligas, contratos de pacotes com quantidades de jogos E DIREITO DE ESCOLHA, quem pagar mais leva o direito de escolher mais jogos.

O contrato da Globo, era $60 milhões de dólares, por duas partidas de quarta feira, o SBT comprou o mesmo pacote, pelos mesmo 45 milhões de dólares que a emissora carioca quis renegociar o contrato. Outro fator que pesou a favor do SBT foi o fato de o canal dar espaço aos patrocinadores da Libertadores, o que não era feito na Globo. O pacote comercial da competição sul-americana tem previsão de inclusões comerciais das empresas antes das transmissões e durante os jogos - quando da veiculação do placar em minutagem previamente definida. Nos últimos dois anos de contrato, Globo negociou um acordo separado para não mencionar essas empresas, ao contrário do que fazia a Fox e o Facebook, por conflitos com seus parceiros. O entendimento na Conmebol era de um desgaste com a antiga parceira por conta das seguidas recusas em vincular nomes dos parceiros do torneio (Algo visto nos contratos do campeonatos do Brasil).

1-A Lição

Existe futebol na TV sem a Globo:

A confederação sul-americana provou que 'há vida' em negociações no Brasil sem a Globo, especialmente após o 'blefe' da emissora de romper o vínculo atual e buscar um acordo por valores menores apostando em uma falta de propostas nacionais à Conmebol. Após conversas com emissoras, a Conmebol pode comemorar, pois o SBT tem a mesma abrangência em território brasileiro - semelhante à da Globo. O SBT voltou às transmissões do futebol com a Copa do Nordeste em 2018. Em 2020, comprou a final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Fluminense, em junho. Com esse jogo teve sucesso de audiência com números expressivos de outros jogos fora do Grupo Globo.

O Poder do Timão:

Diante das negativas da Conmebol, o novo acordo pela Libertadores com outra emissora de TV aberta, a Globo já tomou providências. A primeira delas foi diminuir o espaço do torneio em sua cobertura, cortando viagens de equipes para os jogos marcados na retomada - já em setembro. O canal não enviará repórteres para as partidas dos clubes brasileiros nas próximas semanas. Na telinha, a Globo apostará em jogos do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro para disputar audiência com o SBT no horário nobre das quartas-feiras - 21h30.

2 - Novos Acordos São Possíveis

O futebol mundial vem adotando novos modelos de distribuição de direitos, streaming, redes sociais e pacotes de jogos.

Mais opções:

Com a aquisição dos jogos pelo SBT, Band em reformulação de diretoria e unificação de administração por categorias em seus canais e a busca do retorno de campeonatos europeus em TV Aberta, além de ser cogitada como possível compradora do outro pacote de TV fechada que pertencia a Sportv.

Mas vamos falar desses pacotes, já falados aqui por mim.

Veja:

PACOTE DIAMANTE: 1ª Escolha e quantidade de jogos;

PACOTE OURO: 2ª Escolha e quantidades de jogos;

PACOTE PRATA: 3ª Escolha e quantidades de jogos;

Podendo criar um quarto pacote.

Cada Pacote dá direito a escolha de um ou dois jogos/praças e regiões.

Exemplo:

Corinthians x Palmeiras

Flamengo x Vasco

São Paulo x Santos

Internacional x Grêmio

Fortaleza x Ceará

Goiás x Atlético GO

Athlético PR X Coritiba

Botafogo x Fluminense

Sport x Bahia

Atlético MG x Cruzeiro

Cada emissora poderá escolher um/dois dos jogos acima para transmitir por praça/ região, pagando valores referente a cada pacote.

Com esse formato haveria mais opções, teríamos Globo, SBT, Band, Rede TV com vários jogos, além de regionalização das partidas dando opção para que todos os torcedores possam assistir seu time, sem obrigação de ver time paulista ou carioca no nordeste, se há times dessa região.

Hoje a Globo paga por exclusividade em TV aberta, fechada e PPV: R$2 bilhões por um produto que arrecada $10 bilhões ou mais, dependendo do desempenho e engajamento da torcida em adquirir ou audiência.

Porém para que tais pacotes sejam criados, os clubes teriam de optar pela criação de um grupo semelhante as outras ligas e negociação coletiva.

Analisando os valores arrecadados no futebol Brasileiro pela Globo seria interessante para todas as outras emissoras adquirirem um pacote e um ótimo retorno financeiro aos clubes, lembrando que o valor do primeiro pacote poderia estar avaliado entre R$ 800 milhões a 1 bilhão, reduzindo em cada pacote. A inclusão das placas dos patrocinadores do clube e da competição podem aumentar ainda mais os acordos comerciais dos clubes e da liga.

Essa mesma metodologia pode ser usada em acordos com a TV Fechada, PPV e Streaming.

Um novo formato vem surgindo no futebol mundial e disputas no Brasil, tudo começou com a Turner, Disney e agora onde a Globo reinava, TV Aberta.

Se os clubes querem ganhar mais, dependerá exclusivamente deles...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.331 posts

@sr.fulano em 09/09/2020 às 07:52

Nunca foi tão interessante formar uma Liga como agora.

Pena que os Clubes não enxergam isso.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Phelipi Pereira Da Silva Costa

Ranking: 50º

Phelipi 20.028 posts

@phelipi em 10/09/2020 às 00:11

Quanto mais concorrencia melhor.

Foto do perfil de Cumpadióxito Mãinha Danada

Ranking: 4.669º

Cumpadióxito 587 posts

@cumpadioxito.mainha. em 09/09/2020 às 10:14

Só não pode haver monopólio. Enquanto houver concorrência, melhor para o torcedor.

Foto do perfil de Lucas Loiola

Ranking: 378º

Lucas 6.460 posts

@lucas.loiola2 em 09/09/2020 às 06:45

Deus ajude não aguento mais ouvir a voz do cleber machado ou galvão bueno

Foto do perfil de Matheus Silva Felinto

Ranking: 1.372º

Matheus 2.323 posts

@matheus.tlt em 09/09/2020 às 04:45

Insonia tá braba