Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Jogo Posicional - CounterPressing (Marcação Pressão)

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Absolon

Ranking: 626º

Absolon 4.595 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/09/2020 às 21:12
Por Absolon Soares da Silva (@absolonsoares)





Conceito do jogo posicional é:

1 - Ocorre através de uma estrutura definida previamente e uma serie de movimentos/ocupações de espaço em função de algumas variáveis, como a posição da bola, dos companheiros e dos adversários.

2 - A saída de bola é um momento importantíssimo, desde ela os jogadores já são separados em diferentes alturas do campo.

3 - Fundamental se ter amplitude e profundidade no jogo, para poder ativar mais canais de passe pelo campo todo e também conseguir espalhar mais o rival em campo.

4 - Domínio do conceito de ‘Homem Livre’’ é fundamental para a construção do jogo, esse jogador pode variar dependendo da situação de jogo, ou do local onde a bola está em campo. Além dos triângulos de jogo, famosos no Barcelona de Xavi, Iniesta e Messi, que facilitam a criação e participação do ‘’Terceiro Homem’’.

Através desses vídeos e vendo a matéria hoje no fórum do treino de marcação pressão que o Coelho realizou me pergunto: não faziam isso antes?

https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/358506/coelho-cobra-perde-pressiona-e-evolucao-defensiva-em-treino-do-corinthians-veja-provavel-time Coelho cobra Coelho cobra 'perde-pressiona' e evolução defensiva em treino do Corinthians; veja provável time Na manhã deste domingo, o elenco comandado pelo técnico Dyego Coelho fez uma atividade de marcação-pressão e deu atenção especial para os trabalhos de defesa meutimao.com.br meutimao.com.br Falta capacidade pulmonar aos atletas pra realizar esse tipo de marcação tão 'Vital' no processo de recuperação da bola quando perde? Os vídeos e artigo acadêmico que li diz nitidamente que independe da plataforma de jogo (4-4-2/4-2-3-1/3-4-3 etc) para se praticar o jogo posicional. Já li tópicos dizendo que com Xavier, Roni, Cantillo, Luan, Cazares e Otero é possível fazer um meio de responsa, porem ele são capazes de fazer o jogo posicional? Melhor nossa defesa é capaz de sair jogando trocando passes sem rifar a bola ao adversário? Se pra todas as perguntas a resposta for não! Então é hora sim de 2021 ser um ano de reformulação no elenco, e este ano de reconstrução na diretoria. Destaque para o vídeo de Henry onde ele diz: Desobedeci Pep e ele me tirou num jogo que fiz gol'. Como falta técnicos assim no Brasil! Em breve mais post sobre conceitos e técnicos e soluções para o time do Corinthians.

Artigo Acadêmico: Jogo Posicional por Leandro Zago

https://universidadedofutebol.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Jogo-de-Posi%C3%A7%C3%B5es-e-o-Counter-Pressing_Leandro-Zago.pdf https://universidadedofutebol.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Jogo-de-Posi%C3%A7%C3%B5es-e-o-Counter-Pressing_Leandro-Zago.pdf universidadedofutebol.com.br

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Flávia Sccp

Ranking: 3º

Flávia 35.518 posts

@flavia.sccp em 29/09/2020 às 01:46

Engraçado como certos posicionamentos dos jogadores em campo aqui no Brasil não tem padrão algum com esses times europeus. O que acontece com os jogadores que atuam no Brasil?

Foto do perfil de Fábio De Carvalho

Ranking: 147º

Fábio 11.176 posts

@fabiomcbaltz em 28/09/2020 às 23:30

Rsrsrsrs Here we go again... Cara... Zone press (ou seja lá que denominação dão a isso hoje... (Cada semana inventam uma nova)) já existia até nos vídeo games dos anos 90.

Rinus Michels era o treinador da Hoanda quando iso foi visto de maneira surpreendente na Copa de 74. Cruyff era um dos 11 jogadores daquela equipe e no vídeo ele é citado pois virou treinador, mas é, no mínimo, uma distração do autor. Estabelecer que a troca de passes visa manipular a movimentação adversária como se isso fosse novidade ou exclusividade da pressão por zona ou do 'jogo posicional (que nomezinho besta) é só pra criar uma impressão de novidade ou sabedoria pra ganhar like e vender curso (provavelmente o autor do vídeo tenta vender um. Não chequei).

Troca de passes visando manipular a movimentação do adversário é o BÁSICO da tática do esporte. Rsrsrs

O cara tá dizendo que dois mais dois é quatro como se isso fosse uma novidade... E fazendo isso de um jeito complicado pra parecer especialista. Rsrs

Repare que no lance de Sané ele fala que o lateral adversário estava sem cobertura e que isso dava a 'superioridade qualitativa' (meu Deus! Que babosera... Como se qualidade fosse próprio apenas dos movimentos ofensivos...), e depois que ele dá play no vídeo, o lateral do Shalke tinha não só uma como pelo menos duas coberturas. Hehehehe

Sem contar que em vez de falar 'melhor', ele insiste em falar 'mais bem', o que é irritante. Rsrsrs

O gol do City só saiu porque o idiota do lateral esquerdo quis fazer linha de impedimento sem sentido algum ao invés de prestar atenção em quem entrava nas costas dele.

Foto do perfil de Messi Corinthiano

Ranking: 104º

Messi 14.045 posts

@danilo.ronaldo em 28/09/2020 às 23:28

Só deu certo porque com Xavi e Iniesta no meio é fácil!

Quero ver outro time fazer isso

Foto do perfil de Marcio Silva

Ranking: 4.393º

Marcio 634 posts

@marcius2014 em 28/09/2020 às 23:03

O melhor post que já vi por aqui

Publicidade

Foto do perfil de Fernando Fernandes

Ranking: 4.581º

Fernando 601 posts

@fernando.fernandes25 em 28/09/2020 às 22:55

Você citou Iniesta, Xavi e Messi... Esses três juntos qualquer esquema funciona, essa é a diferença, além de excepcionais tecnicamente, têm inteligência acima da média pra ler o jogo, contagiam e inspiram os companheiros... Até eu jogo ao lado desses cara. Falta ao Corinthians além de jogadores com liderança, jogadores com inteligência pra mudar um jogo, pra tentar algo diferente dentro da partida, são passivos demais, precisam jogar com inteligência, com concentração, com mentalidade de vencedores, não admitir ser derrotado, chamar a responsabilidade e botar pra füdê poha!

Foto do perfil de Joe Timao

Ranking: 1.452º

Joe 2.206 posts

@joel.petarnella em 28/09/2020 às 21:51

Muito bom mano, parabéns pelo post

Foto do perfil de Henrique Tomas

Ranking: 364º

Henrique 6.558 posts

@henrique.tomas1 em 28/09/2020 às 21:09

Belo tópico mano, já dá de 10x0 no Coelho mano, sem brincadeira.

Foto do perfil de Marcelo Oliveira Santos

Marcelo 180 posts

@marcelo.oliveira.sa2 em 28/09/2020 às 20:22

Me lembro do tempo que brincava de futebol no 7 de setembro. Isso galera, time da quebrada. Oz.

O técnico Sarnei, in memória, velho ranzinza, entregador de camisas.

Parte legal, que o número da camisa representava a posição do jogador, eu meia boca e caneludo, vestia a camisa 8. Pouco era falado para fazer a função do número da camiseta.

E tinha um camisa 10, jogava do meu lado, chamava Botinha (porco), mas gente boa. Moleque jogava o fino da bola, me ajudava muito nas jogadas.

No final da partida, discutíamos drible, gols e jogadas bonitas, saudades! Talvez, valha pensar em colocar o número correto da camisa em função da posição desenvolvida.

E pensar em discutir qualidade técnica de jogadores. Embora, compreendo que tática e muito importante, temos péssimas peças no desenvolvimento do trabalho.