Fórum do Corinthians

Ahh, o preconceito velado...

Foto do perfil de Rodolfo

Ranking: 9.898º

Rodolfo 109 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/11/2020 às 19:30
Por Rodolfo Santos (@rodolfo.santos7)

No Brasil a gente vive a fantasia do país de todos. Somos todos iguais, diz o presidente. Balela, basta ter o mínimo de capacidade cognitiva para perceber que as pessoas são diferentes. Homens são diferentes de mulheres, e brancos são diferentes de pretos.

Acontece que ser diferente não implica em ser melhor ou pior que o outro. Por aqui no Brasil a gente nega a diferença (mas ela continua a existir, de qualquer forma) como forma de mascarar o preconceito. Mas ai quando alguém 'sem querer' deixa escapar o racismo que deveria ficar escondido, vários 'defensores das maiorias' aparecem pra falar que foi caso isolado, que isso não é coisa de brasileiro, etc.

Outro ponto são as pessoas que confundem preconceito com gosto pessoal. Geralmente essas pessoas fazem isso por 2 motivos: ignorância ou malícia. Ou são tão inocentes a ponto de confundir as duas coisas ou utilizam o direito pessoal de gostar ou não de algo como justificativa para diminuir tudo aquilo que para eles é fora do padrão, do aceitável.

Exemplos:
'Eu não gosto de futebol feminino'. Essa afirmação não é preconceituosa por si só.

'Futebol feminino é muito ruim, mulher não serve pra jogar bola'. Comentários desse tipo são sim machistas.

Geralmente a diferença não é tão gritante. As vezes você decide focar nas partes negativas e ignora as positivas.

Exemplos:

'Futebol feminino tem pouca movimentação, o jogo é muito parado, tem pouco contato físico e os gols saem de erros muito básicos'.

Capricha nas palavras para mascarar o preconceito, mas ele está ali. Porque essas mesmas características estão presentes em times de futebol masculino também.

Sei que nem todos vão entender. Algumas pessoas simplesmente não querem largar seu preconceito. Mas temos que seguir na luta...

180 visualizações e 16 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Cayo Vinycius

Ranking: 3.038º

Cayo 739 posts

@cayovinycius em 23/11/2020 às 19:37

'''Futebol feminino tem pouca movimentação, o jogo é muito parado, tem pouco contato físico e os gols saem de erros muito básicos'.

Capricha nas palavras para mascarar o preconceito, mas ele está ali. Porque essas mesmas características estão presentes em times de futebol masculino também.''

Aonde que isso é machismo? Se eu falar isso do futebol africano vou estar sendo preconceituoso também?

Uma coisa é o cara falar ''mulher não deve jogar bola'' outra coisa é falar ''futebol feminino tem pouca movimentação, o jogo é muito parado, tem pouco contato físico e os gols saem de erros muito básicos'' é a visão dele sobre o jogo.

Últimas respostas

Foto do perfil de Joaquim Teixeira

Ranking: 53º

Joaquim 16372 posts

@nando.moura em 23/11/2020 às 20:22

Problema são as pessoas que vivem fora da realidade e só atrapalha as causas que são muito importante para a sociedade.

EXEMPLO:

'Não curto Futebol Feminino, acho muito lento e não tem Competitividade e Não vejo tática alguma'

'Futebol Feminino é um lixo, mulher não presta pra isso'

Problema é essas pessoas que pegam esses dois tipos de Comentário e colocam no mesmo pote e apontam o dedo pra as pessoas e rotulam as pessoas com quais as próprias abominam.

Acompanho Futebol Feminino e eu e uma galera sempre estamos aqui comentando, Esses dias atrás apareceu um maluco que pegou um comentário Isolado e generalizou tudo, chamou todo mundo de machista pra assaciar suas loucuras.

Se fosse frequentado assíduo deste Fórum, Teria pedido desculpas pois só escreveu bobagens

Foto do perfil de Foraandrés Taxinha

Ranking: 201º

Foraandrés 7550 posts

@fora.simpatizantes em 23/11/2020 às 19:53

Agora a moda é racistas dizerem que possuem algum problema psicológico, assim tentam se safar da responsabilidade...

Ao meu ver, isso é covardia.

Foto do perfil de Pedro Cruz Dos Santos

Ranking: 3.723º

Pedro 568 posts

@pedro.cruz.dos.sant1 em 23/11/2020 às 19:42

Concordo contigo. Mas o futebol feminino nunca poderá ser criticado tecnicamente ou taticamente? Pois o masculino quando está uma draga todo mundo chama de pé de rato e diversos apelidos que não são preconceituosos e todo mundo acha okay. Agora SUPONDO que o futebol feminino do Corinthians tivesse jogando super mal, e torcedores chamassem as jogadoras de pé de rato, seria um preconceito? Espero que as meninas continuem jogando bem, como eu te disse, é só uma SUPOSIÇÃO.

1 a 10 de 15 respostas