x
Fórum do Corinthians

Esquema ideal e que pode salvar as contas!

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de José

Ranking: 7.547º

José 346 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/05/2021 às 21:26
Por José Siqueira (@jose.roberto.siqueir)

De tanto pedirmos finalmente saiu, o aclamado 3-5-2 foi usado pelo Mancini no clássico de domingo.

Já estava na hora ne? Muitos de nós fazíamos posts e posts aqui no fórum pedindo o esquema, afinal de contas nosso time tem UM ponta que entre um jogo ou outro vai até que muito bem: Gustavo Mosquito! De resto não acrescenta em nada.

Abaixo criei duas escalações que no meu ponto de vista são ideias hoje, levando em conta o momento dos jogadores.

TITULARES:

3 ZAGUEIROS: Dois velozes pelas beradas, que vivem um ótimo momento (Mesmo com o erro o João Victor jogou muito o clássico) e um mais experiente na cobertura, pelo momento, apesar de não saber se fica escolhi o Jemerson. Gil é muito querido por todos nós, mas vem muito mal assim como Fábio Santos e Jô. HOJE se tivesse que optar entre negociar o Gil e ficar com Jemerson, EU optaria pelo Jemerson.

GABRIEL: Optei pelo Gabriel por achar que por enquanto ainda sua experiência o faz ser melhor que o Xavier. Reforço, POR ENQUANTO, vejo muito futuro no Xavier, mas as vezes sinto que ele ainda fica meio perdido em como se posicionar. Mas com calma e dando uma atenção especial, tem tudo para ser o titular.

CANTILLO: Tem muito a ganhar com esse esquema, com os laterais passando a todo momento para ele realizar seus lançamentos, Luan e Vital encostando mais no meio para ajudar na armação do time, creio que fica uma equipe com mais opções de toques, o que ajudaria e muito o colombiano. Sem falar que com três zagueiros, a marcação não pode deixar de existir, mas pelo menos o deixaria com mais liberdade para se preocupar em iniciar as jogadas do time.

PITON E FAGNER: Dois laterais altamente qualificados para atacar, melhores que todos nossos pontas. Vão crescer muito na equipe com essa formação, principalmente Piton.

LUAN E VITAL: Sem segredo, Vital um pouco mais aberto na esquerda para realizar o que de melhor tem feito, cortar para dentro e bater para o gol. Luan um pouco mais solto correndo ao redor da área, próximo ao atacante e o gol. E como disse á cima serão importantes na saída de bola, vindo buscar o jogo e dando opção para Cantillo iniciar as jogadas.

PORQUE CAUÊ?: Pensei e muito em colocar o Mosquito nessa posição, pois por merecimento vem jogando mais, porém ainda acredito no Cauê, é o homem gol de nossa base e da base da seleção, é da posição! Creio que precisa de um pouco mais de experiência e confiança, talvez com a bola chegando mais ao ataque ele desencante e os gols venham um atrás o outro.

TIM RESERVA:

3 ZAGUEIROS: Gil na cobertura e Bruno Mendez na direita. A curiosidade fica pelo Tio Chico na esquerda. Apesar de não estar bem, creio que seria válido tentar o colocar como um terceiro zagueiro pela esquerda no time reserva até que seu contrato acabe, até la vamos ver como o Léo Santos vai se demonstrar e se vai conseguir desenvolver um futebol no mínimo para ser reserva. Avelar é firmeza de mais como pessoa, porém como jogador eu já dispensaria no meio do ano.

CAMACHO: Tenho uma opinião em comum sobre ele, não acho mal jogador, no time reserva pode ocupar o lugar do Cantillo ou as vezes no títular quando jogarmos contra times mais fechados, que exijam pouca marcação, ele possa até atuar de 1° volante para fazer a saída de bola. Roni e outros meninos da base creio que precisam de um preparo maior, quem sabe um empréstimo para um time como o RB Bragantino por exemplo possa ajudar.

RAMIRO E Guilherme BIRO: Ramiro teve seus melhores momentos na carreira jogando numa posição de ala no Grêmio.Não como lateral e nem como meio aberto pela direita, mais sim de ala. É muito voluntarioso e devido a falta de um reserva imediato do Fagner ao menos HOJE penso que ele seria a melhor opção caso nosso quebrador de canelas não jogue. Quanto ao Biro, na minha opinião, essa liberdade de pode atacar mais vai fazer bem a ele, ajudando na sua confiança, podendo demonstrar melhor sua principal qualidade que é o momento ofensivo. Já começaria a preparação desde já, pois se é um ''astro'' da base ao menos reserva tem que ser.

ARAOS E Gabriel PEREIRA: Não muda muito do que Luan e Vital precisam fazer no jogo, na minha opinião são os jogadores que mais se enquadram com as características dos titulares. Alguns vão preferir o Varanta, o que é perfeitamente normal também. Mas esse é minha opinião. Quanto ao Otero, já esta fazendo hora extra!

GUSTAVO MOSQUITO: O que mais queria colocar no time titular, pesou não ser da posição, mais ainda sim prefiro ele ali do que o Jô (esse já tem que vazar no meio do ano).Pode também atuar nas alas em caso a equipe precise de jogadores mais incisivos pelas beiradas do campo.

Enfim, vejo um equilíbrio muito bom nos times e tirando Cauê/Mosquito, no time titular estão os que vem em melhor fase.

Outro ponto positivo é a quantidade de jovens com potencial em posições que os favorecem. Querem a salvação para as contas do clube? São eles!

Esse ano ainda vai ser de adaptação, não quero que o Mancini continue, mas também não vou torcer contra, pois seria estar torcendo contra nosso time. Porém creio que ao menos com o elenco, de início temos um caminho! Quem sabe ao final do ano estaremos felizes com a garotada e esperançosos com o que 2022 possa nos trazer!

Desculpem o tópico grande e agradeço do fundo do coração aos que tiverem paciência para ler e tentar entender minhas ideias!

Mas e para você, qual seria o Corinthians ideal no momento? Concorda com o esquema de 3-5-2? Bora conversar sobre!

Valeu!l

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Davilson Santana

Ranking: 5.926º

Davilson 507 posts

@davilson.santana em 04/05/2021 às 11:34

Boa

Foto do perfil de Alexandre S

Ranking: 100º

Alexandre 16.058 posts

@asiqueira08 em 04/05/2021 às 11:33

Cara, duas escalações sem Otero, Jô e Natel é um sonho que não acontecerá com o Mancini.

Foto do perfil de Maurício

Ranking: 1.547º

Maurício 2.429 posts

@mauricio.coimbra em 04/05/2021 às 11:24

Positivei sem ler pois me contenta saber que alguns torcedores vêem oportunidades em momento de crise. Independentemente da ideia, parabéns pelo tópico.

Foto do perfil de Jp Barreto

Ranking: 617º

Jp 5.227 posts

@jp.barreto1 em 04/05/2021 às 11:22

Ele vai voltar para o 4.4.2

Publicidade

Foto do perfil de Henrique José Vicente

Ranking: 726º

Henrique 4.700 posts

@henrique.jose.vicent em 04/05/2021 às 11:15

Boa ideia

Foto do perfil de Beto Sccp

Ranking: 24º

Beto 33.406 posts

@hebert.ribeiro.de.me em 04/05/2021 às 09:51

A primeira formação é a melhor (pra mim) talvez só o Xavier no lugar do Gabriel...

Foto do perfil de Elizandro Estevam

Ranking: 931º

Elizandro 3.820 posts

@elizandroestevam em 04/05/2021 às 09:35

O esquema 3-5-2 é necessário no ataque o centroavante e um jogador de velocidade.

No entanto o avante tem que ser móvel e não fixo o jogador de velocidade tem que ser também bom finalizador.

Como no Corinthians já estamos bem servidos de alas, que são Piton e Fagner, este não seria nosso maior problema, o Luan pode ser o meia de criação, chegando próximo a área, consegue fazer o que fez contra o SP, volantes seria 1 para contenção e outro para criação e chegada. Contenção não sei quem seria, a vaga para chegar seria Ramiro ou Cantillo, no entanto, ao meu ver Cantillo deixa a desejar na marcação, espero que corrija isto e assim seria um ótimo titular.

A zaga seria Raul, Gil e João.

Foto do perfil de Luiz Guilherme

Ranking: 8.467º

Luiz 284 posts

@luiz.guilherme32 em 04/05/2021 às 09:20

Já tem 3 zagueiros e o cara me escala um volante que não sabe dar um passe pra frente, fica quase como um 4º zagueiro. Vai entender...