Ayrton Senna Corintiano da Silva - Tributo!

Fórum do Corinthians
Tópico popular Entenda as regras

Cristiano #563 @cristianojf em 01/05/2014 às 00:29

'Um dia a tristeza vai embora... Aprendemos a sorrir novamente... Fazemos novas amizades... E vemos que todo aquele sofrimento do passado, não valeu tanto a pena... Pois se a vida fez as coisas andarem dessa forma... Foi porque não era pra ser... Pois se era pra ser o que pensávamos que era, não teríamos tomado rumos diferentes... Teríamos continuado caminhando na mesma direção.' Ayrton Senna.

Salve nação!

Há alguns minutos vibrei com mais uma vitória do meu amor Corinthians, mas confesso que o dia 01/05 não me traz alegria alguma... Afinal de contas, há exatos 20 anos o nosso amado Ayrton Senna nos deixou. Ao invés de lágrimas e/ou lamentações resolvi escrever algumas palavras em uma singela homenagem a um dos mais apaixonados Corintianos que conheci.

Eram 13h e 42 minutos(horário de Brasília) do dia 1º de maio de 1994 quando foi oficialmente anunciada a morte do tricampeão mundial Ayrton Senna. Senti que parte da minha alegria também se esvaiu naquele momento. Desde as 9h13m daquele fatídico domingo, momento em que a sua Williams se chocou a quase 300km/h num muro da curva Tamburello, durante o Grande Prêmio de San Marino, disputado do autódromo de Ímola, na Itália a fórmula 1 nunca mais foi a mesma para mim.

Lembro-me como se fosse ontem. Impossível não recordar de um dos momentos mais tristes da minha vida. Perder Senna foi como perder um ente querido da família. Aliás foi exatamente isso que ocorreu! Ayrton sempre integrou a nossa grande família: CORINTHIANS!

Meus queridos amigos, sabe o que foi mais traumático para mim? Ainda que seja algo muito difícil, Vou compartilhar algo inédito com vocês...

Na véspera do acidente eu tive um sonho terrível, na verdade um pesadelo onde eu via a morte de Ayrton. Eu era uma criança ainda e lembro-me que acordei chorando muito apavorado e meu pai conseguiu sabiamente me acalmar. Eu queria de todas as formas que ele não corresse, pressentia que algo ruim poderia de fato acontecer, ainda que o meu velho tivesse dito que se tratava apenas de um sonho. Eu me ajoelhei e orei muito por ele, nem sabia orar para ser sincero...

Era um domingo nublado, parecia também compartilhar do meu pressentimento... A corrida iniciou-se tensa, faíscas saíam do assoalho do carro de Ayrton em contato com a pista. Reginaldo Leme dissera na transmissão que era algo normal, mas o meu sonho, o meu sentimento consternado e o meu jovem coração relutava em aceitar. Minutos depois aconteceu o que até hoje não consigo acreditar: Ayrton se foi.

1º de Maio de 1994... Em nenhum outro dia derramei tantas lágrimas. Mesmo sem nunca tê-lo visto pessoalmente, Senna era como um segundo pai para mim. Era um herói sim! Uma referência. Um exemplo de Corinthiano em que sempre me espelhei confesso.

Muitos o consideravam um ícone do esporte, um ídolo do país... Mas na verdade Senna foi muito mais do que isso... Ele foi um verdadeiro HERÓI NACIONAL! Mais do que uma esperança, ele personificava a resposta que o brasileiro precisava, o ser capaz, a determinação e acima de tudo a vitória!

Algumas pessoas menos sensíveis não entendem ou não aceitam isso até hoje. Acreditam que Senna foi apenas um simples campeão de Formula 1. Mas a verdade é que ele foi ÚNICO! Um gênio de personalidade controversa sim, autêntico, singular porém reverenciado até pelos rivais como um ser humano sem par, íntegro e de bom coração!

Para quem acha que estou exagerando ao defini-lo como herói nacional, basta recorrer à história...

No final da década de 80, o Brasil havia recém-saído da ditadura e passava por um momento econômico difícil. A renda per capita declinou e o percentual de brasileiros na linha da pobreza havia aumentado. O brasileiro não tinha muito do que se orgulhar, mas Senna fazia questão de afirmar sua nacionalidade e desfilava com a bandeira nacional e principalmente com a NOSSA BANDEIRA em suas vitórias. Esses gestos e a exploração da imagem de Senna pelos diversos veículos de comunicação contribuíram para a construção de um arquétipo de herói.

Brasileiro sim, mas acima de tudo CORINTHIANO! Foi com Ayton que aprendi a amar o Corinthians antes mesmo de amar o Brasil. E com ele aprendi também que a nossa pátria é o próprio CORINTHIANS!

O acidente de Senna é um dos episódios mais tristes da história do esporte e da minha vida, mas sua morte foi responsável por uma revolução na segurança da Fórmula 1. O falecimento de Senna foi o último de um piloto na categoria, mesmo ocorrendo vários acidentes piores depois. Fora das pistas, o Instituto Ayrton Senna beneficia cerca de 2 milhões de crianças por ano.(Dados que pude apurar no próprio site).

É evidente colendos amigos que este foi um dos principais legados que ele deixou-nos, mas não o maior... Senna nos ensinou que a maior vitória está em acreditar que é possível vencer SEMPRE lutando e acreditando em Deus!

'Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.'

E você chegou Senna, no lugar(pódio) mais importante: nossos corações! Muito obrigado por tudo que você fez pelo Corinthians, por mim e por todos nós! #VaiCorinthians!

'Não importa o que você seja, quem você seja, ou o que deseja na vida, a ousadia em ser diferente reflete na sua personalidade, no seu caráter, naquilo que você é. E é assim que as pessoas lembrarão de você um dia.' Ayrton Senna Corintiano da Silva.

Um grande abraço à todos,

Cristiano.

2.077 visualizações e 55 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhor resposta

Fernanda Amorim #269 @fernandinhabela em 01/05/2014 às 14:18

Olha, é difícil encontrar palavras para expressar o que senti ao ler o seu texto. SIMPLESMENTE LINDO! EMOCIONANTE D+! Já li umas cinco vezes e estou chorando sabia? Eu já tinha lido sobre ele e visto um documentário mas o seu texto descreveu da melhor forma quem ele era de verdade! Parabéns Cris! Bjos

Últimas respostas

Fernanda Amorim #269 @fernandinhabela em 06/05/2014 às 19:54

Queria muito ter visto ele em vida... :'(

Publicidade

Gabriel Caetano #404 @biielcorinthians em 03/05/2014 às 07:30

é tristee isso

Cristiano #563 @cristianojf em 02/05/2014 às 11:37

" "

Olá Gabriel, tudo bem? Então, foi como eu comentei anteriormente, foi algo muito mais sujo do que as pessoas pensam... Algo nebuloso, sei de algumas coisas terríveis, mas a podridão da F1 daquela época não se preocupava com a vida dos pilotos(exceto de Alan Prost um dos pilotos mais vencedores porém de pior caráter da história da categoria). Pesquise sobre Jean-Marie Balestre, ex presidente da FIA(Francês 'por acaso') e suas inúmeras decisões favoráveis à Prost contra Senna...

Baltazar Oswaldo Silva #11 @baltazar.1954 em 02/05/2014 às 16:54

Na época eu fazia crisma, e vi o começo da corrida. Lembro que ele tinha mexido a cabeça, e achei então que estava tranquilo. Mas depois que acabou a missa, fiquei sabendo que ele estava muito mal, e que essa tal da mexida na cabeça pode ser um ato reflexo de que tudo pode estar se acabando.

E para ver como são as coisas, se fosse em um autódromo de um país fora dos tradicionais europeus (Itália, Inglaterra, França) já teria sido interditado, porque não haver nem uma barreira de pneus ou outro tipo de coisa para amenizar o impacto, não ter uma brita para reduzir a velocidade, foi uma irresponsabilidade.

Cristiano Pacheco #563 @cristianojf em 02/05/2014 às 15:22

Muito obrigado Beto! Um grande abraço! #VaiCorinthians!

Beto #17 @hebert.ribeiro.de.me em 02/05/2014 às 14:23

" "

Lindo texto amigão!

#Palmas

Cristiano Pacheco #563 @cristianojf em 02/05/2014 às 15:17

Roland Ratzenberger foi o piloto austríaco que faleceu um dia antes de Senna no mesmo circuito. Vale lembrar que na sexta-feira Rubinho que era uma das maiores promessas da categoria, sofreu um acidente gravíssimo no treino mas não sofrera nada mais grave. É uma das maiores atrocidades do esporte mundial aquela corrida ter sido realizada. Com a morte do piloto austríaco o mundo deveria ter se recusado a assistir aquela corrida. Eu fiquei tão apavorado com a notícia que naquela noite tive o pesadelo com Senna. Se o conhecesse pessoalmente certamente teria o avisado para não correr, mas eu era apenas uma criança. Dificilmente ele acreditaria em mim...

Rodrigo #2006 @rodrigaviao em 02/05/2014 às 14:02

" "

O ayton brigou muito para que a corrida não acontecesse, tinha morrido um cara nos treinos, rosberg, acho, e minha opiniao é de que não foi uma fatalidade a morte do senna

Beto Sccp #17 @hebert.ribeiro.de.me em 02/05/2014 às 14:23

Lindo texto amigão!

#Palmas

Rodrigo Corinthiano #2.006 @rodrigaviao em 02/05/2014 às 14:02

O ayton brigou muito para que a corrida não acontecesse, tinha morrido um cara nos treinos, rosberg, acho, e minha opiniao é de que não foi uma fatalidade a morte do senna

Cristiano #563 @cristianojf em 02/05/2014 às 11:20

" "

Valeu pela dica Rodrigo. Assisti, muito bacana o vídeo. Olha, eu sei de muita coisa suja que aconteceu, muita coisa mesmo... Mas entendo que isso faria com que vocês se entristecessem ainda mais... Só posso dizer que foi algo que já era esperado... Teve política no meio... Lastimável...

Cristiano Pacheco #563 @cristianojf em 02/05/2014 às 11:39

Muito obrigado Tom! Toda e qualquer homenagem à Senna ainda será pouco pelo que ele representou. Uma pena não estar mais entre nós! Um forte abraço!

Tom #155 @t.o.m em 02/05/2014 às 10:23

" "

Excelente! Melhor Tópico do Ano. Parabéns!

Cristiano Pacheco #563 @cristianojf em 02/05/2014 às 11:37

Olá Gabriel, tudo bem? Então, foi como eu comentei anteriormente, foi algo muito mais sujo do que as pessoas pensam... Algo nebuloso, sei de algumas coisas terríveis, mas a podridão da F1 daquela época não se preocupava com a vida dos pilotos(exceto de Alan Prost um dos pilotos mais vencedores porém de pior caráter da história da categoria). Pesquise sobre Jean-Marie Balestre, ex presidente da FIA(Francês 'por acaso') e suas inúmeras decisões favoráveis à Prost contra Senna...

Gabriel #404 @biielcorinthians em 02/05/2014 às 10:08

" "

FIA Assassinos, Barrichelo sofreu acidente, sábado um piloto morreu, porque deixar a corrida acontecer? Ai Senna morreu :(

Cristiano Pacheco #563 @cristianojf em 02/05/2014 às 11:23

Oi minha amiga! Então estou tentando voltar aos poucos...rsrs Queria muito escrever mais assiduamente, nem que fosse um texto por semana, mas ainda tá complicado, rs. Um beijo pra ti Aninha!

Ana #8 @anapaulaaraujo em 02/05/2014 às 09:30

" "

Cristiano voltou com tudo hahahaha