Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Sylvinho e o deserto de ideias no Brasil

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Matheus

Ranking: 2.272º

Matheus 1.433 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 25/05/2021 às 15:09
Por Matheus Arantes (@matheus.arantes4)

O futebol nacional nessa última década vem se transformando cada vez mais em uma linha tênue que separa o sucesso do fracasso. Temos uma geração escassa de jogadores talentosos, e os que têm talento, jogam fora do Brasil. E, ao mesmo tempo, o futebol brasileiro se abre para questões táticas que fazem a diferença no futebol atual jogado mundialmente.

Vemos aqui treinadores fazendo a diferença cada vez pelos movimentos táticos que oferecem. E a questão tática faz a diferença entre um time campeão a um time que, por incrível que pareça, pode até ser rebaixado. Estamos nivelados por baixo.

Exemplo: Jorge Jesus considerado um Deus no Brasil não cansa de tomar piaba em Portugal, onde mesmo tendo um time melhor, sofre várias derrotas. O Flamengo que dirigiu, um time realmente talentoso, foi comparado a outros esquadrões, simplesmente por ter jogadores acima da média nacional, mas que pra mim nunca se comparariam a um São Paulo de 93, Palmeiras de 96, Corinthians de 99, por exemplo. Mas o abismo tático é tão grande que ganhou com folga e foi comparado.

Abel Ferreira é outro que era comum e aqui tornou-se campeão rapidamente, simplesmente por implantar um mínimo de organização. Quando pegou times desorganizados, se sobressaiu. Agora pegou o Crespo, que deu-lhe um nó tático, entregando a bola para seu time e expondo sua limitação, em ser apenas um time reativo e de contra-ataques. Precisou criar, não conseguiu e perdeu.

Pra mim, tirando o Flamengo, que tem um time superior (mas que não é isso tudo, e verão quando sair o Gérson, esse um dos poucos que jogaria em time de primeiro escalão no mundo), o futebol é muito nivelado por baixo. Palmeiras e Atlético-MG também são bons, mas nada extraordinário.

Corinthians, Inter, Grêmio, Fluminense e até o São Paulo. A linha que define o sucesso e fracasso desses times está no técnico e na sua capacidade de jogar o futebol atual mundial. Faz muita diferença.

Isso tudo me deixa ter esperança que os conhecimentos do Sylvinho, aliados à uma geração promissora de jovens como João Victor, Raul, Piton, Mantuan e Adson, juntamente com bons valores individuais como Luan, Cássio, Fagner e Vital, pode sim dar liga. "Ah, mas falta um centroavante", dirão... Mas também falta outras posições para os demais clubes.

Onde podemos chegar? Não sei! Nossa camisa é pesada demais. Só não acho o time essa tragédia que pintam e, se der liga, meu amigo. Pode dar muito bom! Porque isso aqui é Corinthians ! E isso faz muita diferença!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Reginaldo Da Silva Celestino

Ranking: 1.421º

Reginaldo 2.251 posts

@reginaldo1975 em 25/05/2021 às 15:27

Eu só falo uma coisa...vai Corinthians

Foto do perfil de Udson Contiero Alvares

Ranking: 2.559º

Udson 1.246 posts

@udson.bauru em 26/05/2021 às 16:23

Concordo com quase tudo, menos com esse negócio de 'nossa camisa é pesada demais'.
É claro que o time é forte, tem tradição, mas TODOS falam a mesma coisa sobre a camisa. Até os pequenos falam isso.

Me lembro que quando o Corinthians ia jogar contra o Vasco era sempre um terror, sempre tinha time bom, sempre com jogadores bons. Um time de camisa pesada demais. Mas que a incompetência da diretoria destruiu o clube e ele, infelizmente, não consegue mais se reerguer. Tá de novo, pela 4, vez, na serie B. Não voltara mais a ser o 'temido Vasco'. O Cruzeiro tá no mesmo caminho.

O Corinthians tá doidinho pra se juntar a eles, e ai ficar acreditando apenas em 'camisa pesada' é um risco.

O que o Corinthians precisava urgentemente era, se livrar da turma do Duilio-Andres, e depois pensar em recuperação. Mas o Duilio ficará por mais 3 anos e o buraco vai aumentando. Periga não conseguir sair mais.

A camisa pesada pode começar a ficar um pouco mais leve, distante dos rivais.

A nossa REAL diferença mesmo é a torcida. É única diferença para os outros times.

Tanto é que em tempos de jogos com os portões fechados, a 'Neo Quimica Arena' não faz a menor diferença para o Corinthians ou para os adversários. E ai com time fraco, técnico fraco, o time tomou goleadas em casa, perdeu vários jogos em casa, inclusive para times menores, sem a 'tal camisa pesada'. É só a torcida, que realmente é apaixonada, fiel e incentiva do começo ao fim e que faz a diferença.

A única diferença do Corinthians é a torcida. É o 'espinafre' do time.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Vandrinho Rosa

Ranking: 2.232º

Vandrinho 1.459 posts

@vandrinho.rosa em 27/05/2021 às 19:29

Acho a torcida esperançosa demais, o tópico em si é ótimo, porém não existe nada que apoie a contratação do Silvinho, pode dar liga sim, mas hoje a possibilidade é de que não dará bons frutos, o mesmo ciclo se repetindo novamente, apenas o treinador é diferente, acho que ele não tem o tamanho e o peso necessário pra comandar o clube, o que tem é esperança, não torço contra, quero que tudo se encaixe com ele, mas a diretoria fez uma aposta alta em alguém que não tem cancha para isso, se em um time pequeno na Europa não durou, acho que aqui vai ser pior, e pelas suas ideias, parece ser mais do mesmo, a diferença é que o Mancine não treinou nenhum time europeu

Foto do perfil de Reginaldo Da Silva Celestino

Ranking: 1.421º

Reginaldo 2.251 posts

@reginaldo1975 em 27/05/2021 às 15:21

Isso tudo me deixa ter esperança que os conhecimentos do Sylvinho, aliados à uma geração promissora de jovens como João Victor, Raul, Piton, Mantuan e Adson, juntamente com bons valores individuais como Luan, Cássio, Fagner e Vital, pode sim dar liga. 'Ah, mas falta um centroavante', dirão... Mas também falta outras posições para os demais clubes.

Foto do perfil de Antonio Carlos De França Bentzen

Antonio 24 posts

@antonio.carlos.de.fr em 27/05/2021 às 13:14

Só me interessa um vamos Corinthians!

Foto do perfil de Don't Cry

Ranking: 3.286º

Don't 940 posts

@armandojunior em 27/05/2021 às 08:36

Precisamos da torcida o quanto antes também! Temos muita força com a torcida empurrando!

Publicidade

Foto do perfil de Jose Roberto

Ranking: 244º

Jose 8.813 posts

@jose.roberto68 em 27/05/2021 às 08:02

Você citou o Gerson e concordo contigo mas o Maycon nosso volante também canhoto vendido a preço de banana jogava tanto quanto ele ou até mais e não via sequer um comentário da mídia nojenta a respeito dele.

Foto do perfil de Diego De Sant'ana

Ranking: 6.053º

Diego 403 posts

@diego.de.santana1 em 26/05/2021 às 23:36

Tem uma entrevista de quando o Riva se aposentou, me foge o ano agora, em que ele comenta já sobre uma decadência do futebol brasileiro. Ele fala sobre os campos de várzea estarem acabando e isso é de décadas e décadas atrás, hoje respiramos por aparelhos.

Foto do perfil de Alex Sobreira

Ranking: 1.379º

Alex 2.318 posts

@alex.sobreira em 26/05/2021 às 23:33

Nunca acreditei em jogadores sem talento, é que o sistema do futebol é outro, ele exige um time que consiga se armar pra defender e atacar, todos participando e correndo os 90 minutos, o jogador raramente é protagonista, ele fica amarrado no que o treinador trabalha, então é óbvio que a característica individual vai ficar em segundo plano, o jogo natural quase não existe, hoje o futebol é estatística e resultado, sendo que vale mais somar 3 pontos e garantir o campeonato. Muito treino tático e pouco trabalho de finalização, cobranças de falta etc

Foto do perfil de Luan Carlos Da Silva

Ranking: 311º

Luan 7.469 posts

@luan.carlos.da.silva em 26/05/2021 às 23:22

Baita tópico