Fórum do Corinthians

A importância de treinar o Xavier na zaga do Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Daniel

Ranking: 6.530º

Daniel 301 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/09/2021 às 15:32
Por Daniel Ciglione (@daniel.ciglione)

Vi esse notícia hoje, e diferente da maioria das reações que vi aqui, acho que pode ter sido a melhor notícia recente (em relação a escalação e treinamento) no Corinthians.

Claro que posso estar viajando e realmente o Sylvinho tem outra ideia, mas no papel, o Xavier saber fazer essa função de líbero/cabeça de área, pode ser essencial para o dinamismo do time e para a própria carreira dele...

Pra você ter uma variação de formação no jogo, sem ter que mexer em peças, essa função é fundamental, assim como ter laterais que saibam apoiar, o que temos. Não vou lembrar de cabeça, mas vi outro tópico citando o Fabinho no Liverpool, Casemiro no Real, Rodri no City, ainda tem Kimmich/Goretzka no Bayern, Busquets no Barça... Trazendo pra realidade brasileira, Felipe Melo e Arão fazem isso.

Você ter um cara que domine o campo da marca de pênalti até a intermediária dá uma cara diferente ao time... Vejo inclusive o PSG com necessidade de fazer isso em um futuro próximo, visto que contratou o Hakimi, um dos melhores alas do futebol hoje, o que não faz dele um grande lateral.

Você ensinar isso para um rapaz de 20 anos é muito mais fácil do que para um de quase 30 como o Gabriel, claro que limitado pela própria qualidade, Fabinho e Fernandinho aprenderam a fazer isso depois de uma certa idade já.

Pra exemplificar o que estou falando, montei algumas formações baseadas nas MINHAS ideias pra esse time, o que não significa que são as do Sylvinho nem do resto da torcida.

Te abre a possibilidade de ter essa formação na fase ofensiva... O Xavier segurando um pouco mais, tendo outros dois zagueiros que conseguem jogar até como lateral (como já jogaram e bem, inclusive) e aqui, apontar pra uma coisa que o próprio Tite já deu entrevista falando sobre, quando 'entregou' a maneira que o Corinthians jogava em 2015. Para ter as triangulações que agridam o adversário é essencial que ao lado de um cara que tenha a criatividade/passe, você tenha jogadores de velocidade/infiltração.

O Giuliano ficaria cercado pelo Fagner, Roni e Willian. O Renato por RG, Lucas Piton e Roni...

Claro que tudo isso depende da compactação e movimentação do time, o que não temos visto até aqui... Se tiver um buraco entre os zagueiros e o meio campo e outro buraco entre meio e ataque, nada disso funciona.

Agora entram as outras possibilidades que mencionei sem ter que mexer em peças.



O próprio 4-1-4-1 que nosso querido Little Sylvio é apaixonado pode ser usado na fase defensiva.



Um 4-4-2, que já acho mais difícil de acontecer porque exigiria muito físico do Willian.



Se precisar fechar a casinha (como a gente sabe que é possível haver essa necessidade) talvez contra Galo, Flamengo ou algum jogo de Liberta truncado, pode jogar no 5-3-2 na fase defensiva, usando Fagner e Piton nas alas e Willian e RG como armas poderosas de contra-ataque... Queira ou não, os Porcus ganharam uma Liberta assim.

Enfim, abre um leque de variedades que hoje não temos... Inclusive, alterando uma peça, o time já pode ficar extremamente ofensivo, supondo um jogo que estamos perdendo.



Se essa realmente é a ideia do Sylvinho, acho uma pena que não tenha pensado nisso antes (ou executado antes) porque agora a água já tá batendo na bunda dele, mas a gente nunca sabe o que acontece lá dentro, talvez a suspensão de dois jogos do Gabriel abriu uma possibilidade que ele talvez não 'pudesse' aplicar antes.

Só pra deixar claro, não estou feliz como o time está jogando também e não estou aqui defendendo o Sylvinho, até porque não vejo como defendê-lo, mas esse tipo de atitude e variação tática é o que queremos a tanto tempo...

Duvido que isso já vá refletir no próximo jogo (se essa realmente for a ideia dele), mas a gente é torcedor no fim das contas e só podemos esperar o melhor...

Mandem opiniões, galera.

VAI, CORINTHIANS!

10.245 visualizações e 151 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Enio Sccp

Ranking: 2.609º

Enio 1057 posts

@enio.sccp em 23/09/2021 às 15:39

Mano a ideia do sylvinho é simples, é apenas ter uma dupla reserva, ele não vai mudar o esquema, ele nunca muda nada

Foto do perfil de Sergio Campos

Ranking: 370º

Sergio 5695 posts

@asrdecampos em 23/09/2021 às 15:40

O mais sensato sobre esse tema.

Últimas respostas

Foto do perfil de Juliane Bauer

Juliane 27 posts

@juliane.bauer6 em 24/09/2021 às 22:03

Corcodo com você

Publicidade

Foto do perfil de Luiz Alberto

Ranking: 1.126º

Luiz 2405 posts

@timao.in.rio em 24/09/2021 às 21:53

Só de não ver o Gil, Fábio Santos, Gabriel e o Jô, já gostei das suas montagens. Mais em tempo afirmo que o Piton não me agrada, mas aí, por ora, não tem jeito, é ele mesmo.

Foto do perfil de Lucas Gabriel Da Silva

Ranking: 4.100º

Lucas 606 posts

@lucat em 24/09/2021 às 21:47

Comxavier jogando o time ganha poder defensivo e um cara que pode usar a bola longa também, saída de bola, passe... E outra pode jogar com Renato e Giuliano juntos melhorando muito o time, o Giuliano tem gas pra voltar e ajudar a defendwr

Foto do perfil de Nery Douglas

Ranking: 23º

Nery 31050 posts

@douglas.nery em 24/09/2021 às 21:19

Sylvinho é o novo professor Pardal

Foto do perfil de Alberto Meireles

Ranking: 2.816º

Alberto 974 posts

@alberto.meireles em 24/09/2021 às 19:05

Temos opções, mas, treinador é fraco e limita variações táticas que time pode evoluir, Raul Gustavo e jovem, mas tem muita personalidade deve ser titular, Piton também jovem, mas, deixa desejar na marcação no fundo do campo, porém, todos concordam, tira Jô, Gabriel já está dois jogos, tira Fábio Santos e deixa Gil na reserva. Só panelinha joga?

Foto do perfil de Lu Siqueira

Ranking: 32º

Lu 25375 posts

@lusiqueira em 24/09/2021 às 14:36

Beleza.

Foto do perfil de Luis Guedes

Ranking: 43º

Luis 21076 posts

@lisca em 24/09/2021 às 12:17

Ele treinar como zagueiro não significa que vai ser escalado como zagueiro. Em situações de jogo ele pode ser usado nessa função. Pra isso tem que treinar nessa posição. Pra isso serve o treino.

Foto do perfil de Vinicius Eduardo

Ranking: 881º

Vinicius 2922 posts

@vinicius.eduardo15 em 24/09/2021 às 12:02

Tópico bem feito, porém caiu por terra assim que soubemos que o Cantillo vai entrar no lugar do Bagriel e não o Xavier..

Podem ter boas ideias e olhar com bons olhos, mas o fato é que o Sylvinho é um inútil burro que consegue estragar o já estragado

Foto do perfil de Fernando ...

Ranking: 17º

Fernando 34671 posts

@fernando.cortezzi em 24/09/2021 às 11:18

Xavier nunca nem joga, nunca nem entra, de que adianta trei9nar pra isso ou pra aquilo se o sistema do Burrinho é sempre o mesmo e o Gabriel é sempre o titular?

Foto do perfil de Michael Nascimento

Michael 19 posts

@michael.nascimento7 em 24/09/2021 às 11:01

Ainda bem que você n e treinador.

x