Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A Arena foi um bom negócio?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de filipe

Ranking: 7.552º

Filipe 278 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/06/2016 às 02:24
Por filipe c (@filipe.calasans)

Hoje estava lendo uma matéria em que explicava o litígio entre Minas arenas e o Cruzeiro, onde ela explica o contrato em que o Cruzeiro acordou mandar os jogos lá enquanto que a concessionária receberia 25% e o time teria o 'privilégio' de ter prioridade nos jogos. Pois bem, segundo a reportagem tudo azedou quando o Kalil conseguiu uma brecha com o governo do estado para jogar de graça a final da Libertadores. Com isso o Cruzeiro, achou uma brecha no contrato em que a Minas Arenas teria que cobrir eventuais propostas melhores apresentadas à concorrência. Nesse caso, jogar de graça no estádio.

No bairro da zona oeste tem um time que cedeu o espaço do terreno de área valorizada para que uma construtora construisse um estádio e em troca poderia jogar lá. Porém, a construtora tem prioridade no agendamento de eventos caso o agendamento ocorra com atecedência mínima estipulada em contrato. Advogam eles que isso viabilizou a arena deles, porém o que podemos constatar é que a eficiência da construtora em capitalizar o local está fazendo o time jogar 1 vez no mês, chuto eu, fora do local.

No Rio, os times não conseguem tornar o estádio sob concessão privada em um equipamento rentável dado a falta de torcida, a má concepção da reformulação do estádio que retirou as gerais e a falta de futebol de bom nível dentro das quatro linhas.

Se somam a esses casos: o litígio do Grêmio com a construtora da sua arena para a sua compra em definitivo. Arenas públicas em cidades que não possuem time de expressão para encher as arquibancadas o ano todo.

Nesse ceário, me acabei me questionando: A Arena Corinthians foi um bom negócio?

Alerta: As considerações feitas nesse post correspondem a um torcedor com ensino superior longe das áreas de direito, economia, admnistração, Marketing ou área correlatas.

Do ponto de vista estratégico para o time de Futebol SCCP: A arena acertou em cheio as necessidades do time de futebol. Possui um campo impecável de nível igual ou superior as melhores arenas do mundo. O que permite um estilo de jogo bastante fluído, correspondente à nova tendência mundial de estilo de jogo. O comando técnico do time tem conseguido tirar proveito, principalmente em esfera nacional onde os campos tem por caracteríticas serem maiores e com gramas que propiciam jogos mais lentos e cadenciados, não quando o estilo desfavorece o jogo em favor do anti-jogo. Isso se reflete em belas campanhas e uma taxa de aproveitamente invejável.

Do ponto de vista do torcedor: A arena está localizada em um bairro tipicamente corinthiano. Permite que o time desenvolva uma política de sócio torcedor centrada na fidelização de quem vai aos jogos no estádio. Com a certeza de que sempre terá a sua casa a disposição, o time vem conseguindo uma média alta em decorrência da venda antecipada de jogos pela internet. A estrutura impecável, fácil aecsso por transporte público vêm permitindo torcedores comuns que haviam deixado de ir aos jogos voltarem a frequentar com suas famílias. Contata-se uma sinergia incrível entre arena + torcida + time.

Do ponto de vista financeiro para o clube: Ao meu ver, foi um bom negócio. Primeiro porque não envolve intermediários. Ou seja, terceiros não exploram a capacidade do time de trazer torcedores ao estádio (seja com percentagem sob bilheteria, seja por aluguel do mando, seja pela cessão de cadeiras e espaços de conveniências do estádio). Nesse caso, a renda está sendo convertida em patrimônio para o clube uma vez que o imóvel está sendo pago.

Comparando com outros casos, vemos que a falta capacidade de negociação dos clubes em imporem a suas vontades irão resultar em anos de prejuízo para os mesmos, literalmente venderam a alma ao diabo. É de se eleogiar que o Corinthians não ficou refém do lobby das contrutoras que assim do término da copa assumiram os estádios transvestidos de empresas concessionárias (certamente muita propina rolou para os agentes do estado). O Corinthians não cedeu nenhum bem em troca da construção, apenas apresentou-os como garantia.

Das considerações sobre benefícios físcais: A mídia e os anti insistem em teimar que houve dinheiro público e portanto o estádio foi doado. Como isso já foi largamente debatido aqui não irei entrar nos mesmos argumentos que refutam tal ideia. Porém gostaria de dizer: Incetivos fiscais são medidas protecionistas que deveriam em sua grande maioria ser usada para beneficiar negócios nacionais e estratégicos para o país. Os times de futebol se encaixam nesse caso de estratégico e de um elemento nacional que precisa ser preservado no país. Geram muitos empregos, renda e impostos no país. Estrategicamente o governo deveria incentivar e exigir contrapartidas, tais como: responsabilidade sociais, melhoria de gestão e geração de empregos. Pouco se fala que as mais belas arenas americanas recebem inceitvos das cidades para que se instalem na localidade.

Do ponto de vista do futebol nacional, acho que por um lado a copa modernizou os campos. Porém foram poucos os clubes que conseguiram tirar proveito maior do que um 'ter um campo moderno para jogar'. A Arena colocou o Corinthians em um novo patamar de clube aqui na América do Sul. Está mostrando que sim, nós brasileiros temos capacidade de organizar um evento de alta qualidade (não só 1 vez em nunca numa copa do mundo feita por gringos). E sim manter uma estrutura permanete de banheiros impecáveis, serviço de ajuda ao consumidor, loja do clube, lanchonetes, campos bem cuidados, iluminação, sonorização, ações promocionais no intervalo e no telão. Por fim, gostaria de dizer que escrevi esse post como uma forma de levantar a nossa autoestima como brasileiors e mostrar que sou um cara apaixonado pela arena. Pois ela mostra que sim, nós podemos! Clichê, sim! Mas quem se importa... Esses comentário vem de um cara que já assistiu jogo no paca, maracanã, barradão em salvador e até mesmo já visitei arenas modernas como a de basquete de Miami (American Airlines Arena) e posso afirmar categoricamente que a Arena Corinthians é a melhor em todos os aspectos!

Mal o texto, para aqueles que tiveram saco de ler value pela paciência. Sintam-se a vontade pra comentar, elogiar e criticar. (Afinal se até o Tite é criticado, quem sou eu neh...)

Abraços

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Marcello Alves

Marcello 17 posts

@marcellofiel em 09/06/2016 às 17:39

Por tudo o que já li a respeito dessa empreitada em que o Timão ingressou, acredito que tenha sido um bom negócio no geral.

Apesar de que houveram falhas na negociação, terem sido feitos ajustes no projeto(e também no custo final da arena) para colocar no 'padrão FIFA' acabou custando mais caro do que o esperado.

Com relação aos incentivos do estado de SP, o valor declarado pelo estado foi um e o valor de fato dos papeis publicos foi outro. Nessa história o Timão foi o prejudicado, contando com X dinheiro e de fato só obtendo X-Y.

No mais, acredito que já estava na hora de termos nossa casa própria.

Foto do perfil de Elizeu Santos

Ranking: 1.520º

Elizeu 2.120 posts

@elizeu.santos em 09/06/2016 às 17:33

Vou te falar.. Tá melhor que muitos de nossos comentaristas cara, ótiimo post...mas entendo que apesar das festas e tuudo a Arena tem seus contras também, exemplo, a manutenção é muito cara e é feita diariamente, diferente de simlesmente alugar um estádio etc..mas ainda bem que a temos...

Foto do perfil de Carlos Augusto Tasselli Pinheiro De Souza

Carlos 9 posts

@gutoamericanasp em 09/06/2016 às 17:32

Para os diretores que queriam eletizar o Corinthians foi um excelente negócio, agora só me faço uma pergunta: Como que há anos atrás sem estádio e sem marketing conseguíamos contratar nomes de peso e hoje em dia com tanto dinheiro que entra só chegam esses jogadores meia boca. Pra onde vai tanto dinheiro? Na época do Dualib diziam que ele roubava, mas o clube sempre tinha pelo menos três jogadores de nome. Agora com tanta grana que entra com marketing, fiel torcedor entre outras coisas comemoram a chegada de Giovanni Augusto e André, a coisa tá no mínimo esquisita.

Foto do perfil de Mario S Nusbaum

Mario 82 posts

@sccp1950 em 09/06/2016 às 17:02

Na minha opinião foi um bom negócio, mas está sendo pessimamente explorado. Fora os NRs, que não dá para entender porque ainda não saíram, muitas outras fontes de renda que não estão sendo exploradas.

Vou dar um só exemplo, o mais fácil de implementar: tour pela Arena.

Excelente texto, parabéns.

Publicidade

Foto do perfil de Matheus Honorato

Matheus 92 posts

@honorato em 09/06/2016 às 16:48

Boa Meu Camarada!

Foto do perfil de Deco 20

Ranking: 38º

Deco 23.938 posts

@deco20 em 09/06/2016 às 16:12

Cara, suas argumentações são sensatas e bem colocadas. Só faço uma ressalva quanto ao item que trata da questão financeira. Sinceramente, hoje, tenho dúvidas do quão benéfico foi esse modelo. Primeiro porque, assim como os demais estádios da Copa, nossa Arena foi superfaturada. Isso fica mais evidente quando observamos que estádios muito bonitos e modernos são/foram construídos por muito menos. O grande lance é que a conta será paga pelos torcedores. Não tem mágica. Soma-se a isso o imbróglio relativo aos CIDs e aos naming rights. Resumindo, a ideia... O modelo que baseou a operação da Arena é interessante, mas a execução tá bem meia boca por parte dos gestores do consórcio! Se já tivéssemos superado essas duas fases (NR e CIDs), aí sim poderíamos bater o martelo e afirmar categoricamente que saímos na frente de todo mundo. Caso contrário estamos no mesmo mar que outros clubes, com problemas grandes a vencer e uma conta astronômica a saldar. A diferença é que, em termos de qualidade, temos sim o melhor estádio do país...

Foto do perfil de Rogerio Silva

Rogerio 62 posts

@rogelhp em 09/06/2016 às 16:02

Fato é que precisávamos de um estádio para chamarmos de nosso. Eu sempre fui a favor de tentarmos comprar e reformar o Pacaembú, transformarmos numa arena. Acho que o custo seria menor e o local seria infinitamente mais 'agradável'. Mais depois de pronto, não tem como não pagar pau para o nosso estádio.

Foto do perfil de Rodrigo  Timao

Ranking: 1.774º

Rodrigo 1.848 posts

@rodrigocoringao em 09/06/2016 às 15:53

Nossa casa já está dando frutos.quando estiver paga vai ser da hr