Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A Arena foi um bom negócio?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de filipe

Ranking: 7.555º

Filipe 278 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/06/2016 às 02:24
Por filipe c (@filipe.calasans)

Hoje estava lendo uma matéria em que explicava o litígio entre Minas arenas e o Cruzeiro, onde ela explica o contrato em que o Cruzeiro acordou mandar os jogos lá enquanto que a concessionária receberia 25% e o time teria o 'privilégio' de ter prioridade nos jogos. Pois bem, segundo a reportagem tudo azedou quando o Kalil conseguiu uma brecha com o governo do estado para jogar de graça a final da Libertadores. Com isso o Cruzeiro, achou uma brecha no contrato em que a Minas Arenas teria que cobrir eventuais propostas melhores apresentadas à concorrência. Nesse caso, jogar de graça no estádio.

No bairro da zona oeste tem um time que cedeu o espaço do terreno de área valorizada para que uma construtora construisse um estádio e em troca poderia jogar lá. Porém, a construtora tem prioridade no agendamento de eventos caso o agendamento ocorra com atecedência mínima estipulada em contrato. Advogam eles que isso viabilizou a arena deles, porém o que podemos constatar é que a eficiência da construtora em capitalizar o local está fazendo o time jogar 1 vez no mês, chuto eu, fora do local.

No Rio, os times não conseguem tornar o estádio sob concessão privada em um equipamento rentável dado a falta de torcida, a má concepção da reformulação do estádio que retirou as gerais e a falta de futebol de bom nível dentro das quatro linhas.

Se somam a esses casos: o litígio do Grêmio com a construtora da sua arena para a sua compra em definitivo. Arenas públicas em cidades que não possuem time de expressão para encher as arquibancadas o ano todo.

Nesse ceário, me acabei me questionando: A Arena Corinthians foi um bom negócio?

Alerta: As considerações feitas nesse post correspondem a um torcedor com ensino superior longe das áreas de direito, economia, admnistração, Marketing ou área correlatas.

Do ponto de vista estratégico para o time de Futebol SCCP: A arena acertou em cheio as necessidades do time de futebol. Possui um campo impecável de nível igual ou superior as melhores arenas do mundo. O que permite um estilo de jogo bastante fluído, correspondente à nova tendência mundial de estilo de jogo. O comando técnico do time tem conseguido tirar proveito, principalmente em esfera nacional onde os campos tem por caracteríticas serem maiores e com gramas que propiciam jogos mais lentos e cadenciados, não quando o estilo desfavorece o jogo em favor do anti-jogo. Isso se reflete em belas campanhas e uma taxa de aproveitamente invejável.

Do ponto de vista do torcedor: A arena está localizada em um bairro tipicamente corinthiano. Permite que o time desenvolva uma política de sócio torcedor centrada na fidelização de quem vai aos jogos no estádio. Com a certeza de que sempre terá a sua casa a disposição, o time vem conseguindo uma média alta em decorrência da venda antecipada de jogos pela internet. A estrutura impecável, fácil aecsso por transporte público vêm permitindo torcedores comuns que haviam deixado de ir aos jogos voltarem a frequentar com suas famílias. Contata-se uma sinergia incrível entre arena + torcida + time.

Do ponto de vista financeiro para o clube: Ao meu ver, foi um bom negócio. Primeiro porque não envolve intermediários. Ou seja, terceiros não exploram a capacidade do time de trazer torcedores ao estádio (seja com percentagem sob bilheteria, seja por aluguel do mando, seja pela cessão de cadeiras e espaços de conveniências do estádio). Nesse caso, a renda está sendo convertida em patrimônio para o clube uma vez que o imóvel está sendo pago.

Comparando com outros casos, vemos que a falta capacidade de negociação dos clubes em imporem a suas vontades irão resultar em anos de prejuízo para os mesmos, literalmente venderam a alma ao diabo. É de se eleogiar que o Corinthians não ficou refém do lobby das contrutoras que assim do término da copa assumiram os estádios transvestidos de empresas concessionárias (certamente muita propina rolou para os agentes do estado). O Corinthians não cedeu nenhum bem em troca da construção, apenas apresentou-os como garantia.

Das considerações sobre benefícios físcais: A mídia e os anti insistem em teimar que houve dinheiro público e portanto o estádio foi doado. Como isso já foi largamente debatido aqui não irei entrar nos mesmos argumentos que refutam tal ideia. Porém gostaria de dizer: Incetivos fiscais são medidas protecionistas que deveriam em sua grande maioria ser usada para beneficiar negócios nacionais e estratégicos para o país. Os times de futebol se encaixam nesse caso de estratégico e de um elemento nacional que precisa ser preservado no país. Geram muitos empregos, renda e impostos no país. Estrategicamente o governo deveria incentivar e exigir contrapartidas, tais como: responsabilidade sociais, melhoria de gestão e geração de empregos. Pouco se fala que as mais belas arenas americanas recebem inceitvos das cidades para que se instalem na localidade.

Do ponto de vista do futebol nacional, acho que por um lado a copa modernizou os campos. Porém foram poucos os clubes que conseguiram tirar proveito maior do que um 'ter um campo moderno para jogar'. A Arena colocou o Corinthians em um novo patamar de clube aqui na América do Sul. Está mostrando que sim, nós brasileiros temos capacidade de organizar um evento de alta qualidade (não só 1 vez em nunca numa copa do mundo feita por gringos). E sim manter uma estrutura permanete de banheiros impecáveis, serviço de ajuda ao consumidor, loja do clube, lanchonetes, campos bem cuidados, iluminação, sonorização, ações promocionais no intervalo e no telão. Por fim, gostaria de dizer que escrevi esse post como uma forma de levantar a nossa autoestima como brasileiors e mostrar que sou um cara apaixonado pela arena. Pois ela mostra que sim, nós podemos! Clichê, sim! Mas quem se importa... Esses comentário vem de um cara que já assistiu jogo no paca, maracanã, barradão em salvador e até mesmo já visitei arenas modernas como a de basquete de Miami (American Airlines Arena) e posso afirmar categoricamente que a Arena Corinthians é a melhor em todos os aspectos!

Mal o texto, para aqueles que tiveram saco de ler value pela paciência. Sintam-se a vontade pra comentar, elogiar e criticar. (Afinal se até o Tite é criticado, quem sou eu neh...)

Abraços

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Roger Vincoletto

Roger 59 posts

@roger.vincoletto em 09/06/2016 às 15:15

Excelente tópico, mas em minha opinião, não valeu a pena do ponto financeiro. O Corinthians terá muita, mas muita dificuldade para pagar o estádio. Se tivesse sido mais barato seria mais fácil. 1,2 bilhão é muito, muito para ser pago. Naming RIghts estão enrolados devido à Odebrecht, os CIDs enfrentam resistencia por parte dos compradores, e a renda não é tão grande quanto achavam que seria.

Acredito que se tivesse sido um estádio mais simples, menos luxo, com custo em torno de 600 milhões como foi o do Palmeiras seria mais fácil.

Foto do perfil de Willyan Medeiros

Willyan 163 posts

@willsccp1910 em 09/06/2016 às 14:03

Fiz login, somente para 'positivar' seu tópico. Parabéns!

Foto do perfil de Gustavo Henrique Dos Santos Ros

Ranking: 1.246º

Gustavo 2.553 posts

@gustros em 09/06/2016 às 13:14

O modelo da arena é sem duvida o melhor, mas só da certo para o Corinthians e poruqea torcida comparece sempre. Houve alguns erros serios na projeção, o NR é o mais claro e até mesmo preocupante, a gestão pifia da OMNI que é basicamente um roubo consentido e a sabotagem dos antis com relação aos CID.

O projeto da arena, observando de longe, tem um problema como já citaram o setor voltado ao ingresso mais caro tá superdimessionado, tem que modificar pra comportar mais publico a um preço acessível ou ao menos encher esse setor reduzindo esse preço (via sócio torcedor e fidelidade talvez?)

Quanto a exploração da arena, quando a situação econômica do pais der uma melhorada acho que vão haver grandes ganhos nessa área.

Foto do perfil de Hudson Luis

Ranking: 4.957º

Hudson 538 posts

@largados em 09/06/2016 às 13:08

Cara vou ser bem sincero! Realmente, a situação que nosso pais vive, e bem complicada para um investimento nesse porte. Luis paulo rosemberg planejo o retorno financeiro dessa arena de uma forma genial! Temos tudo para quitar essa arena em 9 anos, mas precisamos de seriedade dos nossos presidentes... Por isso sou a favor da volta de Andrés, pois ele vai trazer rosemberg, para administrar a imagem d nossa arena, pois é isso que tah faltando! Com tudo nos eixos, da para lucra em torno de 300 a 400 milhões por ano só de arena, precisamos da mais valor aos muleks da base, pois se a diretoria tiver mais seriedade, lucraremos muito com a mulekada!

Publicidade

Foto do perfil de Flávio J. De Brito

Flávio 16 posts

@fjbtimao em 09/06/2016 às 12:45

Felipe, parabéns... Muito bom seu texto.

Vai Corinthians!

Foto do perfil de Salvem O Corinthians

Ranking: 800º

Salvem 3.754 posts

@lhpabcnqt em 09/06/2016 às 12:39

Bom negócio foi!

Mas está sendo RIDICULAMENTE mal administrada!

É uma pena, o Corinthians potência mundial, esteja sendo cordenada por empresários bandidos e corruptos!

Foto do perfil de Lyppe Rodrigues Netto

Ranking: 781º

Lyppe 3.834 posts

@lyppe.rodrigues.nett em 09/06/2016 às 12:37

Bom é! Mais cadê o naming?

Foto do perfil de D!ego Gonçalves

Ranking: 4.917º

D!ego 543 posts

@matrix em 09/06/2016 às 12:37

PACAEMBÚ = Aquela namorada que namoramos há anos mas não casamos.

Arena Corinthians = A novinha em que escolhemos e casamos depois de anos e anos com a antiga namorada.