Ação de Marketing ao estilo Rosenberg

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Julio #5.569 @pjuliomaciel em 06/03/2017 às 07:25

Comecei a redigir o texto como um comentário em um tópico sobre marketing, mas como ficou detalhado demais e longo, achei melhor abrir um novo tópico.

P.s.: Corinthians, se você usar esse modelo de marketing, eu espero pelo menos reconhecimento, me leve para alguns jogos, para conhecer o time, sei lá hahah

Trabalhei para uma empresa de estacionamento que controla a maioria dos estacionamentos em estádios do Brasil e fiz um projeto interessante para os estádios do Rio Grande do Sul.

Como a galera sabe, o churrasco é uma tradição muito forte por lá, e a Tramontina procurou a empresa que trabalhei para anunciar a linha Churrasco deles nos estacionamentos.

A nossa ideia foi de fazer esse anúncio como uma ação para os torcedores. O modelo de negócio foi dividido em dois tipos:

Tipo 1:
O torcedor alugava espaços para fazer um churrasco com os amigos e família antes do jogo.
Esse espaço era uma tenda toda tematizada com a marca da Tramontina e possuía apenas produtos da mesma marca, todos da linha churrasco. (Garfos, facas, churrasqueira móvel, mini geladeira, etc.)

Tipo 2:
Fiz o projeto de um foodtruck da tramontina também para vender churrasco para o público geral. Ali o foodtruck também serviria como expositor do material vendido pela marca.


Este modelo podia trazer dinheiro de 3 maneiras a ser divididos entre o clube, o estacionamento e a marca anunciante (Soa estranho ouvir tantas divisões, mas é assim que são os negócios. Infelizmente todo o dinheiro que os times ganham, independentemente da fonte, é repartido com despesas e 'parceiros').

As 3 maneiras eram:
1 - o pagamento do anunciante ao Time e a empresa gestora do estacionamento (ou do estádio);
2 - aluguel dos espaços aos torcedores;
3 - venda de alimentos para o público que não fizesse o aluguel.

Além do envolvimento dessas três entidades, poderiam se somar ainda outras duas ou três marcas. Marcas de produtos alimentícios e bebidas podem se tornar parceiros e anunciar seus produtos juntamente a marca de produtos para churrasco.

IMPLICAÇÕES:
Não sei dizer se é lei, afinal minha expertise é Design*, mas com certeza é um impeditivo contratual. A venda de alimentos em estádios do Brasil está atrelada a pagamento de royalties feitos por franquias. As vezes vemos notícias aqui no Meu Timão sobre troca de lanchonetes ou fornecedores de bebidas na Arena Corinthians, por exemplo.
Assim o Timão teria que estudar direitinho, se não haveria quebra de contrato com os outros fornecedores.

Tratando-se de materiais cortantes, praticamente armas brancas, a segurança na revista precisaria se grande. Em caso de compra dos produtos, esses deveriam ser comercializados como uma compra pela internet. A venda seria feita ali no Stand mas não seria pronta entrega, esse produto deveria ser enviado para a casa do cliente.


*Participei fortemente do projeto de marketing, mas minha profissão mesmo é Designer Gráfico/Ilustrador.

7.514 visualizações e 64 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Guto Fiel #3.481 @guto.fiel em 06/03/2017 às 08:52

Faz um planejamento para vender o Guilherme, Giovani Augusto

Henrique Lima De Macedo #6.807 @henrique.lima.de.mac em 06/03/2017 às 10:39

Teve algo parecido com sua ideia no sábado, antes do jogo contra o Santos rolou um evento no estacionamento onde você que tinha ingresso, por mais 10...20 reais você comprava o convite que te dava direito a um copo e uma cerveja. Teve venda de cervejas (sim, alcoólicas haha) e comida.

Foi um evento em conjunto do Corinthians, Estrela Galicia e um fabricante de copos reciclados. (Eles prometem novos eventos)

*tenho gostado da Estrela Galicia, parece estar trabalhando forte em conjunto com o Corinthians.

Últimas respostas

Tiago Ferreira Lima @tiago.ferreira.lima em 07/03/2017 às 15:19

Seria algo espetacular

Guto #3481 @guto.fiel em 06/03/2017 às 08:52

" "

Faz um planejamento para vender o Guilherme, Giovani Augusto

Publicidade

Fábio Garcia #1.759 @fabio.garcia14 em 07/03/2017 às 09:57

É isso ai se os caras são devagar e temos ideias tem que mandar para os caras mesmo! Kkk

Abraços

Julio #5569 @pjuliomaciel em 06/03/2017 às 20:25

" "

Muito bacana Fábio, encaminhei como sugerido.
O pessoal me atendeu bem e pediu que encaminhasse para o departamento de Marketing.

Espero que role alguma coisa :D

Carlos Fonseca Júnior #167 @carlos.fonseca.junio em 07/03/2017 às 02:28

Cara tomara que os Sunpaulinos não leiam isso, ou vão adotar a ideia para alugar espaço no estacioamento com tendas de produtos de beleza e sex shop, tipo batom, shampoo e artefatos fálicos para suas necessidades sexuais.

Francisco Jr. Silva #107 @francisco.jr.silva em 06/03/2017 às 22:48

Essa nova empresa argentina, parece que melhorou um pouco nosso marqueting, com algumas ações interessantes.

Alexandre Luque #2.294 @asluque em 06/03/2017 às 22:23

Tem que mudar de Pais pra ficar bom. O Brasil é uma merda que só serve pra oprimir o povo

Julio #5569 @pjuliomaciel em 06/03/2017 às 20:23

" "

Puts, que pena. Precisariam trabalhar com algum isolamento do espaço nesse caso.

Como mudei de empresa, não sei se teve algum impeditivo legal similar em Porto Alegre.

Sergio Silva #3.492 @carlitosteves em 06/03/2017 às 20:47

Boa hauahsaus

Guto #3481 @guto.fiel em 06/03/2017 às 08:52

" "

Faz um planejamento para vender o Guilherme, Giovani Augusto

Osvaldo #42 @osvaldoneto em 06/03/2017 às 20:43

Julio eu sou mineiro moro no interior de minas e sou bem simples e sou 1 tio pois já tenho 40 aninhos kkk mas sou louco pelo Timão kkk mas sabe eu notei que você e diferenciado e tem boas fontes, sendo assim gostaria de saber se você ouviu falar sobre o tal patrocínio da camisa e nome da arena?

Julio #5569 @pjuliomaciel em 06/03/2017 às 20:30

" "

Hahah obrigado Osvaldo!

O pessoal comentou sobre o canal da ouvidoria do Timão.
Entrei em contato e eles me atenderam super bem, me passaram o e-mail do marketing para encaminhar a ideia.

Tomara que role algo :D

Julio Ricardo Matheus Maciel #5.569 @pjuliomaciel em 06/03/2017 às 20:30

Hahah obrigado Osvaldo!

O pessoal comentou sobre o canal da ouvidoria do Timão.
Entrei em contato e eles me atenderam super bem, me passaram o e-mail do marketing para encaminhar a ideia.

Tomara que role algo :D

Osvaldo #42 @osvaldoneto em 06/03/2017 às 20:15

" "

Que tópico bom adorei a sua ideia Julio, a diretoria tinha que ver isto pra aprender!

Julio Ricardo Matheus Maciel #5.569 @pjuliomaciel em 06/03/2017 às 20:29

O pessoal comentou sobre o canal da ouvidoria do Timão.
Entrei em contato e eles me atenderam super bem, me passaram o e-mail do marketing para encaminhar a ideia.

Tomara que role algo :D

Gerald #483 @luterley em 06/03/2017 às 10:32

" "

Bacana sua ideia e iniciativa. Você pode tentar encaminhá-la ao marketing do Timão, no site do Corinthians tem o email. Aliás. Deveriam disponibilizar um canal para receber ideias e sugestões da torcida

Julio Ricardo Matheus Maciel #5.569 @pjuliomaciel em 06/03/2017 às 20:27

Eu troquei de empresa em meio às negociações da administradora do Beira-Rio, da empresa que eu trabalhava e da Tramontina. Deixei pronto inclusive as artes do 'Foodtruck' e dos stands para aluguel, mas não sei te dizer se foi para frente.

Na época eles iam começar as conversas na Arena do Grêmio também.

Mario #3010 @catoni em 06/03/2017 às 10:40

" "

Legal sua ideia... E o principal, já pensou nas duas coisas que poderia ser problema, que é o fato de ter faca / garfo, etc... E sobre o conflito com as empresas que já vendem no estádio...

Curiosidade, lá no sul chegaram a implementar essa ideia?