Precisamos falar sobre a Arena

Fórum do Corinthians
Tópico popular Entenda as regras

Igor #3.110 @igor.rykovski em 03/01/2018 às 23:25

Apesar da nossa torcida ser formada por muito Pachecos, que preferem fechar os olhos para coisas erradas, acredito que precisamos falar sobre a Arena.

Sou um corintiano que teve uma chuteira Firula autografada pelo Neto e a camisa 10 da Kalunga com 10 anos de idade. Quando não tinha nem TV por assinatura, ouvia o Silvério narrando os jogos no Pacaembu ou Morumbi. Fui a muitos jogos. Já fui a pé do Morumbi até a Av. Santo Amaro porque não tinha dinheiro pra pegar dois ônibus depois de ver um ataque formado por Alcindo e Alex Rossi. Já apanhei no Canindé, já apanhei no ônibus. Já chorei, já passei mal, já fui muito feliz.

Mas em 2013, eu tive a primeira grande decepção como corintiano. A tragédia de Oruru me marcou demais e fez eu perder um pedacinho do coração preto e branco que sempre tive. Não é aceitável o presidente do clube defender marginais que assassinaram uma criança. Nem o rebaixamento me marcou tanto. Mas isso é outra história.

A segunda grande decepção foi a forma como o financiamento do projeto da Arena foi concebido. Gastou-se 1,2 bilhões de reais na sua construção. Pra fazer um comparativo, uma das arenas mais modernas do mundo, o Wanda Metropolitano do Atlético de Madrid, com capacidade para mais de 73 mil pessoas, custou 240 milhões de euros. Houve mais 66 milhões de euros em gastos com obras no entorno exigidas pela prefeitura de Madrid.

Quando você fala em mercado interno, não pode fazer conversão de moeda pela cotação de hoje. A conta é um pouco mais complicada, mas em relação ao preço do metro quadrado em Madrid e em São Paulo fica quase um pra um. Segundo o site Global Property Guide o preço médio em Madrid é de €4382,00 por metro quadrado enquanto em São Paulo é em torno de R$4000,00. Ou seja, o Atlético de Madrid construiu um estádio com quase o dobro da capacidade da Arena Corinthians, com tudo que há de mais moderno e gastou 1/4 do preço da Arena se seguirmos essa lógica. Mas se você Pacheco, quiser converter, ainda dá menos de 1 bilhão de reais sem as obras do entorno.

Mas por que a Arena Corinthians saiu tão cara?

Bom, não precisa ser nenhum gênio pra supor que houve superfaturamento na obra. Afinal, o presidente da construtora estava preso até alguns dias atrás por conta de propina e suborno. De onde ele tirava dinheiro pra isso? De obras superfaturadas é claro. Isso foi comprovado.

E há também as pessoas envolvidas no projeto 'arena da abertura da copa', que são acusadas de receber propina, vide Jerome Valcke, Joseph Blatter, Ricardo Teixeira, Marcopolo Del Nero, José Maria Marin. Não vou nem falar dos políticos envolvidos.

O nosso presidente na época, Andrés Sanchez, calculou direitinho e viu que todo mundo ia se dar bem. Com os CIDs da prefeitura+dinheiro do governo do estado para a copa+naming rights a conta estava fechada e o estádio ia sair de graça para o Corinthians. Ou seja, todo mundo sairia feliz. Ele parece até que conseguiu um agrado da Odebrecht de 2,5 milhões de reais pra sua campanha pra deputado de lambuja.

Só que nada disso deu certo. E aí que entra o grande problema.

O Corinthians vai ter que pagar a conta, de um estádio superfaturado. Uma conta alta demais.

Se o Andrés fez tudo isso pra dar um estádio pra torcida, se as acusações contra ele são falsas, se ele foi apenas seduzido por um sonho megalomaníaco não temos como saber. A questão é que ele é um dos pivôs disso tudo, junto com o Lula.

E todo mundo diz que ele já está eleito para o seu segundo mandato como presidente, todo mundo menos opositores. Um cara que fez a grande virada, deu início a esse tsunami de títulos, e de dívidas impossíveis de se pagar. Alguém que tem no fim a justificativa do meio. Alguém que não se importa em usar dinheiro público em benefício do clube ou dele talvez.

Eu como corintiano, não melhor tão pouco pior do que ninguém aqui, tenho muita vergonha. Menos mal que a conta ficou só pra nós. Seria pior ouvir de um palmeirense ou de um são paulino que eles ajudaram a pagar nosso estádio.

Por isso, é necessário refletir se esse fim justificou o meio. É necessária muita reflexão de todos nós.

É uma conta muito alta, pesada por demais pra quem tanto sofreu e que viveu um sonho nos últimos 10 anos. É a nossa casa, mas é um palácio grande demais pra quem acostumou com nossa saudosa maloca. Eu preferiria morrer no Pacaembú.

9.535 visualizações e 195 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Marcelo Figueiredo #24 @timao.sc em 03/01/2018 às 23:37

Muito bom post... Só penso se em. Algum momento se preocuparam com o futuro do clube, porque tudo foi muito atropelado, feito nas coxas, na obscuridade até, esse fundo por exemplo, ninguém sabe nada a respeito, quanto tem lá,. Se. Tem, se já foi pago algo, se tem realmente interesse em. Pagar, porque esse fundo pode ser um banco particular de todos, ou estou exagerando..? !? ! Em nenhum momento pensaram na instituição, tinham a maquina na mão e fizeram no SCCP o que foi feito em. Todas as outras arenas... Um. Farra de propinas, caixa 2 e tudo que envolve essas coisas, afinal foi p isso que serviu a copa

Diogo Timão Rj #762 @diogo.figueira em 04/01/2018 às 09:39

Eu penso no meio termo, não vou entrar nos méritos políticos, todos conhecem quem é Lula, PT, CBF, FIFA etc...

A arena foi super faturada? Pelo que sabemos a lava jato que expôs tudo e todos até o momento nada falou sobre caixa dois nem nada em relação ao nosso estádio.

A conta do negócio era simples como foi citado no tópico 450 milhões em cids + 400 milhões de NR, você fechava a conta da obra.

Porém aconteceram algumas coisas no meio do caminho, o financiamento do BNDS atrasou quase 2 anos, e tiveram que pegar emprestimos a juros bem maiores para tocar a obra, ao meu ver o Corinthians deveria ter amarrado esses cids ao pagamento que faria a Ordebrech,

Teria sido a melhor maneira de se livrar da divida e do credito em impostos, outro ponto cresceram o olho na comissão do NR e colocaram pessoas incapacitadas a frente do negócio, se lá no 1° dia da obra tivessem contratado uma empresa especializada para tratar o assunto eu duvido que antes da Copa o nome não já estaria vendido,

O governo e prefeitura assumiram o compromisso de arcar com os custos dos lugares móveis passou a copa todo mundo sumiu e a conta ficou para o Corinthians e por fim a auditoria apontou mais de 200 milhões em obras incompletas e mau feitas.

Em relação ao valor final na obra, infelizmente não podemos comparar nada feito no Brasil com o que é feito no exterior, aqui se tem o custo Brasil, pagamos 3 ou 4 x a mais em qualquer coisa que é feito por aqui, inclusive nos juros.

Agora o que deve ser feito é tomar todas as medidas legais cabíveis e possíveis para que se pague o justo pela nossa Arena, e que sejam humildes e vendam o NR por um valor menor já que está nítido que nos moldes que querem o negócio não vai sair...

Últimas respostas

Lucas Almeida @lucas.almeida75 em 06/01/2018 às 02:07

Ao meu ver... O amarilla #[email protected]% o Corinthians justamente para que um time que devia ser excluido por sua torcida matar um menino inocente não ter sido punido. NADA ME TIRA DA CABEÇA que combinaram com o amarilla para que a gente não pudesse ser campeão. E olha ia ficar feio mesmo

Publicidade

Paulo César De Araújo #7.285 @corinthians.eh.tudo em 06/01/2018 às 00:38

'... E fez eu perder um pedacinho do coração preto e branco que sempre tive...' quer dizer o que?

Igor #3110 @igor.rykovski em 06/01/2018 às 00:30

" "

Então, mais uma vez há uma falta de análise do que foi escrito, como muito acontece por aqui. Mas essa talvez não tenha mesmo ficado clara.

Um coração partido não significa falta de amor ou menos amor. Foi isso que eu quis dizer.

Igor Rykovski #3.110 @igor.rykovski em 06/01/2018 às 00:30

Então, mais uma vez há uma falta de análise do que foi escrito, como muito acontece por aqui. Mas essa talvez não tenha mesmo ficado clara.

Um coração partido não significa falta de amor ou menos amor. Foi isso que eu quis dizer.

Paulo #7285 @corinthians.eh.tudo em 06/01/2018 às 00:17

" " Sobre Oruro ainda, cada marido torcedor do Corinthians que bater na esposa vai te fazer menos Corinthiano?

Paulo César De Araújo #7.285 @corinthians.eh.tudo em 06/01/2018 às 00:17

Sobre Oruro ainda, cada marido torcedor do Corinthians que bater na esposa vai te fazer menos Corinthiano?

Igor #3110 @igor.rykovski em 06/01/2018 às 00:11

" "

Não.

Não tenho condições financeiras para isso. Tão pouco moro na Zona Leste.

Igor Rykovski #3.110 @igor.rykovski em 06/01/2018 às 00:11

Não.

Não tenho condições financeiras para isso. Tão pouco moro na Zona Leste.

Paulo #7285 @corinthians.eh.tudo em 06/01/2018 às 00:07

" " Eu não sou sócio do clube. Você é?

Paulo César De Araújo #7.285 @corinthians.eh.tudo em 06/01/2018 às 00:07

Eu não sou sócio do clube. Você é?

Igor #3110 @igor.rykovski em 06/01/2018 às 00:05

" "

Amigão, não existe má informação sobre uma tragédia tão noticiada, principalmente pra quem tem o mínimo de discernimento e de noção de cidadania e de colocação perante a sociedade.

É uma questão de caráter. É ter ou não ter, simples assim.

Quando a ser torcedor, não é você que vai me falar isso. Não teria direito de tal afirmação, nem se me conhecesse.

E sim, é completamente pertinente em época de eleição. Afinal, quem está liderando a disputa é responsável direto por tudo isso.

Igor Rykovski #3.110 @igor.rykovski em 06/01/2018 às 00:05

Amigão, não existe má informação sobre uma tragédia tão noticiada, principalmente pra quem tem o mínimo de discernimento e de noção de cidadania e de colocação perante a sociedade.

É uma questão de caráter. É ter ou não ter, simples assim.

Quando a ser torcedor, não é você que vai me falar isso. Não teria direito de tal afirmação, nem se me conhecesse.

E sim, é completamente pertinente em época de eleição. Afinal, quem está liderando a disputa é responsável direto por tudo isso.

Paulo #7285 @corinthians.eh.tudo em 05/01/2018 às 23:58

" "

Tema relevante, porém, em época eleitoral, pega mal. Sobre Oruro, você é muito mal informado. Se é possível, aponsente-se como torcedor do Corinthians.

Paulo César De Araújo #7.285 @corinthians.eh.tudo em 05/01/2018 às 23:58

Tema relevante, porém, em época eleitoral, pega mal. Sobre Oruro, você é muito mal informado. Se é possível, aponsente-se como torcedor do Corinthians.

Hugo Leonardo #481 @domhugoleonardo em 05/01/2018 às 23:29

A Arena é uma tragédia financeira

Dejair Antonio Bravin #4.363 @dejair.antonio.bravi em 05/01/2018 às 22:59

Problema social está na podridão da nossa Cultura, de Anitas, Pablos Vittar, funks, sertanejo universitário, novelas e etc,

Isto esta nós levando a obscuridade sem fim e reflete inclusive nas arquibancadas dos estádios de futebol, sinceramente me sinto cético quando a um futuro melhor.

Igor #3110 @igor.rykovski em 05/01/2018 às 20:35

" "

Não cara, problema social é o fudido que ganha 900,00 por mês e paga 100,00 pra ir na arena uma vez por mês. Problema social, é o cara que não tem referência nenhuma na quebrada é só enxerga um caminho, o crime.

Quem vai ver jogo em outro país tem meios pra isso, não é um fudido sem dinheiro. É índole sim ou doença. Prova disso são os hooligans. Um bando de marginais de primeiro mundo.

Nossa sociedade é uma grande tragédia, mas torcedor organizado que faz essas patifarias é apenas um patife que precisa ser banido do meio do futebol.