Fórum do Corinthians

Análise tática do jogo Coritiba e Corinthians: até que ponto houve evolução?

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 6.607º

Félix 237 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/11/2020 às 03:40
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

O jogo de hoje expôs falhas táticas graves no time, que talvez possa explicar certas ocasiões de falhas defensivas do time. O Corinthians poderia ter jogado melhor, poderia ter mantido o ritmo no segundo tempo, mas a falta dessa pegada quase nos custou a vitória. Vágner Mancini alega que o time decaiu no segundo tempo pelo desgaste do último jogo contra o Grêmio, mas era possível ter realizado substituições rapidamente sem perder a agressividade do primeiro tempo.

Apesar do Coritiba estar na posição em que está, temos que levar em conta que enfrentamos um time que possui o líder em assistências (Giovanni Augusto), o jogador que perdeu mais chances claras de gol (Robson – cito isso pra mostrar que o Coritiba cria perigos de gol), o terceiro melhor desarmador do campeonato (Jonathan) e o melhor defensor que corta ataques (Sabino). E por algum motivo sacaram Matheus Galdezani do time.

Esses mapas são do primeiro tempo. Como vocês podem ver no mapa de posicionamento, há um buraco enorme na zona defensiva, fortalecendo demais para Luan e Fagner. E os mapas de calor também são do primeiro tempo - observem que Fábio Santos foi muito incisivo no meio de campo, se infiltrando na Zona 14. Bruno Méndez foi impecável: ele foi o principal articulador de jogadas depois de Luan e Fábio Santos, e foi muito participativo com Gabriel e principalmente Roni – sim, Bruno Méndez também virou meia-esquerda alternando de posição com ele e com Xavier. Lucas Piton fez bem o papel até certo ponto. E Luan jogou o fino da bola novamente: como meia-atacante, foi o principal criador de jogadas e quem deu mais passes de perigo a gol.

A falha do Coritiba foi jogar num 4-3-3 aberto com Giovanni Augusto de centroavante: uma estratégia absurda considerando a capacidade defensiva de Bruno Méndez e Gil. No segundo tempo eles corrigiram isso: com a entrada de Mattheus, Brayan Lucumí e mais tarde Matheus Galdezani, o time mudou para um 4-2-3-1, anulando Gabriel e Xavier e com isso chegando mais ao ataque... porém falharam ao colocar Giovanni Augusto de ponta-esquerda, sendo que a função real dele é de meia-central ou meia-atacante estilo Luan, do mesmo modo como jogaram contra o Palmeiras! E por isso não teve incisão de bons passes do Coritiba.

Os mapas de chutes acima provam o que foi dito antes: no primeiro tempo (mapa acima), só o Corinthians atacava, e no segundo tempo (mapa abaixo), com as substituições do Coritiba, foram eles que atacaram mais. Tanto foi assim que o Coritiba passou a atacar bem mais pelo meio devido a neutralização de Gabriel e Xavier, e quem perdeu mais passes foram Luan e Jô com 3 cada (Jô perdeu as bolas no meio-campo).

CONCLUSÃO

No primeiro tempo o Corinthians foi massacrante, no segundo tempo não. E repito que era possível realizar alterações sem perder a agressividade: fomos engolidos por ataques constantes no meio num time que possui péssima recomposição defensiva, e isso é grave. Deixamos passar muitas bolas na lateral, o que nos fez sentir falta do Ramiro pelo lado direito, de onde saiu mais ataques com Giovanni Augusto. Devo parabenizar Everaldo: quando entrou no segundo tempo, foi ele quem conseguiu, por várias vezes, cobrir tanto Fábio Santos quando Fagner defensivamente, coisa que não fazia nos outros jogos - teve um dado momento em que, num lateral adversário, Everaldo cobrou Fagner ou Roni para marcar se não me engano o lateral esquerdo deles - o próprio Everaldo não podia porque estava ocupado com outro jogador -, e como não marcou, o time deixou passar e eles criaram certo perigo. E dos 5 passes que ele deu, ele não errou nenhum - 3 no meio-campo defensivo e 2 em ataque, tudo no lado esquerdo.

Houve evolução em pensamento ofensivo, mas não em pressão defensiva. E isso expõe um lado frágil do Corinthians, coisa que Mancini precisa corrigir logo, porque é muito grave. Fora isso, tivemos excelentes participações em campo . Piton jogou muito bem, mas precisa melhorar a pontaria, por isso eu disse que ele jogou bem “até certo ponto”. A pior atitude de um time é relaxar ofensivamente achando que o jogo está ganho, principalmente quando o time possui falhas de marcação. Ofensivamente melhorarmos demais, mas os volantes precisam melhorar a capacidade de pressão do adversário: só falta isso para sermos um bom time novamente.

VAI CORINTHIANS!

4.860 visualizações e 108 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Lucas Bueno

Ranking: 1.703º

Lucas 1422 posts

@lucas.de.souza.oliv1 em 26/11/2020 às 04:55

Sinto o Corinthians um time extremamente reativo. Basicamente o futebol dos nossos jogadores depende do futebol do adversário...

Se analisarmos as diferentes posturas jogo a jogo isso fica nítido!

Foto do perfil de Adiel Adibson Gomes Da Silva

Ranking: 13.542º

Adiel 54 posts

@adiel.adibson.gomes. em 26/11/2020 às 09:08

Rapaz tu num sabe de nada. O time claramente melhorando e você procurando chifres em cabeça de cavalo

Últimas respostas

Foto do perfil de Ricardo Gomes

Ranking: 18º

Ricardo 30682 posts

@ricardo.gomes3 em 27/11/2020 às 13:12

Se defendeu bem no primeiro tempo, e acho um gol de pênalti, já no segundo tempo com as alterações do mansinho, o coritiba teve as melhores da partida e o nosso atacante sumiu do jogo

Publicidade

Foto do perfil de Érik Januário Da Silva

Ranking: 3.446º

érik 631 posts

@erik.januario.da.sil em 27/11/2020 às 08:35

Cara desculpa mas acho que eu vi outro jogo. Pra mim o Corinthians foi reativo depois do gol e controlou o Coritiba na defesa. Deu a bola prós caras e ficou esperando pra contraataque. O Walter não fez nada o jogo todo e não teve pressão deles em nenhum momento da partida. Levantar bola na área não é fazer pressão é desespero de quem não consegue fazer nada mais. Pra mim o time jogou muito bem, com o controle total da partida os 90 minutos, atacando mais no primeiro tempo e segurando mais no segundo. Como os times do Carille faziam muito bem.

Foto do perfil de Pedro Fernando Forte Junior

Ranking: 592º

Pedro 3577 posts

@jr23forte em 27/11/2020 às 04:25

Jogos contra inter, primeiro tempo do galo.e contra o grêmio me empolgaram. Mais esse joguinho contra o coxa não. Coritiba pior adversário nós 2 turnos muito fraco. E mesmo assim não temos futebol pra dominar e empolgar.

Foto do perfil de Leandro Löhnhoff

Ranking: 1.414º

Leandro 1709 posts

@leandro.lhnhoff em 27/11/2020 às 00:09

Lá vem o cara dos mapinhas de calor... Posta um mapa e escreve um monte de besteira... Meu deus... De saco cheio disso...

Foto do perfil de Robson Cabral

Ranking: 2.097º

Robson 1137 posts

@robson.cabral2 em 26/11/2020 às 23:15

Impressionante como existem entendedores de táticas de futebol ultimamente, já não basta alguns programas que os caras só falam besteira e agora tem um aqui no fórum.

Time foi engolido pelo Coxa Branca aonde? Que jogo você viu?

A tática atual é somar pontos de qualquer jeito para terminar o campeonato tranquilo de pois de passar 15 rodadas sem técnico.

Foto do perfil de Juliana Bauer

Ranking: 2.867º

Juliana 799 posts

@juliana.bauer2 em 26/11/2020 às 21:58

Com certeza

Foto do perfil de Vagner Silva

Ranking: 26º

Vagner 26644 posts

@vagner.silva13 em 26/11/2020 às 21:40

Analise tática mil vezes melhor que de muitos programas mequetrefes da TV br

Foto do perfil de Daniel Belo De Oliveira

Ranking: 11.845º

Daniel 73 posts

@daniel.belo.de.oliv1 em 26/11/2020 às 21:31

Futebol não é uma ciência exata, por isso erros acontecerão, porém o interessante é acertar mais que errar.

Foto do perfil de Pedro Teixeira

Ranking: 2.335º

Pedro 1014 posts

@pedro.teixeira em 26/11/2020 às 20:39

Não entendo a puxação de saco para o everaldo. O que ele acertou no jogo inteiro? Qual chance de gol ele criou? Everaldo é um pé de rato!

Foto do perfil de Felipe De Moraes

Ranking: 116º

Felipe 10749 posts

@felipemoraes em 26/11/2020 às 20:17

A verdade é que o resultado foi ótimo mas o desempenho horrível.

Eu já vi esse filme, galera empolgada mas desempenho ruim não se sustenta o campeonato todo.

A luta para não cair vai ser árdua.

Ainda mais com um treinador especialista em rebaixamentos que fede a fracasso.