Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Superioridade tática do 4-1-4-1 do Corinthians decide clássico na Libertadores - fica a lição

Foto do perfil de TONY

Ranking: 8.886º

Tony 213 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/02/2015 às 18:47
Por TONY TIMÃO (@locoporticorintia)

O SISTEMA TÁTICO QUE DEU UM SHOW NO São Paulo EM TODOS OS DETALHES ACOMPANHE.

O primeiro Majestoso da Libertadores foi decidido na tática. Muricy Ramalho sabia que o São Paulo precisaria de passe e visão para superar o Corinthians e apostou em Maicon. O 4-4-2 que vinha funcionando deu lugar a um 4-3-1-2 - o losango no meio - para 'espelhar' o meio-campo do Timão, no 4-1-4-1 de sempre.

A pergunta era: e como marcar Jadson e Sheik nos flancos? O Tricolor tentava balançar os volantes para o lado da bola - assim o meia protegia o lateral - mas o Timão equilibrou o jogo com grande pressão na saída.

Até que Cássio executou um lance dos treinamentos e acionou Danilo, o falso-9. Ele recuou, atraiu a marcação de 2 são-paulinos - o SP marca por encaixes individuais no setor - e criou um espaço entre Dória e Michel. Elias leu a jogada, penetrou e recebeu o passe para finalizar - gol de organização e jogada coletiva, treinada.

Os problemas da marcação individual são conhecidos: basta um drible e movimentação e... Já era! Precisando criar, o São Paulo avançou as linhas com Maicon recuado para cadenciar e armar. Mas o Corinthians, inteligente, já se postava todo atrás da bola, como na imagem, e dificultava qualquer tentativa de ataque tricolor.

O tempo passava, o São Paulo não finalizava e toda recuperação alvinegra era acompanhada de grande velocidade. O 4-1-4-1 de Tite é assim: compacto na defesa, mas veloz e ativo na troca de passes. Com Danilo, o pivô que gerou o primeiro gol foi muito acionado e bagunçava toda a espaçada defesa tricolor.

Trabalhando a bola em 243 passes no primeiro tempo, o São Paulo parou num Corinthians compacto, coisa de 15 metros entre defesa e ataque. Como Tite quer, assim que retoma o Timão infiltra: 13 desarmes, 26 lançamentos e poucos segundos na cara de Rogério Ceni.

O panorama não mudou no segundo tempo e Muricy resolveu mudar: jogou Souza para a direita e Michel na esquerda, numa espécie de 4-2-3-1. Sem nenhum resultado contra o compacto e atento 4-1-4-1 de Tite.



Como o primeiro tempo, a tônica continuou: São Paulo propondo com poucos jogadores na frente da linha da bola (aqueles que podem receber um passe e gerar desequilíbrios) e o Corinthians fechado na defesa. Novamente, compactação é a palavra chave: olha o pouco espaço entre as linhas.

Nesse movimento de propor e se fechar, o Corinthians tinha todo um espaço na frente. Como um jogo de xadrez, a inteligência prevaleceu: Emerson rouba, corre (enquanto 2 companheiros estão ultrapassando) e arrasta 2 são-paulinos com ele até ler o momento de soltar a bola para Jadson, que infiltra no espaço que o camisa 11 criou. Gol tático!

Se com 1x0 estava difiícil, com 2x0 o São Paulo criou ainda menos. Tentou com Thiago Mendes e Michel abertos num 4-2-3-1 e Ganso como armador típico. Sofreu com os espaços atrás. E pagou o preço da pouca participação defensiva dos homens de frente. É só observar a imagem abaixo e ver quantos tricolores se 'desligam' do lance, prejudicando o time.

Na coletiva, Tite foi claro: 'não é conversa, é treinamento'. E Renato emendou: 'esse negócio de atacante reclamar que tá marcando é coisa de jogador brasileiro'. Fica a lição: craque que não participa? Não tem mais espaço. Jogador fora de posição? Não existe num futebol que exige versatilidade. Futebol, hoje, é mais tática que técnica. É mais coletivo que individual. E esse é o Corinthians.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Batista Pontes

Batista 83 posts

@antony.antony em 19/02/2015 às 18:49

Meus amigos mais que no tatico é esse que o Tite deu nos bambis é por isso que Tite tem a aprovação de mais de 90% dos corintianos simplesmente maravilhoso nossa que legal.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Duga Shimizu

Ranking: 198º

Duga 9.790 posts

@duguinha2shae em 19/02/2015 às 21:56

Devemos muito a ttie por implantar o sistema de jogo que vemos la fora, os setores do time jogando em uma faixa delimitada, com futebol coletivo e troca rápidas de passes pois temos a qualidade de Elias, renato, Jadson, Danilo..

E talvez agora o Danilo possa jogar mais do que nunca, pois os meio campistas jogando mais próximos, pois Danilo tem como característica principal o passe curto e arremate, sem ter que perder tempo se desdobrando na faixa lateral como em outras epocas...

Foto do perfil de João Lincoln

Ranking: 880º

João 3.498 posts

@lombardi em 19/02/2015 às 21:26

Muricy precisando de buscar o gol de empate, manteve três volantes em campo, sabendo que o Corinthians estava impecavel taticamente, tem que preocupar muitos os bambis porque mostra que eles não tem nenhum outro esquema tatico e a Libertadores já comecou! Se f.uderam

Foto do perfil de Renato Magalhaes

Ranking: 17º

Renato 34.924 posts

@rmagalhaes em 19/02/2015 às 20:47

Realmente foi um jogo de um time que sabe o que quer...esta bem encaixado e treinado para estar assim..digo titulares e reservas..

Jogamos improvisado com o Danilo do mesmo jeito que foi com o renato Augusto contra o once caldas e funcionou...então náo tem o acaso, sorte ai não!

Como diz o tite: isto é treinamento e assimilação.

Vamos longe pelo jeito...

Publicidade

Foto do perfil de Sergio T

Ranking: 332º

Sergio 7.184 posts

@sergio.t em 19/02/2015 às 20:02

Elas ficaram DESCONTROLADAS! Kkkkkkkkkkkkkkk bonekkinhas da barbies! Kkkkkkkkkkkkkkk

Foto do perfil de Lucas Silva

Ranking: 1.385º

Lucas 2.311 posts

@lucas.camargo11 em 19/02/2015 às 19:41

É sempre bom por a fonte

Foto do perfil de Léo Soares

Ranking: 1.807º

Léo 1.831 posts

@leonardosoares em 19/02/2015 às 19:38

Agora pergunta para o Mano se ele manja desses Paranaue ai kk