Piada da Globo (ou vão aprender a fazer pesquisas ou ser jornalista, pelo amor de Deus...)

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Julio @julio.vidueiros em 12/04/2016 às 21:35

Boa noite, amigos.

Criei meu login aqui no Meu Timão para comentar a notícia do site da Globo que li agora pouco, tamanha a minha consternação com tanta besteira estatística. O site diz que uma tal Paraná Pesquisas fez duas perguntas ¨pessoalmente a 4.066 entrevistados com mais de 16 anos entre março e abril deste ano, em 214 municípios de 24 estados: 'Para qual time você torce? ' e 'Qual é o time que você mais odeia? ' A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem de erro de 1,5%.¨. Oras, senhores, se eles entrevistaram 4000 pessoas em mais de 200 municípios, então pesquisaram 20 (VINTE) pessoas em média por local! Como podem ter uma margem de erro de 1,5% e 95% de grau de confiança? Imaginem que em SP tenham pesquisado com 100 pessoas (o que quer dizer que em outros municípios do país eles pesquisaram menos de 20)... Se foram nas Perdizes ou na Moóca (reduto dos parmeristas) com certeza nosso time é o mais odiado e nossa torcida menor... E em outros lugares?

Imaginem que então temos a 2.a maior torcida, e somos o mais odiados? E que 50% gostam de todos os times do Brasil, kkkkk...

Senhores, isto é um absurdo! Olha que trabalho com números e projeções todos os dias, de mercado e produção e se um assistente meu viesse com esta análise, seria demitido na hora...

1.918 visualizações e 89 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Raphael Medeiros #1.844 @raphael.pm em 12/04/2016 às 21:40

A verdade é que nunca saberemos realmente qual é a maior torcida... Poderia ter uma votação usando urnas eletronicas pra se ter uma ideia... Mas o mais odiado o Corinthians é com certeza...

Eorl Hk #276 @cansado em 13/04/2016 às 08:34

Pessoas inventam estatísticas para provar qualquer coisa. 14% das pessoas sabem disso.

- Homer Simpson -

Últimas respostas

Elizeu Santos #751 @elizeu.santos em 13/04/2016 às 18:33

é evidente que penso, e se penso, logo existo, não é assim na filosofia?

Tão vamos lá?

Tá no Facebook?

Tá no site do ig?

Tá nos ibopes da globo?

Tá na história do rio de janeiro?

Tá na história do japão?

Não precisa de basket?

Então é maior... Pronto.. Corinthians é maior e acabou a discussão...

Vide números...até em aeroporto a gente lota

Publicidade

Rafael #1.454 @rpereira em 13/04/2016 às 14:51

1,5% de margem de erro com 3pp de diferença é empate técnico. A manchete puxa o saco do Flamengo, mas eles não estão na frente nessa pesquisa.

Ronaldo Sccp #650 @zandor em 13/04/2016 às 14:38

Não acredito que haja algo de errado na pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas.

Veja como exemplo a pesquisa realizada pelo Data Folha com a intenção de voto para presidente em 2018:

  • Nesse levantamento, realizado nos dias 7 e 8 de abril de 2016, foram feitas 2.779 entrevistas em 170 municípios brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

Seguindo o mesmo raciocínio, foram entrevistadas apenas 16,35 pessoas em cada um dos 170 municípios brasileiros, com uma margem de erro maior, igual a 2% e nível de confiança de 95%.

A pesquisa do Data Folha também não detalha quais as faixas de renda e o nível de escolaridade, por exemplo, dos entrevistados.

Mas se na cidade de São Paulo pegassem 16 pessoas no bairro dos Jardins ou Morumbi, acho que todos votariam em um candidato A, e se fossem em um bairro com renda mais baixa, todos poderiam votar em um candidato B, por exemplo.

http://datafolha.folha.uol.com.br/eleicoes/2016/04/1759695-lula-e-marina-lideram-corrida-eleitoral-e-tucanos-tem-trajetoria-de-queda.shtml Lula e Marina lideram corrida eleitoral, e tucanos têm trajetória de queda - 11/04/2016 - Eleições... O Datafolha é um instituto de pesquisa pertencente ao Grupo Folha. Foi criado como departamento de pesquisas do jornal Folha de S. Paulo em 1983 e em 1990 o... datafolha.folha.uol.com.brdatafolha.folha.uol.com.br

Sami Sccp #3.159 @tromeo em 13/04/2016 às 14:16

Maior torcida e mais amado com 3000 pagantes.

Segunda maior com 30 mil de media..

Eu acredito na pesquisa. Tá bom!

Kkk

Alberto Sccp #401 @alberto86 em 13/04/2016 às 14:13

Quero ver os caras ir fazer essas pesquisa em catraca de metro e cptm em horário de pico, onde o movimento de pessoas e gigantesco! Fica uma hora lá pesquisando para ver, e depois seleciona lugar de maiores movimentos de cada estado, ai sim vamos ter uma pequena noção disso...eu particularmente nunca vi essas pesquisas. E claro esmagadoramente a torcida do Timão ganhara não tenho duvida disso.

Alex Bahu #20 @alexbahu em 13/04/2016 às 14:13

Bela análise, parabéns!

Ainda tem pessoas que discordam dv

Alan Henrique Lucena #70 @ler12 em 13/04/2016 às 14:12

As invasões e medias de público já dizem quem é a maior torcida faz tempo

Raphael #1844 @raphael.pm em 12/04/2016 às 21:40

" "

A verdade é que nunca saberemos realmente qual é a maior torcida... Poderia ter uma votação usando urnas eletronicas pra se ter uma ideia... Mas o mais odiado o Corinthians é com certeza...

Reginaldo Da Silva Celestino #3.831 @reginaldo1975 em 13/04/2016 às 14:07

Vai Corinthians

Mestre Yoda #603 @rafa.4.7 em 13/04/2016 às 14:07

Realmente aonde se existe precisão em 19 pessoas de cada município?

Andrey Torres #715 @andrey.torres em 13/04/2016 às 13:47

Somando as porcentagens de cada time entre mais odiado e amado fica assim

Corinthians = 28,2%

Flamengo = 25,1%

Fim de papo