Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

[ESTATUTO] Destituição do Presidente. É possível? O que reza o Estatuto do SCCP?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Alexandre

Alexandre 46 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/09/2016 às 13:02
Por Alexandre Tavares (@alexandre.tavares)

Por Alexandre Tavares*

Dada a gestão desastrosa do Presidente Roberto de Andrade, os últimos acontecimentos, a insatisfação generalizada da Fiel Torcida e milhões de pedidos de saída do Presidente, abro este tópico aqui no Meu Timão no intuito de informar, esclarecer e fomentar a discussão: afinal, existe a possibilidade de um Presidente do Corinthians ser destituído do cargo? O que diz o nosso Estatuto?

O Estatuto do Corinthians, em seu artigo 104, prevê quatro possibilidades de afastamento do Presidente da Diretoria ou de seus Vices, quais sejam:

A) ter ele praticado crime infamante, com trânsito em julgado de sentença condenatória.

B) ter ele acarretado, por ação ou omissão, prejuízo considerável ao patrimônio ou à imagem do Corinthians

C) não terem sido aprovadas as contas da sua gestão

D) ter ele infringido, por ação ou omissão, expressa norma estatutária

Caso contrário, o Presidente só deixa o cargo por renúncia, morte, afastamento temporário (por exemplo, por doença ou outro motivo de foro íntimo de força maior) ou na posse de sucessor legitimamente eleito.

Vale, portanto, esmiuçar as hipóteses previstas no artigo 104:

A alínea "a" está intimamente ligada ao Código Penal Brasileiro, ou seja, será passível de destituição o Presidente que for condenado por fato tipificado como crime, trazendo inevitável desgaste de imagem à sua reputação, seu nome e, por consequência, à boa fama da nossa instituição.

Vejo a alínea "b" como um pouco mais discutível, afinal o que poderia ser considerado um prejuízo considerável ao patrimônio? (o caso Pato, com compra na gestão Gobbi e venda na gestão Andrade, por exemplo? ).

Já a alínea "c" merece atenção. Outro dia abri aqui neste espaço, um tópico sobre as alterações estatutárias aprovadas pelo Conselho Deliberativo, sobretudo sobre a mais relevante delas, o fim do "Chapão". Neste post eu também expliquei o que era o "Chapão", pois muitos corinthianos ainda têm dúvidas sobre este tema, acredito que alguns de vocês tenham lido. Quando não temos um Conselho Deliberativo independente e que não esteja vinculado ao Presidente da Diretoria, fatalmente teremos contas aprovadas sem maiores questionamentos e mesmo contendo impropriedades duvidosas. As últimas contas da gestão Roberto de Andrade e aprovadas pelo Conselho, continham diversas nebulosidades e impropriedades na apresentação. Ainda assim, foram questionadas apenas por um pequeno número de Conselheiros interessados no bem do clube. Ou seja, é gravíssimo que o nosso Conselho Deliberativo não tenha autonomia. A rejeição das contas apresentadas pela gestão Roberto de Andrade, por si só, já daria ensejo ao processo de destituição.

A alínea "d" exige exame minucioso de todo o Estatuto, principalmente do artigo 110 (que atribui em seus 31 incisos, as obrigações do Presidente da Diretoria. No meu modo de entender, o Presidente está mais vulnerável com relação à esta alínea, uma vez que ela dá margem a um rol bastante grande de possibilidades a serem examinadas.

Qual a situação de momento? Diversos associados e Conselheiros estão se aprofundando no estudo do Estatuto, no intuito de verificar a possibilidade de descumprimento pelo Presidente de alguma de suas obrigações ou de ter cometido alguma falta em desacordo com a nossa norma máxima, que possa dar ensejo a um pedido formal de destituição do cargo. Ou até mesmo a possibilidade de ser solicitada uma revisão nesta prestação de contas, aprovada de forma duvidosa. Já a próxima eleição, será apenas em dezembro de 2017.

Fico à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

*Alexandre Tavares é bacharel em Direito, jornalista e associado patrimonial do SCCP.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Daniel Hd

Daniel 2 posts

@daniel.hd em 20/09/2016 às 16:44

Primeiro quero agradecer o Dr. Alexandre pela iniciativa de ao menos apresentar as nossas opções para o futuro do Timão.

Roberto Andrade foi eleito por ser indicado pelo Andrés que já não é mais uma unanimidade no clube. Essa é a hora de rever o nosso estatuto, preservando o nosso patrimônio em comum que é o clube.

Vai Corinthians!

Foto do perfil de Gustavo Henrique

Ranking: 4.307º

Gustavo 656 posts

@153312 em 20/09/2016 às 16:25

Fora corja maldida!

Foto do perfil de Felipe Reis

Ranking: 4.254º

Felipe 665 posts

@felipe.reis12 em 20/09/2016 às 15:47

Eita. Que aqui tem um monte de advogado do Banana de Andrade. Devem tá ganhando muito!

Foto do perfil de Ciro Hey

Ranking: 120º

Ciro 13.250 posts

@ciro.hey em 20/09/2016 às 15:45

Se estudar bem o que está acontecendo na base pode entrar no caso B também

Publicidade

Foto do perfil de Carlos Heredia Junior

Ranking: 3.347º

Carlos 912 posts

@carlos.heredia.junio em 20/09/2016 às 15:45

Excelente iniciativa, fomentar debates construtivos e não ficar só cornetando.

Agora, o tal dedo do meio de domingo, não fere o estatuto? Se fere atende a linha d.

Vai fiel

Foto do perfil de Soró Sereno

Ranking: 6.115º

Soró 396 posts

@sorosereno em 20/09/2016 às 14:54

Não tem como destituir o presidente de um clube porque o time vai mal...o time é apenas parte do clube...isto do ponto de vista da sua constituição formal...

O que muitos não entendem é que essa diretoria pegou o rabo do foguete...não que não tenham culpa... Porque fizeram parte...

O roberto está para o Corinthians como a Dilma está para o Brasil...pegou um rabo de foguete deixado pelo seu antecessor que fez o que quis, individou o clube até onde pôde e saiu de herói deixando o pepino na mão do sucessor...o sucessor é tão ruim quanto idiota...aceitou entrar no cargo sem ter a noção do problema que teria...

A dilma nós vimos onde foi parar...agora o roberto vai parar onde?

Foto do perfil de Cesar Magalhães

Ranking: 35º

Cesar 25.656 posts

@caesar1977 em 20/09/2016 às 14:37

E você vai destituir um presidente porque?

1-pegou clube quebrado e o deixar saneado!

2-hexa campeão sem dinheiro nenhum

3-as vendas nenhuma era possível segurar sem dinheiro

4- sairá de 490milhões de déficit já em #1 ano diminuir essa dívida 140 milhões

Ou seja Roberto fez o correto. Da um passo atrás mesmo tendo gastado 62 milhões em jogadores pedidos por Tite e aplaudidos por vocês

Sacanas

Foto do perfil de B Real

Ranking: 566º

B 4.936 posts

@louco.por.ti.corint1 em 20/09/2016 às 14:27

O contrato com a tal de Omini se encaixa perfeitamente em prejuízo ao clube.

'Dar' metade do dinheiro arrecadado pelo Corinthians, a uma empresa completamente desconhecida, é uma grande evidência de ato lesivo ao clube!