Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Padrões de manipulação da mídia

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Marden

Marden 12 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 01/08/2016 às 08:59
Por Marden Nunes (@marden.nunes)

Se você está cansado de verificar na TV ou mesmo na internet situações incessantes em que a mídia atua com total falta de ética e completo despreparo técnico, denegrindo a imagem de uma entidade ou algo afim, como o seu time de coração, aconselho a ler o que escrevo a seguir.

Existem várias evidências que comprovam a manipulação midiática, porém alguns ainda persistem em falar em exageros quando se trata desse assunto. Acreditam que tal fato acontece somente aplicado a fatos internacionais, em que os interesses de Estado ou de megacorporações está associado, mas não é somente isso. Um fato simplesmente ignorado ou uma notícia mal dada é resultado da desinformação ofertada pelo jornalista, embora estupidez e a ignorância também desempenhem um papel relevante nessa situação.

Parece estúpido dizer, mas o efeito da manipulação é que os órgãos da imprensa não refletem a realidade. Apresenta uma referência indireta à realidade, criada e desenvolvida, mas apresentada no lugar da realidade real. Seria algo similar a um espelho deformado que não reflete a imagem do objeto real. Assim a sociedade é colocada diante de uma realidade artificialmente criada e que se contradiz, se contrapõe e frequentemente se superpõe e domina a realidade real que vive e conhece. É importante ressaltar que nem toda imprensa age dessa forma, e que nem todo jornalista atua dessa maneira.

Existem padrões de manipulação da mídia que podem ser analisados facilmente. O primeiro deles é o padrão de ocultação (1): esse modelo consiste basicamente na ocultação das informações existentes ligadas ao fato jornalístico. Porém, há a concepção para empresários e empregados do órgão de comunicação do que são fatos jornalísticos e não-jornalísticos. E claro, a imprensa é, muitas vezes, direcionada a comunicar somente os fatos jornalísticos. Vamos usar uma situação relacionada ao futebol brasileiro para exemplificar: a Crefisa é atualmente a empresa patrocinadora do Palmeiras, mas que patrocina também a arbitragem do campeonato. Sim, mas e qual o problema? O problema é que esse modelo de patrocínio é, segundo a FIFA, ilegal. É ilegal, pois cria conflito de interesses já que é patrocinadora do Palmeiras, que por sinal, era líder até ontem. Mas então, por que isso não é amplamente divulgado na mídia? A resposta desta pergunta eu deixo para a reflexão de vocês.

Existe ainda o padrão de fragmentação (2): ao eliminar os fatos não jornalísticos, o restante da “realidade” é fragmentado em vários minúsculos fatos particularizados, desconexos, sem dinâmica e sem processos próprios, ou ainda revinculados de maneira arbitrária não correspondendo aos vínculos da realidade. Os aspectos do fato a ser transmitidos são divididos e o órgão correspondente seleciona o eu apresentará ou não ao público. Vamos usar outro exemplo do futebol, o Corinthians no jogo contra o Palmeiras saiu derrotado por 1x0. Aconteceu um lance de gol claro do Bruno Henrique no fim da partida, mas esse fato foi fragmentado e não levado a público com a mesma veemência que provavelmente ocorreria se fosse uma situação oposta. Esse é um exemplo apenas, mas poderíamos citar outros que ocorreram até aqui no campeonato. E é lógico, reconheço que os árbitros podem errar sim, afinal são humanos, passíveis de erro, mas a imprensa deve cumprir seu papel de veicular o fato real, embora não seja o que vemos.

Um terceiro padrão é o da inversão (3): com o fato já fragmentado, descontextualizado, este modelo opera o reordenamento das partes, a troca de lugares e de importância das partes, a substituição de umas por outras e prossegue assim, a desconstrução da realidade original e a criação de uma realidade artificial. Um exemplo fácil, o cartão amarelo que Fagner deveria ter recebido no jogo contra o Flamengo que vencemos por 4x0. A mídia inverteu a importância do fato, pois o lateral corintiano deveria sim ter recebido um cartão amarelo, mas esqueceu que o próprio atleta do Flamengo vítima da ação deveria ter sido expulso momentos depois, e que ainda culparam o jogador corintiano por ter lesionado o flamenguista, o que não aconteceu, pois este último se machucou sozinho em um lance contra o próprio Fagner. Ocorreu uma inversão dos fatos, e que supostamente, prejudicou o desempenho time carioca. Existem ainda subpadrões dentro do padrão da inversão, mas não é o foco no momento.

O último padrão que citarei é o da inversão da opinião pela informação (4): essa sequência abusiva de padrões de manipulação leva a outro tipo, o de substituir, inteira ou parcialmente, a informação pela opinião. Seria louvável se o órgão apresentasse, além da informação, também a opinião, mas o órgão apresenta a opinião no lugar da informação e acarreta no agravante de fazer a opinião fazer passar pela informação. Por esse motivo, não fiquem indignados quando pseudointelectuais expressarem sua opinião como verdade absoluta, assim como vemos constantemente nos programas esportivos (Milton Neves, Neto, e vários outros), simplesmente ignorem e desliguem a TV. Utilizem de outros mecanismos para estarem sempre por dentro dos fatos.

Caso se interessem pelo assunto e por uma boa leitura, o livro que utilizei para embasar a minha análise chama-se “Padrões de Manipulação da Grande Imprensa”, cujo autor é Perseu Abramo.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Sergio Cristovao

Ranking: 4.521º

Sergio 613 posts

@sergio.cristovao em 01/08/2016 às 09:24

Muito bem explanado. Conhecendo as técnicas, fica mais fácil desmascarar os pseudos-qualquer-coisa, sem precisar ficar com raiva... Fica bem claro, que tem gente muito mal-intencionada mesmo na mídia.

Foto do perfil de Phillipe #vaicorinthians

Ranking: 209º

Phillipe 9.384 posts

@phillipe.eduardo em 01/08/2016 às 09:23

Bom só olhar pra essa notícia do começo do ano se fosse na arena do Corinthians, todos esatriao envolvidos no esquema1! Mas como foi no time do sul foram apenas vitimas!

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2016/02/policia-civil-faz-operacao-contra-trafico-em-boate-na-arena-do-gremio.html G1 - Polícia Civil faz operação contra tráfico em boate na Arena do Grêmio - notícias em Rio... G1 - Polícia Civil faz operação contra tráfico em boate na Arena do Grêmio - notícias em Rio... Traficantes locaram casa noturna em Porto Alegre, segundo investigação. Líder do bando é suspeito de matar fotógrafo em Canoas, em julho passado. g1.globo.com g1.globo.com

Foto do perfil de Phillipe #vaicorinthians

Ranking: 209º

Phillipe 9.384 posts

@phillipe.eduardo em 01/08/2016 às 09:17

Hoje em dia a mídia comanda as informações e os que vão com a mídia mal sabem que estão sendo manipulados e ficam pagando de gatos mestres achando que sabem de tudo sobre Corinthians!1. Tem que ter uma cabeça muito realista pra entender a nosso sociedade hoje em dia e um equilíbrio enorme coisa que 90% da nossa população não entende o que isso!

Publicidade

Foto do perfil de Renato Longhi

Ranking: 7.448º

Renato 284 posts

@renato.ml em 01/08/2016 às 09:13

Vou dar uma olhada nesse livro, acho que parte da nossa cobertura futebolística sofre desse mal, a manipulação! Muito bom o tópico, parabéns pela escrita de quailidade!

Foto do perfil de Silvia Chiabai

Ranking: 66º

Silvia 911 posts

@chiabai em 01/08/2016 às 09:11

Excelente explanação. Mas já escrevi tópicos relacionados aqui no fórum, tipo 'a desonestidade intelectual dos jornalistas' e não obtive grande acolhida.

Foto do perfil de Phillipe #vaicorinthians

Ranking: 209º

Phillipe 9.384 posts

@phillipe.eduardo em 01/08/2016 às 09:10

Boa cara você chegou onde eu queria que todos os torcedores chegassem.