Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Padrões de manipulação da mídia

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Marden

Marden 12 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 01/08/2016 às 08:59
Por Marden Nunes (@marden.nunes)

Se você está cansado de verificar na TV ou mesmo na internet situações incessantes em que a mídia atua com total falta de ética e completo despreparo técnico, denegrindo a imagem de uma entidade ou algo afim, como o seu time de coração, aconselho a ler o que escrevo a seguir.

Existem várias evidências que comprovam a manipulação midiática, porém alguns ainda persistem em falar em exageros quando se trata desse assunto. Acreditam que tal fato acontece somente aplicado a fatos internacionais, em que os interesses de Estado ou de megacorporações está associado, mas não é somente isso. Um fato simplesmente ignorado ou uma notícia mal dada é resultado da desinformação ofertada pelo jornalista, embora estupidez e a ignorância também desempenhem um papel relevante nessa situação.

Parece estúpido dizer, mas o efeito da manipulação é que os órgãos da imprensa não refletem a realidade. Apresenta uma referência indireta à realidade, criada e desenvolvida, mas apresentada no lugar da realidade real. Seria algo similar a um espelho deformado que não reflete a imagem do objeto real. Assim a sociedade é colocada diante de uma realidade artificialmente criada e que se contradiz, se contrapõe e frequentemente se superpõe e domina a realidade real que vive e conhece. É importante ressaltar que nem toda imprensa age dessa forma, e que nem todo jornalista atua dessa maneira.

Existem padrões de manipulação da mídia que podem ser analisados facilmente. O primeiro deles é o padrão de ocultação (1): esse modelo consiste basicamente na ocultação das informações existentes ligadas ao fato jornalístico. Porém, há a concepção para empresários e empregados do órgão de comunicação do que são fatos jornalísticos e não-jornalísticos. E claro, a imprensa é, muitas vezes, direcionada a comunicar somente os fatos jornalísticos. Vamos usar uma situação relacionada ao futebol brasileiro para exemplificar: a Crefisa é atualmente a empresa patrocinadora do Palmeiras, mas que patrocina também a arbitragem do campeonato. Sim, mas e qual o problema? O problema é que esse modelo de patrocínio é, segundo a FIFA, ilegal. É ilegal, pois cria conflito de interesses já que é patrocinadora do Palmeiras, que por sinal, era líder até ontem. Mas então, por que isso não é amplamente divulgado na mídia? A resposta desta pergunta eu deixo para a reflexão de vocês.

Existe ainda o padrão de fragmentação (2): ao eliminar os fatos não jornalísticos, o restante da “realidade” é fragmentado em vários minúsculos fatos particularizados, desconexos, sem dinâmica e sem processos próprios, ou ainda revinculados de maneira arbitrária não correspondendo aos vínculos da realidade. Os aspectos do fato a ser transmitidos são divididos e o órgão correspondente seleciona o eu apresentará ou não ao público. Vamos usar outro exemplo do futebol, o Corinthians no jogo contra o Palmeiras saiu derrotado por 1x0. Aconteceu um lance de gol claro do Bruno Henrique no fim da partida, mas esse fato foi fragmentado e não levado a público com a mesma veemência que provavelmente ocorreria se fosse uma situação oposta. Esse é um exemplo apenas, mas poderíamos citar outros que ocorreram até aqui no campeonato. E é lógico, reconheço que os árbitros podem errar sim, afinal são humanos, passíveis de erro, mas a imprensa deve cumprir seu papel de veicular o fato real, embora não seja o que vemos.

Um terceiro padrão é o da inversão (3): com o fato já fragmentado, descontextualizado, este modelo opera o reordenamento das partes, a troca de lugares e de importância das partes, a substituição de umas por outras e prossegue assim, a desconstrução da realidade original e a criação de uma realidade artificial. Um exemplo fácil, o cartão amarelo que Fagner deveria ter recebido no jogo contra o Flamengo que vencemos por 4x0. A mídia inverteu a importância do fato, pois o lateral corintiano deveria sim ter recebido um cartão amarelo, mas esqueceu que o próprio atleta do Flamengo vítima da ação deveria ter sido expulso momentos depois, e que ainda culparam o jogador corintiano por ter lesionado o flamenguista, o que não aconteceu, pois este último se machucou sozinho em um lance contra o próprio Fagner. Ocorreu uma inversão dos fatos, e que supostamente, prejudicou o desempenho time carioca. Existem ainda subpadrões dentro do padrão da inversão, mas não é o foco no momento.

O último padrão que citarei é o da inversão da opinião pela informação (4): essa sequência abusiva de padrões de manipulação leva a outro tipo, o de substituir, inteira ou parcialmente, a informação pela opinião. Seria louvável se o órgão apresentasse, além da informação, também a opinião, mas o órgão apresenta a opinião no lugar da informação e acarreta no agravante de fazer a opinião fazer passar pela informação. Por esse motivo, não fiquem indignados quando pseudointelectuais expressarem sua opinião como verdade absoluta, assim como vemos constantemente nos programas esportivos (Milton Neves, Neto, e vários outros), simplesmente ignorem e desliguem a TV. Utilizem de outros mecanismos para estarem sempre por dentro dos fatos.

Caso se interessem pelo assunto e por uma boa leitura, o livro que utilizei para embasar a minha análise chama-se “Padrões de Manipulação da Grande Imprensa”, cujo autor é Perseu Abramo.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Leonardo Ribeiro De Novaes

Ranking: 57º

Leonardo 18.485 posts

@leonardo.ribeiro.de. em 01/08/2016 às 12:11

Cara pela parte que li do seu texto, vou citar algo que percebi por 2 semanas consecutivas.

No final do Fantastico, passam os gols da rodada e a classificação com aqla interação com os cavalos de corrida e tal...

Por 2 semanas CONSECUTIVAS eles não passaram os gols e os lances do Corinthians e nem citaram nada sobre, apenas falaram o nome durante a tabela de classificação.

Na primeira achei que tinha sido um acaso ai resolvi assistir na semana seguinte e pra minha surpresa o mesmo desdenho com o torcedor Corinthiano.

Não sei se é uma manobra isso, mas que achei muito mas muito esquisito mesmo fiquei com isso na cabeça.

Ontem não assisti, mas se ao time virar líder não citaram nada e nem mostraram o gol ou os lances é um exemplo bem típico de manipulação, da MAIOR maipuladora brasileira!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Odanil L

Ranking: 1.557º

Odanil 2.082 posts

@daniellima em 01/08/2016 às 12:43

Interessante seus argumentos. Tem um ponto que gostaria de levantar. Sabemos que a imprensa no geral (principalmente a esportiva) faz muitas críticas a tudo relacionado ao Corinthians (patrocínio, estádio, torcida, ingressos, etc). Qualquer negócio envolvendo o Corinthians é suspeito e ilícito na visão dessa imprensa. Mesmo as coisas boas do Corinthians tentam desmerecer. O único setor que a imprensa não crítica e que deveria ser criticado são as pessoas que fazem a gestão do clube (presidente, diretores). Tem um monte de exemplo de má gestão ou péssimos negócios mas a imprensa não critica. Por que será?

Foto do perfil de Roger Marson

Ranking: 2.940º

Roger 1.053 posts

@roger.marson em 01/08/2016 às 12:19

Parabéns ao autor, me interessei bastante em ler o livro. E parabéns ao seu tópico. Quando o conteúdo é bom e interessante, não importa o tamanho do texto, é fácil de ler até o fim. O autor é o Perseu e a imprensa, a medusa.

Foto do perfil de Sergio Brasil

Ranking: 1.247º

Sergio 2.541 posts

@sergio.brasil em 01/08/2016 às 12:00

você descreveu td que fazem os programas jornalisticos esportivos desse pais tendenciosos, mau-intesinonados e controlados por uma mentalidade de servir não a verdade, mais sim a interesses de alguns as custas da imagem de outros, pouco importa a verdade o que importa e o interesse que na sua maioria e anti-corintiana e o pior de td É QUE TENTAM TRANSMITIR UMA IMAGEM DE DE IMPARCIALIDADE QUE CLARAMENTE NÃO HÁ...QUE VERGONHA!

Publicidade

Foto do perfil de Phillipe #vaicorinthians

Ranking: 208º

Phillipe 9.384 posts

@phillipe.eduardo em 01/08/2016 às 10:37

Notícia do começo da semana deveria ser, Corinthians em primeiro com elenco enxuto e menos valorizado do que os seus Rivais, já os SPWC ESTÂO la embaixo da tabela com um orçamento gigantesco.@!

Foto do perfil de Phillipe #vaicorinthians

Ranking: 208º

Phillipe 9.384 posts

@phillipe.eduardo em 01/08/2016 às 10:37

Cara quer ver um, Corinthians e primeiro lugar no Brasileirao, e olha o que a ESPN SOLTA LOGO DE MANHA CEDO, que o Torino pode compra o BH por um valor baixo... Kkkkk OLHA QUE LOCO MANO. E OS TORCEDORES ACREDITANDO NA notícia...

Foto do perfil de Jack Tadeu Bahde

Ranking: 172º

Jack 10.487 posts

@tadeu54 em 01/08/2016 às 09:45

Belo texto! Parabéns!

Foto do perfil de Myro Fiel

Ranking: 174º

Myro 10.386 posts

@psiquiatra em 01/08/2016 às 09:24

Ou seja, esses padrões são desonestos, manipulados e mentirosos. Coisa de bandido, mau caráter.