Venha fazer parte da KTO
x

Post de Leonardo no fórum "Off topic" do Meu Timão

Cara pela parte que li do seu texto, vou citar algo que percebi por 2 semanas consecutivas.

No final do Fantastico, passam os gols da rodada e a classificação com aqla interação com os cavalos de corrida e tal...

Por 2 semanas CONSECUTIVAS eles não passaram os gols e os lances do Corinthians e nem citaram nada sobre, apenas falaram o nome durante a tabela de classificação.

Na primeira achei que tinha sido um acaso ai resolvi assistir na semana seguinte e pra minha surpresa o mesmo desdenho com o torcedor Corinthiano.

Não sei se é uma manobra isso, mas que achei muito mas muito esquisito mesmo fiquei com isso na cabeça.

Ontem não assisti, mas se ao time virar líder não citaram nada e nem mostraram o gol ou os lances é um exemplo bem típico de manipulação, da MAIOR maipuladora brasileira!

em Off topic > Padrões de manipulação da mídia

Em resposta ao tópico:

Se você está cansado de verificar na TV ou mesmo na internet situações incessantes em que a mídia atua com total falta de ética e completo despreparo técnico, denegrindo a imagem de uma entidade ou algo afim, como o seu time de coração, aconselho a ler o que escrevo a seguir.

Existem várias evidências que comprovam a manipulação midiática, porém alguns ainda persistem em falar em exageros quando se trata desse assunto. Acreditam que tal fato acontece somente aplicado a fatos internacionais, em que os interesses de Estado ou de megacorporações está associado, mas não é somente isso. Um fato simplesmente ignorado ou uma notícia mal dada é resultado da desinformação ofertada pelo jornalista, embora estupidez e a ignorância também desempenhem um papel relevante nessa situação.

Parece estúpido dizer, mas o efeito da manipulação é que os órgãos da imprensa não refletem a realidade. Apresenta uma referência indireta à realidade, criada e desenvolvida, mas apresentada no lugar da realidade real. Seria algo similar a um espelho deformado que não reflete a imagem do objeto real. Assim a sociedade é colocada diante de uma realidade artificialmente criada e que se contradiz, se contrapõe e frequentemente se superpõe e domina a realidade real que vive e conhece. É importante ressaltar que nem toda imprensa age dessa forma, e que nem todo jornalista atua dessa maneira.

Existem padrões de manipulação da mídia que podem ser analisados facilmente. O primeiro deles é o padrão de ocultação (1): esse modelo consiste basicamente na ocultação das informações existentes ligadas ao fato jornalístico. Porém, há a concepção para empresários e empregados do órgão de comunicação do que são fatos jornalísticos e não-jornalísticos. E claro, a imprensa é, muitas vezes, direcionada a comunicar somente os fatos jornalísticos. Vamos usar uma situação relacionada ao futebol brasileiro para exemplificar: a Crefisa é atualmente a empresa patrocinadora do Palmeiras, mas que patrocina também a arbitragem do campeonato. Sim, mas e qual o problema? O problema é que esse modelo de patrocínio é, segundo a FIFA, ilegal. É ilegal, pois cria conflito de interesses já que é patrocinadora do Palmeiras, que por sinal, era líder até ontem. Mas então, por que isso não é amplamente divulgado na mídia? A resposta desta pergunta eu deixo para a reflexão de vocês.

Existe ainda o padrão de fragmentação (2): ao eliminar os fatos não jornalísticos, o restante da “realidade” é fragmentado em vários minúsculos fatos particularizados, desconexos, sem dinâmica e sem processos próprios, ou ainda revinculados de maneira arbitrária não correspondendo aos vínculos da realidade. Os aspectos do fato a ser transmitidos são divididos e o órgão correspondente seleciona o eu apresentará ou não ao público. Vamos usar outro exemplo do futebol, o Corinthians no jogo contra o Palmeiras saiu derrotado por 1x0. Aconteceu um lance de gol claro do Bruno Henrique no fim da partida, mas esse fato foi fragmentado e não levado a público com a mesma veemência que provavelmente ocorreria se fosse uma situação oposta. Esse é um exemplo apenas, mas poderíamos citar outros que ocorreram até aqui no campeonato. E é lógico, reconheço que os árbitros podem errar sim, afinal são humanos, passíveis de erro, mas a imprensa deve cumprir seu papel de veicular o fato real, embora não seja o que vemos.

Um terceiro padrão é o da inversão (3): com o fato já fragmentado, descontextualizado, este modelo opera o reordenamento das partes, a troca de lugares e de importância das partes, a substituição de umas por outras e prossegue assim, a desconstrução da realidade original e a criação de uma realidade artificial. Um exemplo fácil, o cartão amarelo que Fagner deveria ter recebido no jogo contra o Flamengo que vencemos por 4x0. A mídia inverteu a importância do fato, pois o lateral corintiano deveria sim ter recebido um cartão amarelo, mas esqueceu que o próprio atleta do Flamengo vítima da ação deveria ter sido expulso momentos depois, e que ainda culparam o jogador corintiano por ter lesionado o flamenguista, o que não aconteceu, pois este último se machucou sozinho em um lance contra o próprio Fagner. Ocorreu uma inversão dos fatos, e que supostamente, prejudicou o desempenho time carioca. Existem ainda subpadrões dentro do padrão da inversão, mas não é o foco no momento.

O último padrão que citarei é o da inversão da opinião pela informação (4): essa sequência abusiva de padrões de manipulação leva a outro tipo, o de substituir, inteira ou parcialmente, a informação pela opinião. Seria louvável se o órgão apresentasse, além da informação, também a opinião, mas o órgão apresenta a opinião no lugar da informação e acarreta no agravante de fazer a opinião fazer passar pela informação. Por esse motivo, não fiquem indignados quando pseudointelectuais expressarem sua opinião como verdade absoluta, assim como vemos constantemente nos programas esportivos (Milton Neves, Neto, e vários outros), simplesmente ignorem e desliguem a TV. Utilizem de outros mecanismos para estarem sempre por dentro dos fatos.

Caso se interessem pelo assunto e por uma boa leitura, o livro que utilizei para embasar a minha análise chama-se “Padrões de Manipulação da Grande Imprensa”, cujo autor é Perseu Abramo.

Responder ao post do Leonardo

Réplicas desse post

Foto do perfil de Marden

Marden 12 posts

@marden.nunes em 01/08/2016 às 12:30

Sim, eu não assisto mais TV, mas afirmo que essa é só uma maneira de manipular. Existem outras, como a imposição de jogos de times cariocas para as regiões centro-oeste, norte e nordeste. Eu sinto pena de quem não pode usufruir de TV por assinatura, eu mesmo sofro com isso, mas pelo menos vejo os jogos do Corinthians pela internet.

Foto do perfil de Nacib

Nacib 5.060 posts

@nacibabu em 01/08/2016 às 12:26

Aacho que a 'coisa é bem maior do que aparenta'.

.

.o uso da Gaviöes DA FIEL como instrumento olitico partidario, com as faixas ' CADÊ A MERENDA ' E FORA REDE GLOBO, O POVO não É BOBO'... Me deixaram como TORCEDOR DO Timão há MAIS DE 50 anos, indignado!

.

A FIEL, nossa nação, sempre se diferenciou por estar engajada em contexto politico (ex: DEMOVRACIA CORINTHIANA),

Mas fiquei indignado por claramente defender um partido cujos principais caciques, estão presos, condenados, ou respondendo a inqueritos.

Senão fosse assim porque não levavam faixas contra os bilhões ROUBADOS DA PETROBRAS?...enfim, tenhos minhas conviccoes politicas e não acho correto misturar isso com o Corinthians. Eu respeito todos os manos, independente de raça, crença e religiao, sicao social,...o melhor de ser Corinthiano é exatamente isso: médico de jaleco, abraçando faxineiro, o mauricinho comemorando abraçado a um desdentado com disciussões de igual para igual...afinal...quem sabe mais, o dr ou o boleiro? Ano importa...AQUI É CORINHIANS! E nossa Nação é democratica!

Quanto a REDE GLOBO, como emissora que ans, ite os jogos do Corinthians e paga a MAIOR COTA AO NOSSO TIME (40% maior do que paga ao 3° clube que mais ganha da TV), acho que ela tem interesse em promover sua maior audiência, mas essa campanha (que visava atingi-la por não defender o PT E SEUS CRIMINOSOS!) deve ter provocado seuqelas que o tempo e a força da FIEL hao de apagar.

Abc..

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, VAI CORINTHIANS!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Messi Corinthiano

    'Bambu Equatoriano'

    Última resposta há 0 segundos por José Roberto

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Winder Luiz Ferreira Junior

    Felipe Melo agride Bidon

    Última resposta há 1 segundo por Gustavo Vaz

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Igor

    Técnico fanfarráo

    Última resposta há 1 segundo por Gabriel Souza

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Raphael V

    A saída o Cássio tem influência sim

    Última resposta há 1 segundo por Ecopark 2 rodas

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gustavo Almeida

    Se ele voltar com o Alfassio no próximo jogo, eu paro

    Última resposta há 3 segundos por Irritado

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Danilo Rondinelli

    Uma imagem que não tem preço

    Última resposta há 7 segundos por Tatiane Prado

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Cascão

    Corinthians e Nike tiraram a borda branca finalmente

    Última resposta há 8 segundos por Danilo Fornaciari

    95respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Loro José

    Ronaldo Giovanelli pedindo que o Cássio continue de titular kkkkkkk

    Última resposta há 14 segundos por Akinori Nishida

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Henrique Garcia

    ENQUETE: Todos de acordo que o próximo jogo ainda tem que ser o Carlos Miguel?

    Última resposta há 15 segundos por Fernando Zemetek

    234votos

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Quorthon Berzerker

    Se o Cássio voltar é sacanagem...

    Última resposta há 25 segundos por Gabriel Souza

    14respostas

    acessar o tópico